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Apesar das negociações serem um jogo duro

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sala dos artigos de negociação

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Você nunca deve permitir que elas se tornem um jogo sujo. Uma vez que você concordou com um negócio, nunca volte atrás a menos que a outra parte falhe no que prometeu. Seu aperto de mão é sua obrigação. No que me concerne, um aperto de mão vale mais que um contrato assinado (Victor Kiam). Negociar é uma competência essencial para um profissional de compras (Artigo: NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS: A PARÁBOLA DOS PÃES).

A negociação está envolvida em diversos momentos da vida, praticamente todos os dias se negocia, pode ser com os filhos o horário de uma festa, com o chefe um aumento salarial, com um amigo o lugar para almoçar, com a esposa a aquisição de um bem e etc, no entanto, para ser um bom negociador é preciso compreender e dominar a técnica.

Negociar bem não quer dizer ganhar e sim chegar a um consenso vantajoso para as partes envolvidas, conciliando objetivos e interesses em uma solução comum, para isso é necessário ter conhecimento de algumas questões (Artigo: a re-negociação de preços com clientes).

Etapas da Negociação: o objetivo em uma negociação é compreender de forma clara o propósito, criar formas de ganhos mútuos para as partes envolvidas, concentrar-se nos interesses e separar as pessoas dos problemas. Para que isso ocorra destacam-se as etapas abaixo:

Preparação e Planejamento: essa etapa refere-se ao conhecimento da questão, levantamento de dados, histórico de negociações, estudo das partes envolvidas, mercado, produtos, metas e quais os possíveis acordos. O objetivo é estabelecer os argumentos que serão utilizados.
Abertura: é o início da negociação, onde se expõe o que se espera e o que se pode oferecer no processo.
Exploração: nesta etapa, o diálogo é o principal, fazer perguntas e fornecer respostas. O objetivo é achar pontos comuns entre as partes, evitando destacar as diferenças.
Fechamento: com as informações obtidas nas etapas anteriores é nesse momento em que se busca um acordo. As partes procuram compartilhar suas expectativas de forma a criar valor mútuo e amplificar a relação custo/benefício.
Conclusão: ultima etapa na qual existe a formalização do acordo (Artigo: em negociação nada se recusa, tudo se redireciona).

Tipo de Negociação: identificar o tipo de negociação é fundamental para atingir um bom resultado:

Negociação interativa: o objetivo é achar uma forma de se chegar a um acordo em que todas as partes envolvidas sejam beneficiadas. A estratégia para atingir esse proposito podem ser muitas, desde a partilha de informações até a construção de uma relação de confiança. O desafio é a partir de um conflito se obter uma oportunidade de negócio benéfica para as partes respeitando as diferenças.
Negociação competitiva: o objetivo é alcançar o resultado esperado ou extrapolá-lo não havendo preocupação com relações futuras. Nesse caso o mais importante é conseguir concessões. Normalmente acontece um jogo de forças e ganha o lado com maior poder. A estratégia é empregada exclusivamente para conseguir vantagens.
Negociação distributiva: é caracterizada por um ambiente em que os ganhos não são os mesmos para as partes envolvidas. Define-se como dividir o resultado sem obrigatoriedade de ser em pedaços iguais, normalmente um lado ganha à custa do outro.
Negociação cooperativa: as partes estão preocupadas tanto em manter um bom relacionamento quanto em chegar a um bom resultado. É de extrema importância a troca verdadeira de informações para entendimento dos objetivos de todas as partes, assim como a criação de um relacionamento sólido e percepção acertada das questões, podendo se obter a uma solução comum (Artigo: Quem é seu oponente na negociação?).

Estratégia da Negociação: a estratégia pode ser entendida como a utilização dos recursos disponíveis e se apoia em três pontos primordiais: "tempo, informação e persuasão". Alguns autores destacam estratégias que são capazes de ser eficiente em qualquer lugar do mundo necessitando de pequenos ajustes na forma de utilização devido a cultura local.

Planejamento da negociação.
Assumir o método de benefícios mútuos.
Manter elevadas perspectivas.
Utilizar linguagem simples.
Efetuar várias perguntas e ouvir com atenção.
Produzir relações interpessoais sólidas.
Conservar a integridade pessoal.
Não efetuar concessões sem necessidade.
Fazer da paciência uma obstinação.
Se adaptar ao processo de negociação de acordo com cada ambiente.

Estilo na Negociação: conhecer o estilo do negociador pode representar um diferencial, e para isso se faz necessário analisar as características pessoais, organizacionais e culturais, desvendando o indivíduo por trás da mesa de negociação. A literatura aponta quatro estilos: Analítico, Apoiador, Controlador e Visionário. Essa identificação tem sido utilizada em mercados competitivos não apenas por identificar o perfil, atitudes, personalidade, mas também para auxiliar a negociação com pessoas de atitudes diferente da sua (Artigo: As negociações tendem a ir melhor quando há confiança).

Considerações Finais: o universo da negociação é muito amplo, com a capacitação e o desenvolvimento dos profissionais, é possível identificar as características do negociador, conhecer as etapas do processo e estabelecer as estratégias para facilitar o gerenciamento da negociação obtendo melhores resultados. Cabe ressaltar que negociar não é simplesmente comprar ou vender. Entende-se por um processo que envolve objetivos, criatividade, tomada de decisões, comunicação e capacidade de administrar conflitos (Artigo: A TÉCNICA DE RAPEL na negociação EM VENDAS).

Negociar é mais do que técnica, tática ou estratégia, negociar exige conhecimento, habilidades interpessoais e atitudes. No ambiente corporativo, a negociação é uma competência fundamental e se apresenta como uma importante ferramenta para o especialista em compras conseguir alavancar seus resultados.

Engª Verônica Lima

MBA em gerenciamento de projeto pela FGV
Especialização em Construção Civil pela UFMG

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