antes de escrever uma carta de vendas, faça um rascunho
.
sala das idéias em comunicação
.
Já lhe aconteceu?: Tem que enviar uma mensagem importante por e-mail a um
cliente muito importante, dispõe-se a fazê-lo, senta-se e olha a tela do computador. Olha fixamente essa tela e ao final começa a escrever. Depois apaga o que escreveu, serve-se um café e começa de novo. Sem que o note, passou uma hora e talvez só tem uma boa frase.
.
sue Hershkowitz-Coore, autora de Power Sales Writing diz que este é um problema comum e que a origem do mesmo é não ter um plano para escrever. Para escrever mais rápido, com clareza e de forma convincente, siga os
3 passos do processo que ela propõe cada vez que tenha que pôr algo por escrito.
a. Faça um rascunho: - Este passo o ajuda a concentrar-se no que tem que dizer, antes de começar a redigir. Exige que você responda as seguintes quatro perguntas:
-
Por que estou escrevendo?
-
Que quero dizer?
-
Que quero conseguir ou que motivação tenho para escrever?
-
Qual é o passo seguinte e quem vai dá-los?
Claro que são perguntas simples, mas o obrigam a entender por que escreve e o que quer conseguir ao escrever. Escreva as perguntas, remeta-se a elas com freqüência e se poupará horas de apagar tudo e começar de novo frente à tela.
Fazer um rascunho ajuda a escrever de forma mais convincente porque se começa com uma idéia clara do objetivo do documento. Quando você sabe aonde vai e como quer chegar ali, tem mais possibilidades de chegar a destino.
B. Escreva: - Agora que sabe o que quer conseguir com a carta ou mensagem, sente-se e comece a escrever. Não seja crítico do que lhe sai. Tire de sua cabeça a parte analítica, essa parte que lhe diz:
apaga isso, não serve; muda-o; essa não é a palavra correta. Siga avançando com suas palavras, não importa. Se não lhe sai a palavra exata que quer, escreva PALAVRA ou use um montão de símbolos e siga. Não perca o tempo tratando de pensar na palavra perfeita durante a etapa criativa. A etapa criativa é para criar.
c. Revise: - Agora é quando pode liberar essa parte analítica de seu cérebro e pô-la a trabalhar. Leia o que acaba de escrever.
Esta é a etapa em que pode mudar palavras, mover frases, ajustar um parágrafo sem nexo e verificar a ortografia e a gramática. Com estas revisões, você transforma um simples rascunho de seus pensamentos numa mensagem clara e coerente.
Gerhard Gschwandtner
publisher - Selling Power magazine
Soluções de sucesso da gerência e vendas