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A estratégia de preços do Ipad

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Primeiro se lança a um preço muito alto, apontando a consumidores de grande poder aquisitivo ou com muita necessidade de diferenciação. Depois, se diminui um pouco o preço para chegar a um segmento mais amplo, mas ainda de consumidores ávidos por ter esse produto de destaque, e no final o preço se adapta para a terceira camada de clientes, que entendem que devem comprar porque o produto alia qualidade, design e bom preço. A estratégia de Pricing da Apple para seus produtos como o IPAD, permite tirar-lhe várias camadas de preços ao mesmo produto, nas diferentes etapas de sua vida (Artigo: O que pode nos ensinar UBER sobre os preços?).

Que melhor que cobrar a cada cliente o que quer pagar? Imagine uma situação onde consegue vender um produto a diferentes preços, a diferentes clientes, num mercado de consumo em massa e muito transparente quanto à informação?

A priori, parece uma utopia ou ao menos muito difícil. No entanto, existe uma estratégia que surge como uma alternativa para sacar-lhe a maior rentabilidade possível ao produto nas diferentes etapas de sua vida. A melhor forma de entender isto é com um exemplo: imaginemos o caso de um produto muito inovador do ramo tecnológico, com um alto componente de marca, como o Ipad da Apple. Pelo geral, estes produtos começam a ser promovidos com muita antecipação a seu lançamento, gerando uma grande expectativa e fazendo que muitos consumidores queiram ser os primeiros em tê-lo (Artigo: Corram, não alcança para todos!).

O que as empresas geralmente fazem é lançar o produto a um preço muito alto, muitas vezes até ao dobro de seu valor real de mercado, apontando a um segmento com muito sentido de exclusividade e que procura uma diferenciação por imagem.

O produto é promovido com uma forte campanha de comunicação e se ataca ao segmento mais alto da pirâmide. Dirige-se a pessoas de alto poder aquisitivo ou com muita necessidade de diferenciação, que estão dispostas a pagar um valor superior para entrar no clube dos exclusivos e observados em qualquer reunião ou evento. Basicamente, para poder dizer "pertenço, sou único e superior". Este segmento valoriza muito a exclusividade e estará disposto a pagar para manter sua situação (Artigo: Disparadores de compra para aumentar as vendas).
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Um dia, o gerente de vendas começa a receber chamados de seus subordinados reportando que as vendas do exclusivo produto estão baixando e que custa muito encontrar novos clientes. Este é o momento de baixar o preço e abrir o jogo a outro segmento. Não esquecendo que há muitos consumidores que querem ser parte do clube exclusivo, mas não podem ou não estão dispostos a investir tanto. Estes estão esperando que o preço chegue a um nível aceitável. O gerente comercial deve pôr em prática a segunda etapa do "princing" Chegou a hora de baixar o preço e incrementar as vendas, agora apontando a um segmento mais baixo e amplo. Isto permite o acesso a todos esses consumidores que por fim podem adquirir seu tão precioso produto
(Artigo: PRICING: SEGMENTAÇÃO POR PREÇOS).

Mas que acontece com os clientes que pagaram, muitas vezes o dobro por ser os primeiros? É lógico: começam a sentir-se insatisfeitos e muitas vezes até traídos. Mas isto sucede se o gerente de marketing não pôs em funcionamento a segunda etapa do plano, que consiste em lançar um produto novo com algum diferenciador que consiga manter a distância entre o segmento Premium e o resto.

Esta diferença muitas vezes se limita a uma mudança no desenho ou técnica. Pode ser mínima, mas é o marketing (com seu poder de comunicação) é encarregado de assegurar que dita mudança voltará a conseguir o estado de exclusividade. O preço do produto inicial seguirá diminuindo e abrangendo cada vez mais consumidores até chegar aos segmentos mais baixos, cuidando muito bem de que cada público não se sinta traído e mantenha suas diferenças. Esta estratégia também é aplicada em muitos serviços, como por exemplo a televisão por cabo. Neste caso a diferenciação costuma ter até diferentes nomes: "Clientes Premium, Combo básico, etc". É muito importante que as diferenças sejam claras e estejam bem comunicadas, para que cada segmento fique conforme com o que recebe (Artigo: A estratégia de Preços DA APPLE: um GOLPE a seus clientes?).

Porém devemos esclarecer que esta estratégia não é aplicável a todo tipo de produtos, senão que se circunscreve a um seleto grupo, que deve ser muito inovador e com muito trabalho de Branding!

Prof. Jonatan Marco Loidi
Set Consulting

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