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Cinco princípios básicos para vender

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Vender de forma natural e com sucesso é uma arte que requer anos de prática. Conquanto cada negócio tem sua própria fórmula e que lhe funciona para captar clientes, há certos princípios que são importantes e que se aplicam para as vendas da maioria dos produtos e serviços. O consultor Geoffrey James nos conta num de seus artigos, cinco princípios básicos para vender, segundo sua experiência:

Vender é escutar 60% e 40% falar. Quando estejas tendo uma conversa com um cliente, teu objetivo principal é sempre encontrar a maneira de como ajudá-lo. Isto é impossível se estás falando o tempo todo (Artigo: Como deve ser uma apresentação comercial?).

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Uma mensagem de vendas consta de duas orações: primeiro, por que teus clientes te contratam? e segundo: por que fazes o que fazes melhor do que os demais?. Se teu negócio não pode responder estas duas perguntas, não estás vendendo, estás perdendo dinheiro e um tempo precioso (Artigo: Conheça seu cliente, antes de se casar com ele).
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Os clientes se preocupam pelo seu próprio negócio, não por ti. Cada conversa de vendas deve levar-se a cabo desde a perspectiva do cliente e não desde a tua. Em vez de dizer: "meu produto é o melhor", é preferível dizer: "assim é como meu produto pode te ajudar em qualidade, margem e rotatividade".
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Tua reputação sempre te precede. No atual mundo interconectado, pode-se assumir que qualquer pessoa interessada em teu negócio sabe exatamente quem és. Mesmo que estejas comunicando-te com um cliente desde outro continente, a história de teu escritório e tua própria performance, aparecerá realizando uma busca em Google (Artigo: O que leva anos para conquistar e segundos para perder?).

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Vender se trata de construir relações. A diferença de qualquer discurso, os clientes só te comprarão se confiam em ti, se te respeitam, e se há conexão. Tudo o demais pode parecer insignificante. Converter-se no melhor vendedor não é tarefa fácil. Existe um caminho por percorrer, combinar elementos e ter esse olfato instintivo de todo bom empreendedor. (Artigo: Caráter não se compra, confiança e respeito se conquistam!).

ARTIGO RECOMENDADO:

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A credibilidade do vendedor

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