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Como causar uma boa impressão?

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sala dos artigos de gerenciamento

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As corporações estão ávidas de talentos, as escolas de negócios, por sua vez, querem que seus estudantes consigam a melhor saída trabalhista. Então, empresas e business schools norte-americanas costumam organizar eventos para que os selecionadores em procura de jovens executivos conheçam aos estudantes. Ao longo de um semestre, um estudante médio pode participar em uns 20 jantares ou cocktails onde estabelecer contatos para sua carreira profissional (Artigo: Como falar um "Pitch" da empresa em 60 segundos).

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No entanto, surpreende a quantidade que fracassa em sua aproximação aos selecionadores corporativos. A alguns os mata a timidez. A outros, o excesso de confiança. A maioria compartilha uma profunda ignorância sobre a melhor forma de causar uma boa impressão (algo que, em definitivo, lhes servirá ao longo de toda sua carreira profissional). O artigo The Do Nots of Networking de Business Week oferece uma série de conselhos para mover-se como peixe no água pelos intrincados corredores do networking e causar sempre uma boa impressão:

Não vá a todos os eventos: assistir a um cocktail só para mostrar a cara é perder tempo. 
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Não tente pescar ao peixe gordo: em vez de aproximar-se ao selecionador principal para conversar dois minutos com ele, melhor falar com seu assistente, que não está sendo bombardeado por infinitas mãos que tentam entregar-lhe cartões pessoais. As chances de criar uma boa impressão se aumentam quando há tempo para uma conversa genuína (Artigo: Quantos degraus precisa subir um empreendedor?).
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Não fique parado como um tonto: um dos piores erros é estar parado no meio de um grupo de pessoas sem dizer nada. O ideal, assinalam os experientes em networking, é esperar um espaço na conversa para apresentar-se e inserir-se no dialogo.
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Não seja um puxa-saco: todos desfrutam de um bom elogio, mas a ninguém lhe agradam os bajuladores. Se você quer trabalhar em J.P. Morgan, não se acerque a seu selecionador para dizer-lhe: "Morgan é o melhor banco do mundo. É meu sonho trabalhar ali".
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Como romper o gelo?: um típico comentário é este é seu primeiro evento...? No entanto, os experientes em etiqueta aconselham não perguntar amenidades. O tempo para criar uma boa impressão é escasso. Não o desperdice em formas debulhadas de iniciar conversas.
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Durante a conversa: é demasiado arriscado fazer perguntas relacionadas com o trabalho do selecionador (sobretudo, se o outro teve um mau dia). Pise terreno seguro conversando sobre temas vinculados com a economia geral e os negócios que saíram nas notícias (Artigo: The art of the Start - A arte de Empreender).
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Não se exceda na confiança: quando, tanto o estudante como o selecionador notam que têm temas em comum, a conversa costuma tornar-se mais informal. Isto é fantástico porque fortalece a honestidade. No entanto, muitos novatos terminam abusando desta confiança e acabam falando ao selecionador como se fosse seu amigo. Péssima idéia para causar uma boa impressão.
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Não encare a um selecionador como um vendedor encara a um cliente: tratar de vender algo a alguém que mal o conhece é um caminho certo ao fracasso. Em outras palavras, não faz sentido ensaiar um discurso frente ao espelho e recitá-lo ante cada selecionador. Muito melhor é ter uma lista mental de detalhes sobre a própria carreira para ir introduzindo-os fluidamente quando resultam relevantes para a conversa.
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Muitos crêem que quanto mais tempo passem com o selecionador, mais pontos somam para ficar com o emprego: no entanto, tempo de conversa não equivale necessariamente à boa impressão. Quando se esgotam os temas, melhor ir em procura de outro selecionador antes do que dar uma mancada com temas inapropriados (Artigo: Os vencedores nunca desistem).

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artigo recomendado:

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O grande DILEMA: SER OU NÃO SER vendedor

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