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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Tudo começa com um choro... ou com um não

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sala dos artigos de negociação

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A maioria das pessoas passa a vida inteira negociando e nunca percebe isso. Um recém nascido sabe que se chorar alto terá comida e fraldas limpas. Um adolescente negocia diariamente com seus pais, desde o horário de voltar para casa até a viagem de férias. Adultos negociam salários, metas, orçamentos, promoções, condições de trabalho e até mesmo seus relacionamentos. Aliás, o casamento é uma eterna negociação, não é mesmo? Analisando o lado comercial, o lucro ou prejuízo de cada empresa depende quase exclusivamente da habilidade de seus negociadores. Cada compra, cada venda e cada contato com o cliente, tudo é negociado exaustivamente. Para nossa surpresa, quando fazemos esta análise percebemos que nunca fomos realmente preparados para negociar. Tudo o que sabemos se deve a experiências do dia-a-dia, sem nenhum tipo de metodologia. Acertamos ou erramos sem saber exatamente porque (Artigo: As táticas de negociação de um agente do FBI).

Você se sente à vontade quando vai comprar ou vender o seu carro? Seu apartamento? Eu posso apostar que não! E o pior, esta desinformação está lhe custando muito caro. As estatísticas mostram que existem pelo menos 10% de gordura em todas as negociações que realizamos. Gordura é a diferença entre o mínimo que um lado aceita e o máximo que o outro lado aceita pagar. Pare e faça as contas: quanto você já comprou e vendeu em sua vida? Certamente 10% de todo este valor poderiam ajudar bastante nos dias de hoje... Para piorar, os autores de livros sobre negociação procuram ser politicamente corretos e só falam de parcerias e ganha-ganha.

No mundo real, por mais que a gente tente ocultar este lado menos glamoroso, cada um tenta conseguir sempre o melhor resultado para si. Se estiver vendendo procura obter o preço mais alto possível. Da mesma maneira, quando compra, busca pagar o mínimo possível, usando de todas as táticas disponíveis para convencer o vendedor que ele possui uma opção mais barata. O ser humano gosta de ser considerado justo, equilibrado e honesto. Porém quando negocia, algumas destas virtudes são momentaneamente esquecidas e cada lado se preocupa somente com si (Artigo: Confia em Alá, mas amarra teu camelo!).

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Parcerias parecem existir somente em raros casos. Na maioria das vezes que tem mais poder faz impor sua vontade ou suas condições, sendo que a parceria fica para uma outra ocasião ou para discussões acadêmicas. Ganha mais quem negocia melhor. O mundo é injusto e desigual e enquanto isto não mudar você vai ter que saber negociar muito bem para ter sucesso, tanto pessoal quanto empresarial. Veja a seguir algumas dicas práticas para você negociar melhor:

Tente negociar tudo: negociadores de sucesso conhecem bem uma coisa... tudo pode ser negociado! Isto quer dizer que você não deve aceitar nada que seja imposto, deve questionar. A um nível prático, isto significa tentar negociar o valor de uma multa, a diária de um hotel, o preço de uma passagem aérea. Você não pode negociar se não estiver disposto a questionar a veracidade e a firmeza dos pontos de vista de seus oponentes. Ser assertivo significa pedir o que você deseja e não aceitar o não como uma primeira resposta. Comece a praticar uma postura, onde você vai expressar seus sentimentos sem ansiedade ou raiva. Mostre para as pessoas o que você deseja duma maneira amigável, sem ameaças. Veja que existe uma grande diferença entre ser assertivo e agressivo. Você é assertivo quando cuida de seus próprios interesses e diz o que pensa, com educação (Artigo: em negociação nada se recusa, tudo se redireciona).

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Torne-se um bom ouvinte: negociadores são como detetives. Eles fazem perguntas e depois calam a boca. Na maioria das vezes seu oponente vai lhe falar tudo o que você precisa saber contanto que você fique calado. Aliás, muitos conflitos poderiam ser resolvidos se os negociadores ouvissem melhor. O grande problema é que nunca fomos treinados a ouvir, e sim a falar. Temos uma grande ansiedade em expor nossos pontos de vista, e não conseguimos nos concentrar no que nosso oponente está falando. Duvida? Faça você mesmo um teste. Em sua próxima negociação, veja quanto tempo consegue ficar calado, sem pensar em suas respostas e sem interromper o outro lado ... você ficará surpreso! Quem fala mais dá mais informação. 
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Peça alto ou ofereça baixo: Aristóteles Onassis já dizia: quem pede mais, leva mais. Lembre-se que o encarregado de defender os seus interesses é você. Ou seja, se você não pedir alto, o outro lado não vai ficar com dó e aumentar a oferta. Na prática, o resultado vai ser deste valor pedido ... para baixo. O mesmo raciocínio se aplica se você estiver comprando. Em todas as negociações existe uma gordura de pelo menos 10%. Ela vai ficar com quem for mais ousado e pedir alto ou oferecer baixo. Um lembrete – use esta técnica com cautela se o seu relacionamento com o outro lado for importante e de longo prazo (Artigo: Negociadores experientes não perdoam).
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Seja paciente: os brasileiros gostam de resolver tudo muito rapidamente. Com a tensão do dia-a-dia, nossa paciência anda muito curta. Computadores parecem lerdos, um comercial na TV é interminável, um semáforo fica fechado para sempre, tudo demora muito. No processo de negociação porém, quem consegue esperar normalmente consegue melhores resultados. Se o outro lado tem pressa e você pode gastar o tempo que for necessário, sua vantagem é bastante grande. Com um bom planejamento, você não vai ter que lutar contra o relógio em sua próxima negociação. Você precisa de paciência e tempo para negociar bem.
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Não aceite a primeira oferta: se você aceitar uma primeira oferta de seu oponente, ele sempre vai ficar com a sensação que fez um mau negócio, que poderia ter conseguido algo melhor. Imagine este cena: você vai comprar um carro usado. Depois de examiná-lo cuidadosamente, resolve fazer uma proposta indecorosa, 30% abaixo do valor real do mercado só para começar a negociar. Neste momento o dono do carro lhe estende a mão e diz sorridente aceito! Negócio fechado! Qual será a sua reação? O primeiro pensamento é: Será que realmente fiz um bom negócio? Este carro deve ter problemas ...
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Nunca dê nada de graça: tudo que é dado de graça não tem valor. Faça o outro lado valorizar cada concessão sua. Não dê nada, troque tudo. Por exemplo, se ele pedir um desconto adicional no preço, solicite uma condição de pagamento mais favorável. Se ele pedir mais prazo, peça algo em troca. A palavra mais importante no vocabulário do negociador é a palavra se. Tudo o que começa com se está no condicional e implica numa troca: Se você fizer isso, eu posso fazer aquilo  (Artigo: SOBREVIVENDO A NEGOCIAÇÃO DE ÚLTIMA HORA).

Como você acaba de ver, negociar bem é uma mistura de arte e ciência. Saber negociar é fundamental para o seu sucesso, tanto profissional quanto pessoal. Aliás, já dizia nosso antigo ditado popular: quem não chora, não mama.

Prof. Marcio Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

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