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Estudos, Pesquisas e Estatísticas  -  artigos de psicologia comercial

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Está do outro lado do medo (Jeffrey Gitomer). Num fascinante estudo destinado a medir o efeito do otimismo no desempenho, o psicólogo Martin Seligman deu a alguns corretores de seguros um questionário para medir seu otimismo. Quando comparou os resultados das provas com seus registros reais de vendas, achou que: os corretores que tinham grande otimismo tinham vendido uns 37% mais do que os pessimistas. Os corretores que estavam entre os 10 com maior percentagem de otimismo tinham vendido uns 88% mais seguros que os que estavam entre os 10 com maior pessimismo (Artigo: Nossas Linguagens Paralelas).
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Os corretores otimistas tinham uma forma bem mais empática de relacionar-se com os potenciais clientes. Quando um cliente em perspectiva dizia que não, os pessimistas se viam a si mesmos como fracassados, e usavam sentenças como: não sirvo para isto ou não posso fazer nem sequer uma venda. Pelo contrário, os corretores otimistas, adotavam a perspectiva do outro, e diziam frases como: estavam demasiado ocupado quando telefonei ou a família já tem um seguro. A rejeição não era tomada pessoalmente e, como conseqüência, os vendedores otimistas seguiram esperançosos em seu futuro
(Artigo: Como ser feliz em Vendas).

A empatia cria uma atitude esperançosa nas relações porque nos ajuda a desenvolver uma perspectiva mais ampla, na qual as coisas más que sucedem e as decepções se vêem como algo momentâneo, específico da situação, e finalmente superável.

Se imaginamos que a causa é permanente (sou um fracassado), preparamos o palco para o desânimo e a depressão. Se pensamos na situação como algo circunstancial, circunscrito ao momento (que bobagem falei), limitamos nossa decepção a essa interação específica e evitamos a generalização do passado e do futuro (Artigo: Não vemos as coisas como são... vemo-las como somos).

A empatia nos tranqüiliza, fortalece nossas relações com os demais e nos ajuda a criar uma atitude que nos permite dobrar-nos mais que nos quebrar. A empatia esquenta o frio do medo e acalma a ansiedade que diz: não posso crê-lo! Trabalhando juntos, recordando que ninguém é perfeito, detendo-nos a pensar, achamos também a esperança em nossas relações.

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