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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Aprenda os sinais do corpo e descubra o que pensa o cliente

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artigos de psicologia comercial   -  ARTIGOS DE VENDAS  -  artigos de representação

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Cada vez nos aproximamos mais da fantástica possibilidade de "poder ler a mente" dos demais, mas enquanto não chega esse momento, podemos aprender das mensagens que permanentemente o corpo emite, com o qual poderemos interpretar e identificar o que se está pensando e sentindo num determinado momento: talvez alegria, desilusão, preguiça, chatice, frustração, temor, medo, dúvida, e bem mais. É incrível descobrir que nós seres humanos, sem importar nossos costumes ou culturas, realizamos certos padrões de comportamentos similares, algumas vezes de maneira inconsciente (Artigo: A linguagem corporal nas vendas).

E para que nos serve isto?: para intuir os pensamentos e sentimentos das pessoas com as quais interagimos, um cliente, um colega de trabalho, um integrante da equipe ou enquanto realizamos uma apresentação. Se contamos com esta informação poderemos reforçar nossa mensagem, reenfoca-la ou ajustá-la às necessidades e preferências de nosso receptor. Se por exemplo nossa mensagem não está sendo entendida e o percebemos pelo olhar e gestos de desconcerto, em vez de continuar a comunicação, seria conveniente reforçar a mensagem com exemplos e assegurar-nos com perguntas que o cliente entendeu corretamente nosso propósito da comunicação.

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Habitualmente as pessoas se preparam e se formam para saber apresentar ou expor o produto ou serviço que vende, mas tão importante como saber dizer o que quer, é conecta-se com o comprador. A linguagem corporal fala por si mesma e em muitas ocasiões, nossas palavras, não se relacionam com o que expressamos com gestos. Descubra os diferentes tipos de saudações e como expressar com seu corpo, o que está expressando verbalmente, a linguagem do corpo é como o verbal, não se pode analisar de forma isolada cada gesto, senão que deve ser visto como um conjunto global (Artigo: Descubra o que o cliente quer).

Conhecer e usar de forma adequada a linguagem dos gestos, lhe ajudará a conectar melhor com as pessoas com as quais se relaciona, a encontrar pontos de empatia com elas e a melhorar sua comunicação. Não seria maravilhoso se você pudesse entender o que pensam? Você saberia o que que o comprador do cliente está pensando durante sua apresentação.

Patti Wood, uma expert mundial e instrutora de oratória e relacionamentos comerciais, comenta que é muito fácil conseguir aprender algumas táticas para reconhecer nos demais o que estão pensando. Ela divide segundo sua experiência, as mensagens em cinco grandes emoções: confusão, aborrecimento, impaciência e frustração, dúvida, interesse e excitação:

Confusão: quando os clientes estão confusos, se moverão de maneira aleatória, com seus pés e corpo. Seus olhos se abrirão e fecharão continuamente como tratando de entender e encontrar a informação mais clara. Sua posição corporal será assimétrica, colocando sua cabeça para uma ou outra direção ou simplesmente expressarão com um só lado do rosto. As pessoas que desejariam fazer uma pergunta mas não estão seguras de fazê-lo, cobrirão sua boca com a mão (Artigo: Psicologia em vendas: Estratégias avançadas).
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Chatice: as pessoas que se encontram aborrecidas, mostrarão sinais de que estão fora do assunto. Se voltarão em sua cadeira, sua atitude será preguiçosa e seus braços os colocarão atrás do assento. Baixarão sua cabeça como sinal de afastamento ao tema e não farão contato visual. Em vez disso, seu olhar vagará pelo espaço. 
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Impaciência e Frustração: se o estado de chatice aumenta e se converte em irritação, as pessoas mostrarão sinais de que desejam partir e mover-se, mudar e modificar sua situação atual. Talvez olhem seu relógio ou celular com impaciência ou deem batidas com seus pés em sinal de inconformismo (Artigo: A psicologia do consumo).
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Dúvida: a pessoa incrédula e suspicaz mostrará sua inconformidade através de seus olhos, rosto e lábios, os quais tencionarão. Farão uma respiração profunda ou mostrarão suas diferenças através de um sorriso falso e tenso.
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Interessados e excitados: de maneira similar a uma bola que está a ponto de explodir, os clientes excitados suspirarão profunda e prazerosamente. Mostrarão seu interesse através da alegria em suas caras e expressão de satisfação. Permanecerão atenciosos à informação recebida quase sem piscar e enfocados na apresentação (Artigo: tire partido dos sinais que enviam seus clientes).

Aplicações: um dos objetivos ao transmitir informação é receber feed back (retro-alimentação) da mesma, para assim estabelecer uma verdadeira comunicação entre compradores e vendedores. Quando se está participando num grupo de grande tamanho, torna-se difícil o intercâmbio verbal com todos, por isso é fundamental perceber suas mensagens corporais e atitudes, transmissores de seu agrado, entendimento e interesse, ou o contrário. A partir desta informação útil, poderemos corrigir a interação, variá-la ou simplesmente convidar a participar àqueles integrantes detectados.

ARTIGO RECOMENDADO:

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Decifrando a psicologia dos VENDEDORES

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