1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2016

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SDR - Software de representação Comercial, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

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Psicologia em vendas: Estratégias avançadas I

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sala dos artigos de psicologia comercial

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Vou lhes apresentar, o sistema provado de idéias, métodos e técnicas de venda utilizadas pelos melhores vendedores de todo mundo. Ser vendedor pode resultar uma profissão muito interessante e gratificante. Ademais, não é necessário converter-se num pioneiro ou inventar novos métodos. Quando se trata de vender, tudo está dito. O importante é aprender da experiência e a técnica que funcionou para os melhores e poder adaptá-la a nosso contexto e circunstâncias (Artigo: Desafios pequenos, trazem resultados pequenos).
 

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Esta técnica é a mesma independentemente de qual seja nosso produto ou serviço. Todo mundo tem uma imagem de si mesmo, isto é, um conjunto de crenças sobre si mesmo e o mundo. A imagem está formada por três partes:

O ideal de si mesmo: a pessoa que se quer ser se tudo saísse bem.
A imagem de si mesmo: como se vê a si mesmo atualmente.
Auto estima: o alinhamento entre o ideal de si mesmo e a imagem de si mesmo.

O segredo para ter sucesso nas vendas está em fazer tudo o possível por aumentar a auto-estima: Quanto mais alta seja esta, mais exitosos seremos como vendedores. Para aumentar a auto-estima:

Veja-se sempre como um trabalhador independente: o presidente de sua própria companhia que eventualmente foi subcontratado por outra pessoa. Isto significa aceitar toda a responsabilidade de seus atos.
Veja-se como um consultor: alguém que resolve problemas, e não um simples vendedor que comercializa produtos e serviços. Acerque-se aos clientes com essa atitude.
Atue como um médico: isto é, em benefício dos clientes. Para tal fim, primeiro devemos examinar, depois diagnosticar e finalmente prescrever.
Pense estrategicamente: estabeleça objetivos claros, desenvolva planos, atue com decisão e não se preocupe pelos reveses a curto prazo.
Oriente-se sempre para os resultados: mantenha balanceadas sua ambição e empatia, e utilize bem seu tempo.
Seja ambicioso: trate de ser o melhor em sua área. Quando a excelência se converte em seu padrão, começará a atuar diferente, com um maior propósito.
Aplique a regra de ouro das vendas: venda aos demais do mesmo modo que a você agradaria que lhe vendessem se estivesse na mesma situação. Deste modo, sempre atuará com honestidade e integridade em tudo o que faça (Artigo: Faça seu cliente ficar de boca aberta!).

Desenvolvimento do poder pessoal de vendas: Tudo conta na hora de vender; mas 80% do sucesso dependerá de nossa personalidade. Por tanto, para desenvolver nossa personalidade devemos:

Assumir completa responsabilidade por nossas vidas.
Interpretar tudo desde um ponto de vista positivo.
Comprometer-nos com a excelência.
Ser persistentes.
Ser honestos conosco e com os demais.
Ser agradecidos pelo que temos.
Estabelecer objetivos claros e específicos.

PREPARAÇÃO PSICOLÓGICA: Para manter-se mentalmente em forma e desenvolver uma grande personalidade, faça os seguintes exercícios mentais a diário:

Anime-se você mesmo: Fale-se com ânimo e positivamente sobre sua vida, oportunidades, desafios e respostas.
Visualize resultados positivos: Forme-se uma imagem mental forte e vibrante de todos os grandes objetivos que obterá no futuro imediato.
Alimente sua mente bem: recolha com regularidade as melhores idéias disponíveis.
Associe-se com gente positiva: o melhor seria um grupo de pessoas exitosas e orientadas à ação.
Forme-se constantemente: com a melhor gente em sua área e com livros, gravações, seminários, etc.
Proteja sua saúde: elimine as gorduras de sua dieta, exercite-se fisicamente, beba muita água e descanse o suficiente.
Aumente seu ritmo: mova-se rapidamente, reúna-se com mais gente, faça mais coisas (Artigo: Alto rendimento em vendas).

Planejamento pessoal estratégico: O plano estratégico pessoal articula nossa visão de quem somos e até onde queremos chegar nos próximos meses e anos. Os componentes de um plano estratégico pessoal são os mesmos de um plano de negócios:

Declaração de valores: As crenças fundamentais. Isto é, a personalidade e o caráter que jazem no coração do que consideramos importante na vida. Tudo em nossas vidas deve girar em torno de certos valores; assim que é importante estabelecê-los com clareza. A declaração de valores deve conter ao menos cinco valores que sejam importantes para você, em ordem hierárquico. Em que creio?

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Declaração da visão pessoal: A visão se apóia nos valores e expressa o que nossa vida ideal será se levamos nossos valores até sua conclusão lógica. A clareza é fundamental. Nossa qualidade de vida melhorará na medida em que expressemos com clareza nossa visão. Em que me atreveria a sonhar se não pudesse fracassar?

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Declaração da missão: Esta é a definição do tipo de pessoa que queremos chegar a ser no futuro. A missão esclarece como queremos que os clientes recordem nosso negócio. Por que linha me recordarão?

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Análise da situação: Isto esclarece:

Qual é nossa situação atualmente?
Como chegamos onde estamos?
Onde queremos estar no futuro?
Como chegar onde queremos estar no futuro?
Que devo fazer para chegar melhor onde quero?

Análise de mercado: Deve detalhar que oportunidades estratégicas estão surgindo no mercado e como vamos aproveitá-las a curto e longo prazo. Assim mesmo, deve identificar o tipo de pessoas que se interessarão por nosso produto ou serviço. Como posso aumentar os resultados a partir do investimento feito? (Artigo: Que é uma oportunidade qualificada (lead)?).

