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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Como você faz o acompanhamento dos orçamentos?

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Quatro meses atrás um amigo estava à procura de um carro para comprar. Para tomar uma melhor decisão, ele visitou três concessionárias de veículos da mesma montadora. Passadas algumas semanas, ele acabou por comprar o veículo na terceira concessionária visitada. Dois meses depois, o vendedor da primeira loja entrou em contato com o meu amigo para perguntar se ele já havia tomado uma decisão sobre a compra do carro. O meu amigo, que já estava sentado no carro novo, agradeceu a atenção do vendedor e o informou que ele já havia comprado o veiculo na loja X (Artigo: a tão sonhada ordem de compra do cliente).
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Quando o meu amigo pensou que a ligação iria terminar ali, o vendedor perguntou com toda a educação do mundo: o Senhor poderia me dizer qual foi a razão que o levou a comprar o carro na loja X?, o meu amigo respondeu: a disponibilidade do veículo em estoque como a principal razão para ter escolhido a loja X. Se não bastasse isso, na mesma semana, o meu amigo recebeu um cartão de agradecimento do vendedor da primeira loja por tê-lo ajudado a melhorar a sua empresa. O meu amigo nunca recebeu nenhuma ligação do vendedor da segunda concessionária
(Artigo: O CLIENTE NÃO DEVE LHE RETORNAR AS LIGAÇÕES).

Seja você um vendedor, gerente ou empresário, responda a uma pergunta: Como você faz o acompanhamento dos orçamentos que ainda não foram fechados?

Ao iniciar um programa de acompanhamento dos orçamentos pendentes, talvez você descubra que já perdeu os negócios para uma empresa concorrente, mas ao contatar o cliente, você tem a oportunidade de descobrir o verdadeiro motivo pela qual você perdeu o orçamento. Veja algumas perguntas que você pode fazer ao cliente que consultou sua empresa, mas ainda não fechou com você:

Você já se decidiu por fechar a compra?

Quais são os nossos concorrentes?

Eu posso saber qual foi o verdadeiro motivo pelo qual o negócio foi fechado com a empresa X?

Você poderia nos fazer a gentileza de dizer o que nós deveríamos ter feito para ganhar o negócio?

Qual foi o valor do investimento pago pela sua empresa?

O que estava incluso no preço?

Você não é central de informações! O seu trabalho tem valor! Se você chegou a investir o seu precioso tempo para formatar uma proposta e enviar para um cliente em potencial, vá até o fim! Se ganhar, comemore! Se perder, descubra porque você perdeu para que isso não aconteça novamente (Artigo: O Pedido Perfeito).

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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