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Você nasceu para resolver
problemas:
enquanto você se ver como uma pessoa que vende coisas, preço será
sempre a sua maior preocupação. Quando você passar a ser uma pessoa
que resolve os problemas dos outros, e ser percebido dessa maneira,
tudo muda. Descubra quais são os maiores problemas dos seus
clientes, e ofereça os seus remédios para eles
(artigo:
a
aproximação de diagnóstico).
Quando você se
tornar um Provedor de Soluções, você se tornará aliado do seu
cliente.
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Faça perguntas:
não
se contente com pouca informação. Cave, cave, cave por mais
informação. Pergunte, pergunte, pergunte! Pesquise, pesquise,
pesquise! Fazer perguntas economiza tempo de todo mundo. Não fique
se martirizando pensando sobre o que o seu cliente pode estar
pensando, passe a mão no telefone e pergunte a ele
(artigo:
Não é obrigação do
cliente retornar as suas ligações).
Faça perguntas do
tipo: além de preço, quais são as outras preocupações que você
tem? Entrega, faturamento, serviço, pagamento?
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Não faça apresentações por
e-mail:
você não está no negócio de fazer apresentações. Você está no
negócio de resolver problemas dos clientes e fechar negócios. Nunca,
nunca, nunca, envie uma proposta de negócios via e-mail ou fax.
Sempre agende uma conversa por telefone ou cara-a-cara para discutir
os assuntos referentes a proposta
(artigo:
Há algo na proposta que nos impediria seguir
avançando?).
Se o seu cliente
não estiver afim de agendar um momento para conversar melhor com
você, ele está querendo dizer que não vai fechar com você. Para
esses casos, não envie a sua proposta. Valorize a sua vida.
Valorize o seu tempo!
PROF.
RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO
PROFESSOR
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ARTIGO
RECOMENDADO:
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Mexa-se! Ajude o cliente a resolver problemas que
ele tem!!