1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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Que devemos fazer com os preços em épocas de crises?

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Não há dúvida, que é uma pergunta difícil de responder. O mais importante, é que tem resposta. Neste artigo nos centraremos exclusivamente em analisar a situação desde o ponto de vista das ações comerciais sugeridas, dado que num momento de baixa de vendas, devemos alternar entre várias estratégias. Um significativo número de varejistas, indústrias e importadores costumam reagir automaticamente lançando promoções, oferecendo descontos especiais, e agregando serviços que antes não ofereciam por um valor igual a 0 (zero) ou simplesmente baixando todos os valores dos produtos na venda (artigo: Uma guerra de preços termina com muitas cruzes! ).

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Saquemos uma conclusão: se se vende menos e ainda por cima se reduzem os preços (e por conseguinte as margens de contribuição), estamos criando nossa própria convocação de credores de curto, médio ou longo prazo (concordata), fomos claros? É simples: o objetivo dentro de qualquer período de descenso de vendas é estudar o porquê da mesma. Que devemos observar?
(artigo: NEM SEMPRE abaixar preços É RECOMENDADO).

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Detalhamos uma série de pontos a ter em conta dentro desta situação:

A crise é interna de nossa empresa.
A Força de Vendas está desmotivada.
É uma baixa de vendas por aparição de concorrência nova ou desleal.
É uma crise econômica unicamente nos nossos produtos e serviços ou geral.
Os clientes manifestam novos comportamentos de compra (lembre que o mercado é muito dinâmico).
A estratégia que estabelecemos é concordante com o plano.
Controlamos periodicamente nossas ações.
Nossos fornecedores nos pressionam com condições de pagamento menos favoráveis.
A qualidade do nosso atendimento ao cliente é a esperada por eles.
Os clientes não veem valor em nossa proposta (pelo qual entendem que somos caros).
Estamos capacitados para conseguir novos clientes e recuperar os clientes inativos.
Mudou a forma de comunicarmos com eles.

Como pode apreciar, há muito por fazer antes de tomar a decisão de baixar os preços. Se realmente o mercado nos exige preços menores, precisamos detectar as novas necessidades e reformular a oferta. Precisamos analisar que deseja o cliente. Precisamos exercitar a criatividade com toda a equipe de Vendas e Atendimento ao Cliente. Precisamos organizar pequenos eventos (café da manhã de trabalho por exemplo) para estar cerca dos clientes e detectar novas oportunidades (artigo: O que pode nos ensinar UBER sobre os preços?).
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Lembre que falamos de reformular soluções com preços menores, em nenhum momento mencionamos uma utilidade menor. O principal é conservar, e quiçá aumentar, a contribuição marginal. Isto é o que sempre devemos ter presente. Simplesmente acorde todos seus sentidos, fundamentalmente escute, observe, analise, reformule, comunique, controle e meça os resultados. Isto é um ciclo virtuoso. Assim se combate o dinamismo do mercado incluindo uma crise relacionada com o descenso de vendas
(artigo: Oferecer descontos pode arruinar seu negócio).

artigo recomendado:

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O preço justo, para o cliente certo, no momento adequado

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