1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Sobrevivendo a negociação de última hora

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sala dos artigos de negociação

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Um dos mitos mais resistentes da negociação é que este é um sufoco de vai e volta com o seu cliente, que ocorre na etapa final da venda: "o fechamento da venda". Negociação, no seu melhor modo, consiste em uma comunicação aberta, honesta e direta baseada no respeito e na confiança mútua. Quando você a entende desta forma, a negociação começa na primeira conversa e continua através do relacionamento. Nós chamamos a isto de o processo de diagnóstico. Quando você usa este processo, não há necessidade algum de pressão, ou barganha de última hora; existem poucas, se é que existem, objeções; e não há nenhuma necessidade de guerra de braços na ultima hora (Artigo: TERMINOU DE NEGOCIAR? NÃO BAIXE A GUARDA...).

Isto é de difícil compreensão para o pessoal de vendas: q quê, nenhuma objeção?, nenhuma negociação?, nenhum fechamento...? Por favor, observe que não estou dizendo nenhuma negociação. Estou dizendo nenhuma "negociação de última hora".

A negociação assume uma nova definição no processo de diagnóstico, que se centra em colaboração e comunicação clara e precisa, uma série contínua de acordos e entendimentos mútuos. Este método colaborativo elimina a dependência dos tradicionais perfis para fechamento e tratamento de objeções. No momento em que um cliente recebe sua proposta, você e ele já chegaram a conclusões comuns e entendimentos sobre todos os elementos que poderiam estar, de outra forma, estariam sujeitos a objeções ou negociações, que é quando há surpresas de última hora (Artigo: Como re-negociar um pedido ou um contrato).

Vocês já terão concordado sobre a natureza e o impacto financeiro de seus problemas, suas expectativas mútuas, o valor financeiro da solução e o critério de seleção para uma solução de alta qualidade.
Em suma, o cliente já concordou com cada elemento de um processo de decisão com qualidade e não encontra nenhum novo "termo" na proposta, não tendo, portanto, nenhuma razão para objeção.

Vamos dar uma olhada mais profunda neste processo de decisão com qualidade: o primeiro elemento de decisão gira em torno de o cliente reconhecer que eles estão passando por conseqüências devido a uma ausência de valor que sua solução poderia prover. Considere uma característica de sua solução que você pensa ter o maior valor e a maior força competitiva. Pergunte a si mesmo: como seria a experiência do cliente sem esta característica? O que eles poderiam ver fisicamente em seus negócios, que mostraria a você e a eles que estão experimentando a ausência deste valor? (Artigo: Estratégias de fechamento em vendas!).

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Pense em si mesmo com um médico: você está procurando pelos sintomas da ausência de saúde nos negócios de seu paciente. Relacionado às negociações, o sintoma existe ou não existe. Você e seu cliente vão chegar a um acordo sobre isso rapidamente; e se os sintomas existem, você se move em direção à próxima decisão: quais são as conseqüências dos sintomas...? ou quão ruim é isso? A próxima decisão gira em torno de determinar os impactos financeiros do problema. O processo que você oferta deve orientar seus clientes a mensurar o impacto financeiro do seu problema, assim como um médico oferece exames para determinar a extensão dos sintomas. Nós nos referimos a isto como o custo do problema. Se você não tem um custo de problema, então não tem um problema.

Em outras palavras, se você não consegue ajudar seu cliente a mensurar o impacto financeiro do problema que sua solução irá endereçar, ele não será capaz de mensurar o valor da sua solução, desta forma pode não querer comprar sua solução, ou ainda, pode não querer pagar o preço que você pede.

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Quando o custo do problema está compreendido, a próxima decisão para o cliente é: “Isto é ruim o suficiente para que eu tome uma atitude...? Quando os clientes comparam o problema e seus custos com outros problemas ou oportunidades nas quais eles precisam investir, onde na escala de prioridade se encontra o problema que você está apontando...?

