1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Costuma-se dizer que nas negociações, como no poker

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sala dos artigos de negociação

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Se você não sabe quem será a vítima, é porque a vítima é você... Na mesa de negociação, o principal objetivo de um negociador é alcançar o melhor resultado possível, sejam um salário maior, acessórios adicionais ao comprar um carro ou adquirir uma empresa por um preço menor. Não importa o que se negocia, o fator mais confiável do resultado é a quantidade de energia que se tem. Embora ter poder seja importante por muitas razões, existem duas maneiras fundamentais pelas quais o poder beneficia os negociadores (ARTIGO: Você corta o bolo e eu escolho primeiro...).

O primeiro benefício do poder é que ele encoraja os indivíduos, tornando-os mais confiantes, otimistas e proativos. O poder aumenta a probabilidade de que as pessoas considerem negociar em primeiro lugar devido a sentimentos mais elevados de direito e confiança de que um resultado positivo pode ser alcançado. Aqueles que têm poder também estabelecem preços de aspiração mais altos, fazem ofertas iniciais mais ambiciosas e reivindicam mais valor de seus oponentes. Isso é importante porque o tamanho da primeira oferta e qual parte se move em primeiro ou segundo lugar em uma negociação influencia a qualidade do resultado (ARTIGO: As táticas de negociação de um agente do FBI).

De fato, a pesquisa mostrou que aqueles que têm mais poder são mais propensos a fazer a primeira oferta em uma negociação e acabam com melhores ofertas.

A segunda maneira pela qual o poder beneficia os negociadores é protegendo-os contra as tentativas de outros para influenciá-los. O poder pode aumentar a resiliência pessoal em relação ao que está acontecendo no meio ambiente. Por exemplo, aqueles que têm mais poder são menos propensos a concordar com as opiniões dos outros do que aqueles que têm menos poder.

Ter poder também torna os negociadores menos suscetíveis às táticas de influência estratégica do outro lado. A pesquisa sugere que, por exemplo, ter poder reduz a probabilidade de que enfrentar uma contraparte furiosa (em oposição a uma feliz) leve a concessões maiores, ou que um negociador seja vítima de deliberar apelos de simpatia daqueles com menos poder.

Dado os vastos benefícios de ter poder em uma negociação, saber como adquiri-lo é crucial. Em nosso artigo, “Os quatro cavaleiros do poder na mesa de negociações”, no Journal of Business & Industrial Marketing , identificamos quatro importantes fontes de poder, de onde elas vêm e como elas ajudam (e algumas vezes prejudicam) os negociadores na barganha. Em nosso artigo, definimos o poder nas mesas das negociações como a probabilidade de um indivíduo influenciar a negociação em direção ao seu resultado ideal. As quatro fontes mais importantes de poder que podem aumentar as chances de um negociador alcançar seu resultado ideal são: "alternativas, informações, status e capital social":

Alternativas: a força da alternativa de alguém, ou é uma alternativa para um sucesso social (BATNA), é provavelmente a mais importante fonte de poder. Quando os negociadores têm uma oferta externa atraente que entra em negociação, eles são menos dependentes da outra parte para alcançar seus objetivos do que quando têm uma alternativa não atraente ou nenhuma alternativa. Uma oferta alternativa valiosa permite que um negociador exerça pressão sobre o oponente, por exemplo, ameaçando sair da mesa de negociação se a outra parte não puder exceder as expectativas. Os negociadores também tendem a usar suas alternativas como um ponto de referência ou proxy, quando fazem ofertas à outra parte. Assim, ter uma alternativa forte fornecerá um ponto de referência mais ambicioso e fará com que os negociadores peçam mais. A desvantagem de usar as alternativas como pontos de referência é que os negociadores às vezes se concentram demais em suas alternativas. Pesquisas sugerem que os negociadores que têm uma alternativa não atraente acabam pedindo menos do que aqueles que não têm alternativa alguma. Isso ocorre porque as ofertas dos negociadores são “pesadas” pelo baixo ponto de referência que sua alternativa não atraente oferece. Assim, os negociadores devem ser cautelosos em confiar em qualquer alternativa, mas se concentrem em gerar uma alternativa única e forte (ARTIGO: Negociadores experientes não perdoam).
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Informações: uma segunda fonte de energia vem da informação relevante para a negociação. É muito valioso, por exemplo, ter informações sobre as preferências do outro lado ou o preço de reserva (por exemplo, sua disposição máxima para pagar). Se um negociador aprende o preço de reserva da contraparte, ele pode simplesmente fazer uma oferta que seja marginalmente melhor que esse preço. As informações também podem incluir o conhecimento de práticas culturais - como táticas que podem ser ofensivas à contraparte - e a compreensão das preocupações e restrições dos oponentes, bem como a experiência geral em negociação. Negociadores podem obter informações de várias maneiras. Primeiro, os negociadores podem fazer o dever de casa durante o estágio de planejamento (muitas vezes subestimado e negligenciado) da negociação. Segundo, os negociadores podem obter informações durante a negociação fazendo perguntas como: “por que você quer comprar (ou vender) este item? Quais são as suas preferências nesta questão? ”. Terceiro, os negociadores podem continuamente tentar ter a perspectiva de suas contrapartes. Colocar-se no lugar da outra parte ajudará a fazer um palpite sobre seus objetivos e prioridades (ARTIGO: As negociações tendem a ir melhor quando há confiança).
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Status: ainda outra fonte de poder em uma negociação é status, ou à medida que um negociador é respeitado pelos outros. Como os indivíduos com status baixo tendem a se submeter àqueles com status mais elevado, é mais provável que as exigências feitas pelos negociadores de alto status sejam concedidas. Negociadores de alto status também são vistos como mais competentes (mesmo que não sejam) e tendem a ser favorecidos como parceiros de negociação por outros. O status tende a ser relativamente fixo e só pode ser acumulado lentamente ao longo do tempo. Os negociadores devem, portanto, ter como objetivo construir o status muito antes da negociação, construindo uma reputação de jogador competente e confiável.
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Capital social: o quarto cavaleiro do poder é o capital social. Quanto mais conexões sociais ou profissionais o negociador tiver, mais provável é que ele seja visto como mais influente. O capital social não é apenas sua própria fonte de poder, mas também atua como um facilitador para os outros três cavaleiros do poder. Por exemplo, ao ter uma grande rede social, os negociadores aumentam as chances de melhorar suas alternativas (por exemplo, muitas pessoas obtêm empregos através de sua rede), adquirindo informações valiosas sobre a contraparte e ganhando a visibilidade que é precursora de um status elevado. As conexões não precisam necessariamente ser amigos íntimos ou aliados para serem valiosas. Estudos têm mostrado que os chamados “laços fracos”, relações sociais caracterizadas por interação pouco frequente e um baixo nível de proximidade, podem ser úteis. Laços com colegas anteriores ou amigos distantes exigem menos manutenção, mas podem ser ativados quando necessário (ARTIGO: A formiguinha entrou no mercado do elefante).

