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Marketing no dia a dia

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sala das idéias e marketing  -  sala dos artigos de marketing

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Você bem que gostaria de encontrar fórmulas mágicas de Marketing, não é? É claro! Afinal, idéias originais existem e devem ser caçadas. Mas... pense em quanto dinheiro você tem perdido por não acreditar no feijão com arroz do "marketing nosso de cada dia". Pense em quantas vezes você já leu ou ouviu que estamos vivendo na Revolução do Conhecimento Contínuo e que não adianta mais usar fórmulas antigas. Pense em quantas vezes você já ouviu os gurus proféticos das Novas Mudanças berrarem nos seus ouvidos: Quem insistir com métodos antigos não sobreviverá (Artigo: Quer impulsionar as vendas de pneus... Invista em turismo!).

Mas o que são fórmulas novas?: você já parou para pensar que novidade, muitas vezes, é a moda antiga redescoberta e reinventada? Acredite, se quiser: as idéias que mais dão certo hoje em dia, em muitos cenários mercadológicos, são exageradamente simples e agressivamente comuns. Tanto que você tem vergonha de usar, por acreditar que elas são muito manjadas (Artigo: Não abandone o barco: que todos façam marketing).

Enviar carta de aniversário para o cliente: é mais velho que andar para frente. No entanto, todos os empresários que utilizam corretamente (eu disse corretamente) estão tendo resultados.

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Dar diploma: Pagador Nota Dez ao cliente: basta selecionar os clientes que mais foram fiéis em pagar suas contas, enviar a cada um deles um cartão personalizado, inventando nomes sugestivos para esse cartão como: Cartão Cliente Nota Dez, Cliente VIP, etc. O subtítulo tem que ser claro: Você é um Cliente Especial, por isso terá 15% em qualquer compra.

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Tratar o cliente pelo nome: os mais antigos livros de vendas já ensinavam isso. Mas quantos estão aplicando esse fundamento? Lembre-se de que quem sabe e não pratica, ainda não sabe. Pronuncie o nome de seu cliente num tom de veludo vocal, com carinho e consideração. É uma das melhores maneiras de seduzir um cliente (Artigo: o que é marketing relacional?).

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Sorrir para o cliente: eta, idéia mais manjada! No entanto, o sorriso tem um poder que os próprios lábios desconhecem. O sorriso, para dar certo, precisa nascer da alma, nunca da boca. A boca termina, nunca começa um sorriso. Quando você apenas mostra os dentes, o cliente traduz: - Você está querendo ser agradável apenas para arrancar minha grana, não é, seu trouxa? Sorria com os olhos e diga com os dentes: - Eu estou feliz pela oportunidade de poder ajudar uma pessoa especial, como você.

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Campanha: Atendimento de Coração: simples e funcional. Espalhe bandeirolas com coraçõezinhos por toda empresa. Coloque corações vermelhos com flechas por todo lado. Esparrame frases, do tipo: Atendimento de coração pelos quatro cantos da empresa. Escreva nas camisetas dos vendedores textos de reconhecimento humano aos clientes. E espere pelos resultados (Artigo: Como encantar seu cliente).

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Premiar sugestões: A boa idéia do mês: aplique essa idéia no seu dia-a-dia e você verá que ela ainda funciona. Diga a seus funcionários que quem der uma sugestão que faça a empresa ou setor economizar dinheiro ou tempo terá 20% do que a organização ganhar com a idéia. Descreva critérios de medição tangíveis. Faça um pomposo lançamento da Campanha. Jogue combustível motivacional na turma. E você verá de novo que árvores velhas dão frutos de lucros novos.

Da próxima vez que quiser implantar uma idéia de marketing, não pense na velhice dela. Pense apenas se ela funciona. A Era da Globalização revolucionária já chegou. A Era Digital já está aí. A Era do Conhecimento em Turbilhão já surgiu. Mas nem por isso seja uma pessoa discriminadora. Idéias originais são bem vindas. Mas as antigas que dão resultados comprovados não podem ser esquecidas (Artigo: 5 Características de um Produto ou Serviço Atraente).

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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