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Alguns chefes são um terror na hora de criticar

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O escritor inglês William Somerset Maugham (WIKIPÉDIA), alguma vez disse: a pessoa pede críticas, mas só espera elogios... Criticar sem ofender é uma das artes mais difíceis do mundo. Por isso, são muito poucos que a praticam. Os eleitos que o conseguem, são uns verdadeiros mestres da motivação:

Este relatório é um desastre, bramou o gerente, Vá escrevê-lo de novo! O funcionário ficou apavorado no escritório. A secretária do chefe, que tinha presenciado a cena, disse-lhe: não foi um pouco duro?... Com ares magnânimos, o gerente repôs: foi só uma crítica construtiva...

Segundo o artigo Dealing with Negative Feedback, da prestigiosa escola de negócios Insead de Fontainebleau, França, alguns chefes são péssimos na hora de criticar a seus subordinados. Outros, nem sequer o fazem e se escudam depois em frases como: não quero que se desmotive ou tem seus erros mas é um bom trabalhador. Habilidade para a crítica construtiva?: "zero" (artigo: Comentários impensados, Profissionais ofendidos).

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Mas os chefes que não se atrevem a criticar, têm um ponto a seu favor. Nada mais destrutivo para a auto-estima (e, em última instância, o rendimento) de um funcionário, que uma reprovação de seu chefe. Uma crítica mal formulada é veneno para a motivação. Segundo o estudo de INSEAD, existem dois tipos de críticas:

As mensagens funcionais motivam e melhoram a performance.

As mensagens desfuncionais paralisam e reduzem o rendimento.

Lamentavelmente, estes últimos são os que mais tem nas organizações. Em geral, as críticas são vagas, ruidosas, incompletas e carregadas de emoções. O segredo: convertê-las em mensagens racionais, precisas e bem focadas. Impulsionar a motivação dos funcionários através da crítica construtiva exige um trânsito desde o: "você é um desastre" ao "você é capaz de bem mais", um caminho desde a crítica disfuncional para a funcional (artigo: nem tirano, nem bonachão, mas de respeito...).

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A mensagem a transmitir é, em linhas gerais, o mesmo. Não se trata do que se diz, senão de como se diz. Em definitivo, conclui o estudo de Insead, converter-se num mestre da motivação exige o desenvolvimento de duas habilidades básicas:

Primeiro, aprender a diferença entre uma crítica de qualidade e uma crítica destrutiva.

Segundo, empatia!

A reação natural ante uma crítica é pôr-se na defensiva e procurar uma justificativa:

Como lhe cairia a você ser objeto da mesma crítica que está a ponto de realizar?

Como lhe agradaria que seu chefe se dirigisse para você?

Não existem receitas únicas, mostra a pesquisa de Insead, tudo se trata de um aperfeiçoamento da inteligência emocional. Mas, antes de mais nada, tenha sempre uma coisa em mente: se pode aprender a ser um bom crítico, excelente! Está no caminho para converter-se num motivador de primeiríssima linha. Se não lhe sai, cuidado! Melhor morda-se a língua e diga só o estritamente necessário. Jamais permita que em sua boca cresçam uns afiados caninos... O veneno mata a motivação! (artigo: Quando os vendedores vão embora, suas vendas também vão!).

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INSEAD Business School

Biblioteca exclusiva da INSEAD Business School

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INSEAD: Instituto Europeu de Administração de Empresas (em francês: Institut européen d'administration des affaires), é membro da Sorbonne Universités. The Business School for the World: o eslogan adotado pelo Insead demonstra claramente seu propósito de ser uma escola global. E assim ele tem sido há mais de 50 anos: já em sua primeira turma, em 1960, foram formados 45 estudantes de 14 nacionalidades diferentes. Apontada pelo Financial Times como o melhor programa de MBA do mundo, a escola de negócios tem alunos de 90 países diferentes e campi em três continentes. O campus original, na Europa, é localizado em Fontainebleau, a 60 quilômetros de Paris. O segundo localiza-se no distrito Buona Vista, em Singapura, e o terceiro, em Abu Dhabi. O corpo docente é composto por 148 professores oriundos de 40 países – sendo que alguns deles lecionam simultaneamente nos campus da França e de Singapura. É considerada como uma das melhores escolas de negócios do mundo, tendo o seu MBA obtido a primeira colocação no Global MBA Ranking do jornal Financial Times.

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Outros excelentes artigos Traduzidos e Publicados pelo jornal sdr, da escola de negócios Insead:

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