A ordem em que descrevemos as fontes de poder refere-se à sua força e importância relativas. Uma alternativa forte é provavelmente a fonte mais valiosa de alavancagem que você pode ter. Informações detalhadas sobre sua contraparte também podem ser bastante poderosas, enquanto status e capital social operam de maneiras mais indiretas, como a facilitação de outras fontes de poder. Ter todos os quatro cavaleiros de poder é ótimo, mas nem sempre é necessário. Por exemplo, um negociador com uma alternativa fraca ou nula pode ainda ser capaz de negociar um resultado lucrativo confiando em informações sobre o preço de reserva da contraparte ou alavancando seu status.
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Uma lista de verificação de negociação: a chave em qualquer negociação é a preparação adequada. Antes de entrar em qualquer negociação, é útil passar por uma lista de verificação dos diferentes tipos de poder. Quanto mais poder você acumular, maior a probabilidade de obter um acordo melhor. Assim, você deve sempre se fazer as seguintes perguntas:

Quão boas são minhas alternativas?; Devo usá-los como pontos de referência?; Posso gerar alternativas melhores antes de entrar na negociação?
Que tipo de informação eu tenho?; Quanto eu sei da disposição do meu oponente para pagar?; Quais são as práticas de negociação adequadas?
Eu tenho uma posição positiva nos olhos da minha contraparte?; Eu fiz alguma coisa para prejudicar minha reputação entre seus colegas?
Posso usar minha rede social para obter informações, influenciar a situação a meu favor ou remover restrições que meu oponente possa enfrentar? (ARTIGO: NEGOCIAÇÃO COMERCIAL: UM PASSO ALÉM DA VENDA).

Considerar essas perguntas pode ajudá-lo a maximizar seu poder na tabela de negociação e aumentar a probabilidade de alcançar o resultado ideal de negociação.

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Prof. Michael Schaerer, Prof. Adam Galinsky e Prof. Joe Magee.

INSEAD Business School

Biblioteca exclusiva da INSEAD Business School

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INSEAD: Instituto Europeu de Administração de Empresas (em francês: Institut européen d'administration des affaires), é membro da Sorbonne Universités. The Business School for the World: o eslogan adotado pelo Insead demonstra claramente seu propósito de ser uma escola global. E assim ele tem sido há mais de 50 anos: já em sua primeira turma, em 1960, foram formados 45 estudantes de 14 nacionalidades diferentes. Apontada pelo Financial Times como o melhor programa de MBA do mundo, a escola de negócios tem alunos de 90 países diferentes e campi em três continentes. O campus original, na Europa, é localizado em Fontainebleau, a 60 quilômetros de Paris. O segundo localiza-se no distrito Buona Vista, em Singapura, e o terceiro, em Abu Dhabi. O corpo docente é composto por 148 professores oriundos de 40 países – sendo que alguns deles lecionam simultaneamente nos campus da França e de Singapura. É considerada como uma das melhores escolas de negócios do mundo, tendo o seu MBA obtido a primeira colocação no Global MBA Ranking do jornal Financial Times.

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