1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Aposte pelo primeiro lugar em vendas

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sala dos artigos de gerenciamento

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Igual que uma corrida de obstáculos! Assim é este mundo. Cada manhã, ao enfrentar-nos de novo o trabalho diário, damo-nos conta de que o meio é cada vez mais competitivo. E nos segue surpreendendo. O "tudo já foi inventado", deixa passagem as notícias de Internet sobre novas idéias, novos negócios, novas tendências, que fazem que tenhamos que nos reformular de novo, não só para manter-nos na corrida, senão para avançar para os primeiros postos da competição. A concorrência é, por assim dizê-lo, o palco em que nos movemos; nossa referência, nosso limite, se é que o temos, ou nosso sonho. Podemos fechar os olhos e ver unicamente os dados de nossa empresa? (artigo: 7 métricas que vão lhe ajudar a melhorar as vendas).

Você pode pensar, se vai bem para que complicar-nos olhando o restante? Temos uns produtos que vendem bem e uns clientes mais ou menos fiéis. As estatísticas indicam que crescemos, Para que preocupar-nos pelo resto?

O que você não está intuindo ao fazer esta reflexão é que seus resultados estão sendo dissecados na mesa de seu concorrente e que seus lucros, suas idéias, suas estratégias vão conseguir sem dúvida fazer crescer a empresa de seu concorrente. Analisar a concorrência, seus pontos fortes e fracos, suas estratégias, seus resultados, nos ajudará a situar-nos neste mercado global e a tomar as decisões que maiores e melhores benefícios nos trazem. As descobertas das empresas que competem pelo mesmo cliente em nosso setor, nos obrigam a seguir pensando em melhoras, a seguir criando vantagens adicionadas, e seguir inventando um futuro melhor para nosso negócio. Pesquise a sua concorrência: esta fará sem dúvida o mesmo com você...  (ARTIGO: SAP: sistemas de alerta preventiva).

Responda sinceramente:

Conhece quem são seus concorrentes?

Sabe qual é seu competidor mais perigoso?

Averiguou as razões de seu sucesso?

Quais são as companhias com as quais tem que ter mil olhos?

Quem lhe segue de perto e incorpora as idéias que Você tem na sua estratégia?

Quais são as tendências que estão seguindo?

Melhorariam sua produtividade ou rendimento?

Em que se diferencia realmente deles?

Como poderia incorporar as melhorias descobertas por seus concorrentes sem perder ou “sujar” a essência de seu negócio?

Poderíamos seguir, e seguir... Mas a conclusão é clara: não pode fechar os olhos e centrar-se única e exclusivamente em seu trabalho. Deve permanecer atento a sua concorrência. Só assim poderá continuar na corrida. Deverá analisar não só aos que estão em seu mesmo nível dentro do mercado, senão aos que lhe seguem, e às grandes figuras do panorama que você sente fora de seu alcance. É interessante analisar grandes jogadores porque em suas estratégias pode encontrar ares novos que lhe orientem melhor, e aos menores, porque sua capacidade criativa e inovadora lhe oferecerá surpresas valiosas para sua empresa (ARTIGO: Vender mais ou Vender melhor?).

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Lembre que a necessidade e a falta de dinheiro conseguem fazer sair do nada, idéias criativas, apostas inovadoras e propostas imaginativas que lhe podem resultar de grande utilidade Não se contente só com analisar os de sua cidade, ou os de seu país. Amplie seu olhar e expanda sua visão. Vivemos numa época global, assim, globalize suas idéias. Veja o que se faz dentro de seu mercado na China. Ou nos EUA, ou na França. Não são concorrência direta sua, ou sim? Tem que estar atento. Esteja sempre informado.

Armas para analisar a concorrência: nos agrade ou não, está-se criando um mercado global. Rompeu-se a barreira do espaço e Você como estrategista dispõe da vitrine do mundo inteiro a um toque de mouse. Já não faz falta ir-se de férias para poder desfrutar em seu lar desses produtos exóticos que não encontra em sua cidade. Já não precisamos esperar a que alguém decida ir à Europa para que lhe traga aquele note book ultra leve, ou esse MP3 que só se vendem nas grandes Capitais do 1º mundo. Desde a tela do computador, lojas de todo mundo oferecem seus produtos e/ou serviços com todo luxo de detalhes (medidas, cores, peso, preços, características) e as possibilidades de pagar via Internet através de cartões ou transferências, adicionam uma comodidade que se soma às vantagens de adquirir esse produto sem necessidade de percorrer lojas e desde sua própria casa. Ademais, progressos como a assinatura digital fazem que as transações sejam seguras e os compradores através da teia de aranha se multipliquem. Chegou, já está aqui o e-commerce. Sua concorrência então deixou de ser a loja da esquina, a do bairro ao lado, ou a da cidade contígua. Falamos de um negócio global, onde a concorrência pode reinar se você não fizer o que precisa ser feito (ARTIGO: A ESTRATÉGIA das quatro esquinas).

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Acredita para valer que pode assegurar seu futuro empresarial sem conhecer e analisar sua concorrência? até faz poucos anos era relativamente fácil desenhar o tabuleiro do jogo de sua concorrência. A opinião dos clientes se averiguava no bar do lugar, e você até podia converter-se em cliente de seus competidores e assim sofrer ou desfrutar (dependia do caso) dos erros ou os acertos de seus rivais em carne própria. Agora o panorama se complica. Abra uma janela ao mundo inteiro:

Você já dispõe de web site onde seus clientes possam conhecer seus produtos e serviços?

