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Customer made: co-criação entre empresa e clientes

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Desenhar aproveitando idéias do público é uma nova tendência que a publicação especializada Trendwatching chamou customer-made. A tendência marca uma ruptura violenta com o modelo anterior de criação, de dentro da empresa, para fora. A tendência se afiança nem tanto porque tudo tenha que ser, ou vai ser, co-criado no futuro, senão porque aproveitar as experiências, habilidades e talento de centenas de milhões de consumidores em todo mundo é um enfoque totalmente diferente daquele processo introspectivo, onde as inovações das empresas produtoras se impunha ao público consumidor em todos os cantos do planeta (Artigo: Não confunda a verdade, com a opinião da maioria).

Mas as tendências não são nunca fenômenos repentinos senão processos que evoluem ao longo do tempo. Algumas merecem ser vigiadas durante anos, especialmente se representam uma nova definição do que constitui valor para os consumidores.

Segundo Trendwching, a tendência "customer made", ou seja criar em colaboração com os clientes, é uma das mais interessantes para seguir. Os especialistas definem o conceito feito pelo cliente dizendo que é o fenômeno pelo qual as empresas criam bens, serviços e experiências em íntima cooperação com consumidores criativos, aproveitando seu capital intelectual, e dando-lhes em troca, uma intervenção direta no que se produz, fabrica, desenvolve, desenha, processa, ou se dá em serviço. Dão, também, várias razões pelas quais a ambas partes poderia interessar-lhes a co-criação:

Em primeiro lugar, dizem, há uma questão de status, à pessoa agrada que a vejam, encanta mostrar suas habilidades ou idéias criativas.

Além do mais, porque algo em que teve participação ativa (e pelo qual se premia) deveria garantir produtos, serviços e experiências feitas à medida de suas necessidades.

Obter uma recompensa ou inclusive um ganho por ajudar a uma companhia a desenvolver a futura grande novidade é uma tentação irresistível.

Mas isso não é tudo, pareceria que, curiosamente, esta nova modalidade estaria convertendo-se num grande veículo para dar emprego, pois ajuda às empresas a recrutar um desenhista original ou um brilhante estrategista. Por último, estão o prazer e a satisfação que se derivam de fazer e criar, especialmente se você participa na co-criação com marcas que se admira e respeita (Artigo: conjoint analysis - análise conjunta).

O que a tendência não é: não é receber contribuições sem responde-los. Não é faça-o-você-mesmo. Não é customização, nem seguisse personalização, porque todas essas ações têm lugar depois de que as empresas decidiram quais são as características básicas, que produtos, serviços e experiências querem entregar aos consumidores (Artigo: Crowdsourcing: rompendo os dogmas da inovação corporativa).
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Desenvolvimento do produto: a forma mais fácil em que as marcas podem entrar ao customer made e aproveitar o cérebro da humanidade é anunciando concursos para o desenvolvimento de um produto ou serviço, abertos aos consumidores de todo o mundo. As últimas já realizadas vão além da debulhada fórmula: envie-nos uma idéia, ganhe um prêmio e não espere que realmente façamos algo com ela.

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O Concept Lounge de Nokia: convidava a desenhistas no Benelux a compartilhar idéias e desenho para um novo telefone elegante e original que a companhia queria apresentar. Chegaram-lhe propostas de todo o globo, e o ganhador foi um desenhista turco, Tamer Nakisci. Seu telefone, o Nokia 888, tem a forma de uma pulseira metálica que se usa ao redor do pulso como se fosse uma pulseira (Artigo: corram, não alcança para todos!).

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a cafeteira Nespresso InCar e chipcard: e o que serviu para um telefone, serviu também para o café. A concorrência de desenho 2005 para Nespresso tinha como objetivo imaginar o futuro dos rituais do café e gerou como resultado originalidades como a cafeteira Nespresso InCar (para fazer e tomar café enquanto se viaja de carro) e Nespresso Chipcard, um cartão que guarda as preferências dos indivíduos que ser registram e, quando as inserem numa máquina expendedora, se comunica com uma base de dados central para preparar uma xícara de café personalizado (Artigo: PRODUZINDO O QUE OS CLIENTES DESEJAM - CASO ECOSPORT).

artigo recomendado:

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Co-Branding: quando dois é melhor que um

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