Quando estas decisões passam por um acordo comum, nós já negociamos e afastamos uma alta porcentagem das objeções que poderíamos ouvir tradicionalmente e aquelas que poderiam levar a "venda nenhuma" . Um grande número de objeções ocorre porque o cliente recebe uma apresentação ou proposta antes que estas decisões tenham sido tomadas: "uma “proposta prematura” (Artigo: COMO DERRUBAR AS OBJEÇÕES DO SEUS CLIENTES).

Pense sobre isso: quantas vezes entregamos aos clientes uma proposta antes que eles tenham decidido que realmente tinham um problema...?

Eles estavam apenas "interessados" na solução que tínhamos. Quantas vezes entregamos propostas àqueles que diziam ter o tipo de problema que nós resolvemos, mas que não sabiam quanto era o custo do problema para eles?

Finalmente, quantas vezes entregamos uma proposta para aqueles que tinham o problema, mas não tinham decidido ainda que era uma prioridade a ser endereçada?

Quando estas decisões são tomadas, o cliente decidiu tomar uma atitude. E agora é a hora de co-projetar uma solução. Várias decisões precisam ser tomadas no que diz respeito ao projeto da solução:

Que resultados os clientes esperam quando decidem realizar os esforços e os investimentos para endereçar este problema?
Como desejam que seja sua situação após a implantação da solução?
Qual é a melhor alternativa a seguir a fim de atingir estas expectativas?
De quanto será a redução do impacto financeiro do problema, alcançada pela solução?
Quanto dinheiro o cliente deverá investir para fazer com que essas expectativas sejam atendidas?
O que eles deverão medir e comparar para garantir que a solução funciona?

Estas decisões são tomadas em ordem de forma que cada uma delas sirva como uma base de informação que suporta a próxima decisão e habilita você e seu cliente a tomar cada decisão com confiança. Cada decisão cria uma clareza que impede que objeções randômicas apareçam no último minuto. A chave para negociações bem sucedidas é que todas as partes estejam bem informadas e entendam seus respectivos interesses mútuos. Você está trabalhando para conquistar uma troca de valor e um relacionamento contínuo (Artigo: Fundamentos da técnica de Vendas Sollution Selling).

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Quando você atinge um acordo em cada ponto crítico da troca, conforme eles aparecem durante o processo de decisão, você terá trazido uma grande clareza ao relacionamento. A base deste método de diagnóstico é que ele torna mais fácil atingir clareza e acordos em diversos pequenos pontos do que em um único resumo de todos aqueles pontos. Se você padroniza seu método comercial sobre o processo de decisão de qualidade ao invés de usar o processo comercial comum, você estará habilitado a se manter distante das "apresentações prematuras" e muito provavelmente você não será uma vítima daquelas negociações da última hora (Artigo: A TÉCNICA DE RAPEL na negociação EM VENDAS).

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Prof. Jeff Thull
Prime Resource Group
Biblioteca exclusiva do Professor

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presidente da Prime Resource Group, desenvolve e implementa processos de transformação de negócios e programas de desenvolvimento profissional para companhias como Shell Global Solutions, Siemens, 3M, Microsoft, Intel, Citicorp, IBM e Georgia-Pacific. Já realizou de mais de 3 mil palestras e seminários para empresas e associações profissionais ao redor do mundo. Além de inúmeros artigos, ele é autor também dos livros The prime solution e Exceptional selling – how the best connect & win in high stakes sales.

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OUTROS excelentes ARTIGOS traduzidos e publicados pelo Jornal SDR DO PROF. Jeff Thull:

O preço é sempre um problema

a aproximação de diagnóstico

Conceitos da Venda Profissional

Rompendo as barreiras comunicacionais

Fechando a brecha entre valor e realidade

SOBREVIVENDO A NEGOCIAÇÃO DE ÚLTIMA HORA

LIDERANDO UMA EQUIPE COMERCIAL com SUCESSO

quando se cria a brecha de valor para o cliente

O Segredo Mais Bem Guardado do Mundo das Vendas

Não trates de segurar alguém pelo braço para que te escute

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