Já utiliza a tecnologia web para dar a conhecer seus produtos ou serviços no mundo inteiro (web mail)?

Tem um sistema de administração comercial, com envio de pedidos e formulários eletrônicos com sua logomarca?

Podem seus clientes potenciais se comunicar facilmente com você através de Skype, Whatsapp, e-mail, fone, celular ?

E como posso analisar a minha concorrência de uma forma constante? As empresas emergem e desaparecem:

A Você interessará saber quais se mantêm (seu plano de empresa, seus objetivos, sua aposta principal, a idéia em que baseiam seu futuro de sucesso)

E as que deixam o negócio (quais são as razões do fracasso que podem antecipar o seu, se é que a rota que segue não é a correta, onde está localizado o erro principal e como aproveitar as idéias que funcionaram).

Internet + base de dados onde ir atualizando os dados de seus competidores + paciência, interesse e ilusão resulta o cocktail ideal para manter-se sempre informado.

O ÚLTIMO JANTAR... VOCÊ FOI CONVIDADO?: como pode lhe ajudar a tecnologia, para que sua empresa resulte mais competitiva tal e como o afirma Jonas Ridderstrale autor de Funky Business: na sociedade atual (que denomina a sociedade do excesso) existe um excesso de empresas similares, que empregam a pessoas similares, produzem coisas similares, com uns preços e qualidade similares... Para sobreviver neste mundo faz falta uma receita que nos faça verdadeiramente únicos. A pressão de uma competitividade crescente significa que as companhias incapazes de saborear o futuro podem estar comendo seu último jantar. Mas não se preocupe: a tecnologia sai em sua ajuda (ARTIGO: Venda, enquanto seu concorrente dorme...).

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Seja fiel a seu plano de marketing: lembre que é o documento guia de sua atividade empresarial e de vendas de sua companhia, e que só tendo presentes os objetivos bem definidos conseguirá dar-lhes alcance. Não converta seu plano de marketing numa declaração de intenções com pouco nível de detalhe, e diferencie-se de seus competidores supervisionando-o e revisando-o com assiduidade. Desenhe um planejamento adequado dos recursos da empresa. Isto significa integrar todas as facetas do negócio, incluindo planejamento, manufatura, vendas e marketing, num sistema único de gestão (ARTIGO: Sete passos para desenvolver um COMERCIAL Business Case).

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Conheça a seu cliente: devemos conhecer em cada momento que é o que o cliente procura não só em nós, senão também em nossa concorrência. Para isso, uma das ferramentas mais eficazes e utilizadas pelas empresas para diferenciar-se de sua concorrência e desenvolver vantagens competitivas, é o serviço ao cliente. Satisfação e serviço ao cliente como máximas que conseguiremos sem dúvida implantando um sistema de administração comercial na empresa. Graças a termos informações precisas, o cliente se sentirá mais próximo a sua empresa E sentirá que lhe conhecem, que não é parte da massa desconhecida de clientes, senão que é reconhecido e reconhecível, e sentirão que lhe atendem com rapidez e da maneira mais profissional. Como você se sente quando lhe felicitam por seu aniversário? Cuidado, mimado e querido... (ARTIGO: conhece o seu cliente? Conhece-o de verdade?).

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Faça que a comunicação com seu cliente seja efetiva: gastamos tempo e dinheiro realizando estudos de mercado a respeito de nosso produto e o panorama que nos rodeia, quando temos a solução dentro de nossa própria casa. Todos e cada um de nossos clientes são a melhor fonte de informação. Eles podem dizer-nos que fazemos bem e em que nos equivocamos. Por que elegeram nossa empresa, e por que preferem ir à concorrência em determinados casos. Não seja tímido. Pergunte. Para isso, esteja sempre disponível para seu cliente e recorde-lhe constantemente que está aí para escutar. Ofereça uma caixa postal de sugestões, queixas ou por que não, elogios, e poderá levar um seguimento desses clientes e suas opiniões que depois utilizará para redefinir sua estratégia em pós de uma melhora para sua empresa. Não se esqueça de personalizar seu correio eletrônico e fazer dele um cartão de apresentação. Recordemos que o cliente também consome pelos olhos, e um desenho atraente e direto pode fazer que leia a mensagem detidamente, enquanto que outro sem assunto, por exemplo, sem o logotipo de sua empresa, e sem um estilo definido acabará quase seguramente na lixeira de reciclagem (ARTIGO: Faça que a comunicação com seus clientes seja efetiva).

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Nenhum negócio cresce sem mudanças: você pode ter uma idéia de negócio inovadora e fora de série que lhe tem permitido afiançar-se num setor de mercado e ser líder. Mas nenhuma empresa cresce sem vontade de mudança, sem desejos de melhora, sem aspirações a converter-se em algo melhor. Invente as regras do jogo e poderá criar necessidade nova ou achar um novo tesouro dentro de seu mercado. E de passagem, confundirá a sua concorrência. Não seja previsível. Inove, acredite, invente (ARTIGO: Disparadores de compra para aumentar as vendas).

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Seja ambicioso: pense no amanhã de sua empresa, pense em como e onde lhe agradaria chegar. Não se contente com o que já é ou tem; O segredo do sucesso está em inovar, em crescer, em criar. Não fique quieto. Observe, vigie, mantenha a maquinaria de sua criatividade sempre em movimento. Só desejando ser melhor chegará a sê-lo realmente. Não se conforme com sonhar (ARTIGO: MARKETING SENSORIAL).

revista de negócios microsft europa

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