1. Quem é o
MELHOR?: Pergunte a você mesmo, quem é o melhor? A propaganda ou o seu produto?
Geralmente as prioridades da agência de propaganda não estão alinhadas
com as prioridades da empresa. A prioridade de muitas agências é vender os produtos. Quais produtos? Anúncios!
(artigo: QUANTO
CUSTA CONSEGUIR UM CLIENTE?).
.
2. Anúncios fora do
contexto: Na próxima vez que
uma agência de propaganda apresentar a você um anúncio criado por eles,
jogue fora aquela moldura-show que as agências usam para destacar os
produtos deles (os anúncios) e coloque o anúncio dentro da revista
onde ele será publicado. Algumas vezes, um anúncio parece maravilhoso em
uma apresentação de agência, mas ficou medíocre e imperceptível quando
colocado dentro da revista
(artigo: VALE
A PENA DISTRIBUIR PANFLETOS NA RUA?).
.
3. Você leria os seus próprios anúncios?: O texto do anúncio expressa a paixão que você tem
pelos seus clientes, produtos e serviços? Um consumidor recebe em média
500 mensagens de propaganda em um único dia. Se a sua mensagem não falar
diretamente ao coração do seu cliente, a sua mensagem não será
ouvida
(artigo: Thomas
Smith: UMA VEZ NÃO BASTA).
.
4. A agência demonstra REAL interesse por
você?: O seu contato na agência de propaganda faz
perguntas sobre a sua empresa? MUITAS PERGUNTAS? Ou ele está interessado
apenas em fechar aquele plano de mídia com os produtos deles?
(Os anúncios?) Eles só demonstram interesse pelo seu
negócio quando você tem verba de propaganda? Quantas vezes nos últimos
seis meses, a sua agência de propaganda sentou com você para apresentar
idéias de negócios para a sua empresa? Nenhuma? Despeça-os AGORA! Você não precisa de vendedores de anúncios, você
precisa de Profissionais de Negócios
(artigo: A
melhor publicidade que o dinheiro pode comprar).
.
5. A sua propaganda precisa de
dicionário?: A sua propaganda é tão criativa que ninguém entende
qual é o seu verdadeiro significado a não ser os criativos da agência?
No próximo anúncio criativoso, coloque o telefone da casa dos criadores.
Peça para os clientes que não entenderam ligar de madrugada para a casa
desses artistas da propaganda para perguntar o seu significado.
Propaganda precisa ser auto-explicativa, simples, objetiva, direta
(artigo: CAMPANHAS
DE MARKETING A CONTA GOTAS).