Relações com os clientes... O coração da venda: Vender profissionalmente é muito simples. Basta com persuadir alguém de que o valor que obterá de nosso produto ou serviço é maior que seu custo. Nosso trabalho é, pois, demonstrar que comprar certo produto é o melhor do que o cliente pode fazer com seu dinheiro. O fator crítico para ter sucesso nas vendas é o risco. Tudo o que um vendedor faça deve estar orientado para a redução do risco desde a perspectiva do cliente. Para tal fim:

Seja um bom interlocutor: Sincero e empático.
Ganhe a confiança do cliente: Não divulgue informação confidencial.
Crie uma relação a longo prazo: Para que os clientes se dêem conta de que você se preocupa por eles e não somente por você.
Faça-se amigo de seus clientes: Atue sempre em benefício do cliente.
Nunca critique a ninguém: Nem sequer à concorrência.
Aceite a seus clientes tal qual são: Não os julgue.
Aproveite qualquer oportunidade para reconhecer a seu cliente: Elogie-o.
Demonstre seu interesse: Com pequenas ações (amabilidade) e grandes fatos (notas de agradecimento).
Procure um elemento da vida do cliente ou um lucro do mesmo que possa ser objeto de louvor: Expresse sua admiração.
Concentre-se: Não se distraia (Artigo: a).

A profissão de vendedor: Para criar uma sólida e exitosa carreira de vendedor, é preciso seguir um simples princípio: Fazer sempre mais do que aquilo pelo qual nos pagam. O processo profissional de vendas é o seguinte:

Criar confiança.
Identificar necessidades específicas.
Apresentar soluções a certas necessidades.
Confirmar.
Fechar.

Para que este processo funcione bem, o vendedor deve tomar em conta sete princípios fundamentais:

Atitude mental positiva.
Boa saúde e aparência.
Conhecimento completo e detalhado do produto.
Busca contínua de clientes e desenvolvimento de novos negócios.
Grande habilidade para fazer apresentações.
Habilidade para manejar as objeções e conseguir compromissos.
Habilidade para fazer planos e manejar o tempo.

No processo profissional de vendas há nove fatores ao redor dos quais se propicia o sucesso:

Procurar clientes: contatar suficientes clientes de qualidade.
Conseguir citações: para utilizar nosso tempo produtivamente.
Qualificar aos clientes: passar tempo só com os clientes que podem comprar.
Identificar problemas: formular perguntas perceptivas e escutar ativa e empaticamente.
Fazer apresentações: prover provas convincentes das qualidades do produto ou serviço.
Responder às objeções: antecipar as preocupações e ser capaz de responder satisfatoriamente.
Fechar a venda: perguntar ao cliente se está convicto e se comprará o produto.
Fazer seguimento: assegurar-se de que tudo saiu como foi prometido.
Referências: manter contentes aos clientes nos permitirá entrar em contato com seus amigos.

Motivar às pessoas para que nos comprem: os vendedores costumam interessar-se pelos motivos que levaram a um cliente a comprar. Por conseguinte, analisam meticulosamente por que um cliente atual lhes comprou, e esta é a chave para aumentar a efetividade como vendedores. Todo mundo tem razões primárias e secundárias para atuar:

Necessidades primordiais: Por exemplo, compramos um automóvel porque precisamos transportar-nos.
Razões específicas: Pelas quais nosso produto ou serviço foi eleito de entre as demais opções. Por exemplo, comprar um automóvel esportivo porque nos parece divertido conduzir (Artigo: 7 métricas que vão lhe ajudar a melhorar as vendas).

Normalmente, há duas razões à hora de comprar algo:

Razão lógica: que lhe soa bem aos demais.
Razão real: que é emocional e, as vezes, irracional.

Por tanto, os bons vendedores são os que sabem descobrir as verdadeiras razões, o que lhes permitirá fazer um melhor negócio. Para descobrir este tipo de motivações, os vendedores fazem perguntas diretas como:

Nós apreciamos muito seu negócio, sobretudo tomando em conta todas as opções existentes no mercado. Estamos fazendo uma investigação de mercado para determinar como servir-lhe melhor. Quiséssemos saber a verdadeira razão pela qual lhe agrada nosso produto e o compraria. Qual é a verdadeira razão?
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A partir daí se pode passar a outras perguntas: Todo produto tem suas fortalezas e debilidades. Estamos interessados em sua opinião. Desde seu ponto de vista, quais crê que sejam as fortalezas e debilidades do produto ou serviço que oferecemos?

Assim mesmo, a gente que não nos compra pode oferecer-nos informação valiosa. Se conseguimos contatá-los e tomar em conta sua opinião, obteremos um panorama claro dos fatores motivadores e desmotivadores no processo de vendas. Toda pessoa é um cliente em potencial. O problema é saber como falar-lhe a cada uma destas.

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Continuação deste artigo: Psicologia em vendas: Estratégias avançadas II

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PROF. BRIAN TRACY

Biblioteca exclusiva do Professor

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É autor de 16 livros e mais de 300 cursos e programas de aprendizagem em áudio. realizou palestras em mais de 23 países e em quatro idiomas. Suas palestras e seminários sobre Vendas, Marketing, liderança, administração de vendas, produzem mudanças imediatas e resultados a longo prazo entre quem o escutam. Suas palestras e seminários praticados pelos líderes de todos os tempos, podem-lhe permitir a você tomar decisões e obter melhores resultados em tudo o que faça.

 

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COMO SER PROFISSIONAL EM VENDAS

85% da vendas é produto de recomendações

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Psicologia em vendas: Estratégias avançadas (2)

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Vender é quiçá a maior habilidade de todos os tempos

O vendedor deve ser um psicólogo, deve saber escutar

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