1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

.

Em negociação nada se recusa, tudo se redireciona

.

sala dos artigos de negociação

.

Posso dize-lhes que hoje está se gerando uma revolução em torno da maneira em que a pessoa toma as decisões. Pensemos nas empresas: à medida que as organizações piramidais se diminuam até converter-se em redes de trabalho, a forma básica do processo da tomada de decisões deixa de ser vertical isto é, a pessoa que está no cume da pirâmide é a que dá as ordens para voltar-se horizontal (artigo: 12 MANEIRAS DE AUMENTARA CONFIANÇA).
.
E a tomada de decisões horizontal é, em si mesma, uma negociação. Ao mesmo tempo, para que o trabalho se faça, os diretores de uma companhia dependem de dúzias de indivíduos sobre os quais não podem exercer controle direto. E como lhes resulta impossível impor uma decisão, vêem-se obrigados a negociar. Esta nova realidade se aplica a todas as áreas. Existem alguns passos para atingir o sucesso numa negociação:

Vá para o terraço: quer dizer, no meio da negociação, ter a capacidade para distanciar-se um pouco e pensar: por que estou aqui? dá mais perspectiva e ajuda muito a manter a calma. Ir para sua sacada mental, quer dizer ver desde cima a negociação... Não se eliminam as reações, mas é sumamente importante para ambas as partes nessa pausa, acomodarem as idéias. Compre tempo para pensar e deixe que baixe a ira, isso me ajudou muito em várias oportunidades que tive que ser mediador em negociações de conflitos étnicos (artigo: A LINGUAGEM DO CORPO).
.
Calce os sapatos do seu oponente: se trata de fazer exatamente o contrário ao que a outra parte espera. É a habilidade para entender ao outro e pôr-se em seus sapatos. Tenho um exemplo de um fato real:

Um funcionário que atendia clientes por telefone, que sempre tinham fortes reclamações. O que fazia o funcionário era esperar uma pausa em que o cliente respirava, para perguntar-lhe se tinha papel e lápis à mão. Então, o cliente, incomodado, respondia geralmente: para que?, ante o qual a resposta era para que anote o telefone de minha casa e me ligue em qualquer momento, se voltar a ter um problema. O funcionário soube surpreender ao oponente e pôr-se do seu lado.

.

O resultado foi que a única vez que ligaram para sua casa foi para oferecer-lhe trabalho. É necessário ter a capacidade de ver os dois pontos de vista, não só o seu. Os negociadores profissionais escutam mais do que falam e ademais, vão mais longe já que constroem confiança e, ao mesmo tempo, defendem seu lado. Os negociadores profissionais são doces com a pessoa e duros com o problema.

Enfoque-se nos interesses por trás das posições: a posição se reflete nas demandas ou posturas concretas, enquanto os interesses são motivações subjacentes, necessidades, desejos, medos e preocupações. Terá que perguntar: "por que?; para que?; por que não?" E dizer ao outro: ajude-me a entender suas necessidades (artigo: Negociar ou persuadir?).
.
O que você conseguiria com isto?: o que pode permitir ver outras opções paralelas que beneficiem a ambas partes. Não recuse, redirecione. Para exemplificar temos o caso de um empresário que estava vendendo sua companhia e pedia 10% adicional, porque ao retirar-se pensava financiar um fundo a favor do meio ambiente e dedicar-se a esta atividade o resto de sua vida. No marco da negociação, ao saber-se o anterior, resultou que a empresa compradora estava formando uma associação protetora do ambiente, o que permitiu que em lugar da percentagem adicional oferecessem ao empresário a presidência desta organização, obtendo assim todos um benefício.
.
Construa opções para ganhos mútuos: há que ser criativo e aplicar a criatividade na negociação. O maior obstáculo à invenção e criatividade é a voz interior que diz: isso não se pode... Produza saídas, construa sucesso, provoque as mentes para ganhar idéias.
.
Use critérios objetivos para decidir o justo: deve ter eqüidade na negociação. Os critérios que se podem analisar são muito diversos, desde o valor do mercado e os custos, até as leis e a eficiência, passando por aspectos como: a reciprocidade, o trato igualitário e o juízo científico, entre outros.
.
Conheça seu BATNA: o poder da negociação está influenciado pelo que cada parte considera seu BATNA: "best alternative to a negociated agreement" (Melhor Alternativa a um Acordo Negociado). Isto é, o melhor curso de ação a tomar, se não está de acordo. Ou dito numa pergunta:que fazer se fracassa a negociação...? Também é importante delimitar o mínimo que aceitaria, além de ter outras alternativas, como pode ser: a mediação (artigo: A ARTE DE OUVIR).
.
Construa uma ponte dourada: o diretor de "CIAO - International Negotiation Network", órgão que atua como intermediário neutral em negociações internacionais de grande complexidade, disse: sobre um desfiladeiro cheio de inseguranças, trate de entender as necessidades do outro e de fazer-lhe atraente dizer que sim..

Prof. William Ury

..

Reconhecido internacionalmente como um dois maiores especialistas na área de negociação e administração de conflitos. Escreveu junto a Roger Fisher o best-seller: Sim... de acordo! Como negociar sem ceder, que foi publicado em 22 idiomas e vendeu mais de 3 milhões de cópias em todo mundo. Também é autor de Getting Disputes Resolvei: Designing Systems to Cut the Costs of Conflicts.

.

Sua obra: Supere o não! Como negociar com pessoas que adotam posições obstinadas, converteu-se num sucesso a nível mundial e tem vendidos mais de 500.000 exemplares. Entre seus clientes se destacam American Express, AT&T, Boeing, Ciba Geigy, Citibank, Coopers & Lybrand, Dow Chemical, Ernst & Young, Ford, Geral Dynamics, Geral Foods, Hewlett-Packard, IBM, Johnson & Johnson e Microsoft.

.

William L. Ury se graduou em antropologia na Universidade de Yale e obteve seu doutorado na Universidade de Harvard. Durante os últimos 20 anos se desempenhou como consultor de negócios e mediador de conflitos entre diferentes grupos étnicos. Recebeu vários prêmios, entre eles o da aaa - American Arbitration Association e uma medalha do Parlamento Russo pelos serviços prestados nesse país. é diretor da the Global Negotiation Project.

.

Outros EXCELENTES Artigos traduzidos e Publicados PELO JORNAL SDR do Prof. William Ury:

O poder de um NÃO Positivo

algumas dicas para negociar civilizadamente

em negociação nada se recusa, tudo se redireciona...

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR