1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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A vingança do Cliente é silenciosa e eficaz

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SALA DOS ARTIGO DE FIDELIZAÇÃO

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Faz alguns anos o governo dos EUA junto a o Portal Entrepreneur realizou uma singular enquete, destinada a averiguar qual era a situação real do setor "Serviços ao Cliente". Os resultados ultrapassaram os cálculos mais pessimistas. Efetivamente, de 27 clientes que se encontravam na condição de "descontentes com o serviço recebido", só 1 manifestou a queixa. O restante, ou seja os outros 26 clientes, não participaram do protesto em forma direta, fizeram-no canalizando seus infortúnios a outros 10 potenciais clientes da empresa questionada (artigo: Quais os segredos para aumentar a carteira de clientes?).

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Como conclusão final, deduz-se que a vingança é silenciosa e eficaz já que: 93,3 % dos clientes desconformes nunca mais voltaram a utilizar os serviços da empresa em questão. A esta percentagem devemos somar-lhe o produto do "efeito transmissor", que se materializa num 37% mais, pela perda de outros dez possíveis compradores. A seguir repassaremos as 14 Regras que as "empresas de excelência" aplicam na atualidade com o objetivo de "reter e fidelizar" a seus clientes:

Sua principal qualidade é a qualidade: mostram como particularidade da empresa uma verdadeira preocupação e obsessão pela Qualidade no Atendimento ao Cliente. Devemos demonstrar, mediante uma mensagem sincera e corretamente dirigida, a permanente avaliação que a empresa realiza de seus clientes.
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Predicam com o exemplo: o pessoal a cargo que tem contato direto com o cliente deve ver nos diretores da empresa um modelo, uma conduta por imitar. Mostremos sempre que podamos os pequenos segredos na arte de tratar com excelência aos clientes (Artigo: Melhorando a experiência no atendimento a clientes).
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Selecionam à gente adequada: um dos grandes acertos na condução de toda a empresa consiste em selecionar à gente adequada e colocá-la no lugar onde realmente, possa render ao máximo de suas possibilidades graças aos conhecimentos e habilidades que possui.
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Capacitam constantemente a todo seu pessoal: temos que nos preocupar pela capacitação do pessoal, em especial, daqueles que tem contato direto com os clientes. Devem conhecer a fundo o produto ou serviço que oferecem e ter acesso a todos os elementos necessários para que possam cumprir sua tarefa com comodidade e plena confiança em si mesmos (Artigo: Clientes possuídos: Como lidar com eles?).
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o Cliente está em segundo lugar na ordem de prioridades: a prioridade número um está nos recursos humanos. Recordemos que as relações da empresa com seus clientes refletem diretamente as relações da empresa com seus funcionários. Portanto, devemos ter um trato superior inclusive ao que temos com nossos clientes. Não esqueçamos que "o rosto" da empresa é a gente que a compõe.
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Procuram novas idéias com seu pessoal para melhorar o contato com o Cliente: são eles os que passam a maior parte do tempo escutando os clientes. Portanto, são os que estão melhor informados sobre seus gostos, necessidades e inquietudes. Aproveitem sua experiência. Seguramente o aporte de novas e diferentes idéias enriquecerão a visão que temos da empresa (Artigo: gerenciar as ocorrências comerciais com qualidade).
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Se preocupam por oferecer o melhor atendimento: se não fincamos pé neste ponto podemos chegar a perder a todos nossos clientes. Expliquemos ao pessoal que se deve atender ao cliente, da mesma forma que eles gostariam de ser atendidos.
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Não param depois de vender os produtos e serviços: é nosso dever complementar a venda, resolver os problemas e satisfazer as necessidades do cliente. Melhorar a qualidade de vida de nossos clientes ajudando-os a ganhar mais dinheiro, mediante a economia gerada por uma adequada utilização dos produtos ou serviços que vendemos. Não devemos preocupar-nos pela venda unicamente, senão por criar uma relação sincera e estreita com o cliente.
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Sabem ouvir a seus Clientes: escutar as queixas, comentários ou sugestões de nossos clientes é aprender. Devemos considerar esta informação como "moedas de ouro". É muito importante recordar que a todos nos agrada ser escutados (Artigo: PÓS VENDA: A ARTE DE AMARGURAR-SE A VIDA (e aos demais)).
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Corrigem os erros: há que encontrar com rapidez a solução a cada um dos problemas que surgiram com o cliente; recordemos que nisso radica o prestígio da empresa. Depois da correspondente desculpa, e se nos seguem comprando temos o dever de agradecer-lhes por brindar-nos uma segunda oportunidade.
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Entregam 101% do prometido: seja no prazo, na qualidade, no serviço pós-venda, na atenção que dispensam ao cliente, e no comprometimento que conseguem oferecer aos clientes aquele gesto inesperado, aquele algo a mais que compõe a famosa soma de 101%. O objetivo é antecipar-nos a suas necessidades. Não formulemos jamais promessas impossíveis de cumprir ou prazos que sabemos desde um princípio que não vamos satisfazer.
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Oferecem honestidade e transparência para os Cientes: temos o dever de oferecer ao cliente toda a informação sobre o que está interessado em comprar. Não podemos pressioná-lo e nem enganá-lo. O objetivo de nossa relação é oferecer a melhor opção no que está procurando (Artigo: Como lidar com clientes difíceis ou especiais).
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oferecem a mesma excelência em todas as áreas da empresa: precisa-se uma comunicação fluída e uma relação amistosa entre as diferentes áreas da empresa. A sinergia que entre elas se gera é a que lhe permitirá o sucesso à empresa.

Não esquecem nunca que a vingança é silenciosa! Como digo em todos os meus seminários: pensemos no cliente como se fosse um imperador romano que ao baixar ou subir seu polegar, estará dizendo: viverás ou morrerás, no momento em que eu decida comprar ou não, os produtos e/ou serviços que vendes...

PROF. Andrés Frydman

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Andrés Frydman é presidente de ESAMA Consulting, empresa especializada em consultoria para forças externas de venda, com clientes como burguer king,
bank of boston, merck, pfizer, ypf, mastercard, novartis, carrefour entre outros.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR do Prof. Andrés Frydman:

Em que se parece o futebol às vendas?

Por que os vendedores vendem cada vez menos

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