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Utilizando a psicologia nas vendas

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artigos de psicologia comercial   -  ARTIGOS DE VENDAS  -  artigos de representação

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Os estudos de psicologia aplicada na área comercial são muito recentes, bem como as teses a respeito de vendas e marketing. mas estes estudos na área de psicologia comercial ajudam muito a entender como nós e os consumidores pensamos, e por que determinadas técnicas de vendas e marketing são tão eficientes  (artigo: Com que roupa eu vou?: A cor e a venda).

Técnica de reforço: o reforço é uma força psicológica poderosa, que parece agir no nível instintivo e não no intelectual. Uma pessoa age instintivamente para repetir qualquer ato ou reação (ou para ampliar a reação) que seja imediatamente reforçado pelo recebimento de algum valor que atenda a uma necessidade de sobrevivência que na pessoa inclui as necessidades de auto-desenvolvimento e auto-realização. Isto não constitui um processo intelectual ou de raciocínio. Mas se o resultado imediato for um valor recebido, faz sentido repeti-lo. Além do comportamento instintivo específico, acima notado, há também nas pessoas uma reação generalizada como segue:

Toda vez que um ser humano for reforçado pelo recebimento de valor de outro ser humano parece haver um impulso instintivo no sentido de reagir na mesma moeda. Se A recebe de B o que ele deseja e precisa, ele parece que está predisposto instintivamente a dar a B aquilo que ele percebe que quer e precisa.

Um exemplo de reforço é o ensino: o aluno responde uma pergunta e de acordo com a reação do professor (“certo” ou “errado”) a resposta “certa” é reforçada. Em vendas, o reforço funciona da seguinte forma: Estudos comprovam que respostas positivas como: Sei, Ótimo, Certo, Muito bem e até Ahá, tem um efeito positivo, pois atua em um nível instintivo nas reações dos clientes. Outras experiências mais interessantes ainda mostram que ao responder: ótimo ou muito bem, toda vez que o cliente disser xxx, ele tenderá a repetir mais vezes em suas frases a palavra xxx (Artigo: A linguagem corporal nas vendas).
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Um nível mais avançado de reforço funciona da seguinte forma: o vendedor procura concordar o máximo possível com o cliente, e fazendo ele interagir na venda; isso se chama interação social. A interação social é um intercâmbio de informações e também de valores. São valores psicológicos como necessidade de aceitação, Necessidade de segurança, necessidade de sentir-se importante, etc... Uma dica para abordagem direta a um não-cliente é dar algo em troca da atenção e tempo do cliente, isso pode ser um brinde ou um serviço gratuito, pois é uma forma de transmitir segurança e credibilidade, além de dar a sensação ao cliente de posse. Para se poder ter êxito deve-se ter em mente uma regra de ouro: O que quer que vos façam, isso fará a eles (artigo: tire partido dos sinais que enviam seus clientes).

Especialistas em comunicações interpessoais afirmam que poucas coisas são tão eficazes para tornar clara, objetiva e inteligível a comunicação entre duas pessoas como a paráfrase. Paráfrase: É um argumento igual a objeção do cliente com as suas próprias palavras, antes de expor seu próprio argumento. Por exemplo: A tendência natural em uma situação de objeção é utilizar de artifícios como argumentos contrários, dados estatísticos, valores, razoes lógicas, que servirão para desmentir ou superar a objeção, mostrando que o cliente está enganado. Isso acaba resultando em geral no refrão: ganhar a discussão e perder o negócio.

Como se deve agir em uma situação dessas?: o vendedor não é polemista. O objetivo do vendedor é conquistar o cliente e vender o produto, não discutir. O profissional deve escutar todo o argumento do cliente, repetir o argumento do cliente com as próprias palavras, reforçando e dando razão para todos os pontos que concordar com o cliente. Com isso, não apenas a opinião do cliente que está sendo reforçada, mas também sua própria pessoa, e ele se sentirá mais próximo do vendedor, e mais receptivo as idéias do profissional de vendas. Dicas para se lidar com objeções:

Concordar o máximo possível.
Não se incomodar com as objeções.

Utilizar sempre o sim antes do mas...
Ouvir até o fim, não interrompendo e mostrando-se interessado (por mais difícil que seja).
Reafirmar as objeções nas próprias palavras, mas sob a forma de uma pergunta feita pelo comprador.
Apresentar solução: se possível, falar ligeiramente no testemunho de um terceiro neutro, para amortecer. A objeção perde a força, sem o comprador perder o jeito.
Sugerir ação de parte do comprador: se não verificar a ação, continue a apresentação prevista a partir do ponto em que o comprador a interrompeu.

Usar a objeção como ferramenta para o Fechamento: apesar desta ser uma técnica mais difícil de se utilizar e requer uma maior inteligência e criatividade por parte do profissional de vendas, o cliente estará CONDICIONADO a fechar o negócio logo depois de resolver, com sucesso, sua objeção. Giblin e Murphy referiram-se a esse fenômeno psicológico como sendo a “lei de ação e reação” nas relações humanas. Nas relações humanas, como na física, dizem eles, a cada ação corresponde uma reação igual e contrária. Logo depois de o cliente ter expresso alguma opinião ou reação negativa, ou até desagradado ou repugnância pelo produto, o pêndulo de suas opiniões e emoções irá balançar até o mesmo ponto no sentido oposto – se não houver interferência através de uma discussão frontal (artigo: Objeções? Venham!!!).

Se ouvir respeitosamente, deixando que ele exponha sua opinião, mostrando concordância toda vez que possível, concedendo antes de contender, parafraseando a objeção sob forma de pergunta e falando ligeiramente em respostas de terceiros que não esvaziem o seu ego, entrará em ação uma lei natural do comportamento humano: Seus sentimentos, emoções e opiniões, tenderão a balançar até o extremo oposto. Mais do que isso, já que ele recebeu o reforço pelas suas opiniões, ele estará agora mais inclinado do que nunca a reforçar o vendedor, dando-lhe o pedido!

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ARTIGO RECOMENDADO:

 

Como rebater uma objeção sem lutar Jiu Jitsu?).

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