1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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O que pode nos ensinar UBER sobre os preços?

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sala dos artigos de gerenciamento

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Os preços estão se liberando de sua tradicional camisa de força, e não me refiro apenas aos movimentos que impactam a inflação, mas sim as novas práticas de gestão que estão começando a se espalhar em diferentes mercados. Assim, os preços se flexibilizam e se ajustam ao momento e ao local, ou seja ao valor real que nesse momento representa o que está sendo consumido por cada cliente. Estamos assim, entrando na era de preços dinâmicos e personalizáveis. O estrondoso desembarque da Uber (Wikipedia) em muitos países e cidades, além de revolucionar o transporte pessoal, é também um sinal desta nova tendência para a gestão de preços (Artigo: O valor dos resultados na fixação de preços).
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O serviço de táxis sempre se há valido como critério principal, da distância recorrida pelo passageiro para definir os preços. Em algumas cidades, timidamente tem-se começado a incorporar novos critérios para definir a tarifa, como por exemplo o horário ou dia da semana em que se realiza a corrida. No entanto, ainda há muito terreno a cobrir, e para entender basta apenas analisar o "ultra flexível" modelo de preços
(E-hailing) que utiliza Uber (Artigo: erros e acertos na inovação de produtos).
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Em inúmeros mercados, Uber aplica um sistema patenteado de preços, que além de considerar as variáveis tradicionais como "distância e tempo do percurso", ajusta o preço segundo as condições da "oferta e demanda", no preciso instante da contratação do serviço. Este sistema se conhece como “Surge Pricing” o tarifa dinâmica. Assim, um usuário que solicita um traslado num determinado momento e numa zona de alta demanda, irá se enfrentar a tarifas superiores as habituais. Isto significa que o preço normal do percurso, será ajustado por um fator previamente informado, que deverá ser aceito pelo cliente. Assim o percurso poderá pagar-se 30% a mais, o dobro, triplo e em alguns casos, dez vezes mais que o normal!
(Artigo: Decompor preços como uma espécie de "engano"...).

Este sistema tem vários objetivos: conter a demanda, estimular a oferta (somar mais motoristas Uber nesse momento e local) e, claro, ganhar mais dinheiro através da tarifa adicional, atribuído a clientes que precisam se deslocar naquele momento específico e naquele local. Esse tipo de política não está isenta de polêmicas controvérsias, e de fato Uber ganhou suas queixas em determinadas situações, como no caso das taxas cobradas em algumas cidades dos Estados Unidos no Ano Novo ou nos dias de fechamento do trânsito de veículos por poluição na cidade do México (Artigo: 7 métricas que vão lhe ajudar a melhorar as vendas).
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A tecnologia é a sua maior aliada: mas como a criatividade não tem limites, essas polêmicas também tem gerado engenhosas respostas de parte dos usuários preocupados com os preços multiplicados. Assim, alguns desenvolvedores criaram alguns (apps) aplicativos como "surge protector" o "no surge", para identificar áreas onde Uber não está aplicando o "surge pricing" e, assim, andando alguns quarteirões um usuário pode evitar pagar as tarifas multiplicadas. Este caso de Uber nos mostra por um lado como os preços dinâmicos podem ajudar a capturar rentabilidade adicional em certas situações particulares, mas também nos alerta dos desafios a considerar (Artigo: Estratégias de Aquisição e Prospecção Seletiva...).

Os problemas surgem quando o cliente percebe que os preços praticados não são baseadas em uma base justa e razoável. Para minimizar estas situações é fundamental a transparência e uma adequada comunicação prévia ao cliente, sobre as condições da aplicação do regime de preços nas tarifas. E também, devemos aceitá-la, e para isso se requer uma mudança cultural que naturalize este tipo de práticas. A boa notícia é que essas mudanças já estão ocorrendo. Preços dinâmicos são uma realidade há anos na venda de passagens aéreas e hotéis, onde eles são totalmente aceitos pelos clientes, e não geram qualquer conflito (Artigo: A estratégia de Preços DA APPLE: um GOLPE a seus clientes?).
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Este tipo de soluções devem continuar a se desenvolver e melhorar em outros mercados onde os preços dinâmicos tem altíssimo potencial, como a venda on-line, o transporte de cargas rodoviárias, os moto boys, transporte público de curta e longa distância, a logística, os espetáculos artísticos e esportivos, os estacionamentos, apenas por mencionar alguns de muitos exemplos possíveis
(Artigo: Vender mais ou Vender melhor?).
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Além disso, embora sem chegar a este nível de dinamismo, é também uma tendência que se consolida e se expande, a personalização de preços mais elevados através de critérios de segmentação em uma variedade de setores. Sem ir mais longe, o bilhete final para o supermercado pode exibir múltiplas variantes, dependendo das promoções vigentes do dia em que se realizam as compras, o cartão de credito utilizado, se dispõe ou não cartão de fidelidade do estabelecimento e até da filial escolhida onde estamos comprando
(Artigo: Quanto investir na aquisição de novos clientes).

A personalização dos preços é uma tendência que veio para ficar: como as empresas implementar essas ferramentas será profissionalmente oportunidades para melhor adaptar os preços à avaliação dos clientes e também gerar um impacto positivo na rentabilidade. Aqui deixo algumas questões interessantes para avaliar a implementação de precificação dinâmica na sua empresa:

Existem situações específicas em que o valor percebido do produto "sobe ou desce" e forma clara para os clientes?
Pode identifica-los e estabelecer um padrão de antecedência?
É a política de preços da empresa suficientemente flexível para se adaptar a estas situações?
Entende de que forma poderia dinamizar seus preços sem gerar conflitos com seus clientes?

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PROF. Ariel Baños
Fundador de fijaciondeprecios
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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formado em Economia e Máster em Administração de Empresas (IDEA). Presidente e fundador de fijaciondeprecios.com, a primeira organização no mundo hispano especializada em fixação de preços. Membro da Professional Pricing Society de EUA, onde realizou diversas publicações profissionais. Professor da Escola de Negócios de IDÉIA Buenos Aires, a cargo dos programas executivos sobre Pricing. Durante sua carreira profissional ocupou diversos cargos gerenciais numa empresa multinacional do setor automotriz, onde estava a cargo das políticas de pricing para América Latina.

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Outros excelentes artigos traduzidos e Publicados pelo jornal sdr DO PROF. Ariel Baños:

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