1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Como seria o e-mail perfeito?

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artigos de atendimento - artigos de vendas  -  artigos de representação

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Quase 70% dos usuários que recebem um e-mail simplesmente o consideram spam se o "assunto" não agrada ou não lhes desperta interesse. Graças a estes dados da empresa de consultoria Convencer & Convert, precisamos nos manter alerta de como o "assunto redatado no e-mail", pode influenciar negativamente a taxa de abertura dos nossos e-mails. Ou seja, se você quer que seus destinatários leiam o que lhes envia por e-mail, precisa realizar um excelente trabalho de redação no "assunto", que chame a atenção e esteja ligado diretamente ao conteúdo do e-mail (ARTIGO: QUANTAS CONSULTAS TERMINAM EM VENDAS?).

Jena McGregor do The Washington Post nos lembra que das 6 as 8 horas da manhã, é o horário mais usual no qual consultamos o nosso e-mail antes de começar o dia. Se somarmos a informação da empresa de Marketing Sherpa Email Marketing, que nos indica que o ROI do e-mail, é duas vezes maior que as chamadas de prospecção, então temos no e-mail uma poderosa ferramenta de vendas.

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E se ainda soubermos da máxima publicada pela empresa Aberdeen Group, de que os e-mails personalizados (direcionados com nome) melhoraram o click-through (cliques direcionados) em 14% e aumentam as taxas de conversão em 10%, então teremos umas altas taxas de sucesso ao utilizar os e-mails como forma de captar comercialmente e realizar vendas.

Especialistas em administração nos advertem que se queremos ter uma boa chance de nos tornarmos visíveis nas caixas de entrada de e-mails dos nossos futuros clientes, o impacto comercial deve ser direcionado pela manhã. A maior taxa de CTR (Click through Rate ou taxa de cliques), uma das métricas mais importantes para saber se sua estratégia de e-mail marketing está funcionando ou não, vem com um bom café da manha, já que é primeira coisa que fazemos. É neste horário que analisamos o que nos espera ao longo do dia e é quando limpamos a caixa de e-mails (ARTIGO: Antes de escrever uma carta de vendas, faça um rascunho).

Porém é extremamente importante prestar atenção no "CTR (Click through Rate ou taxa de cliques)", que é uma métrica que precisa ser acompanhada frequentemente, pois calcula o desempenho de cada e-mail marketing enviado, mas que pode mudar diariamente, pois um usuário que não viu o e-mail ontem, pode visualizar ele hoje ou amanhã, por exemplo.

Uma outra métrica importante, é o cálculo do "CTOR - Click To Open Rate". Neste caso, o número de assinantes que clicaram em qualquer link das ofertas enviadas no e-mail, divididas pelo número de e-mails abertos, e o resultado, que deve ser multiplicado por 100. Estes dados podem ajudar a avaliar a qualidade do conteúdo e nível de engajamento dos assinantes. Desta forma você vai ser capaz de aperfeiçoar o desempenho de suas campanhas comercias por e-mail e se ajustar às expectativas de seus assinantes.

A mensagem: antes de pensar no texto, se pergunte o que você quer comunicar. Simples assim, você tem que se apresentar primeiro e mais importante ainda, informar o seu leitor como você pode ajudá-lo. Com esta abertura, irá despertar o interesse dele, já que está querendo oferecer uma solução para o problema que ele tem. Ou seja, devemos falar dos problemas dos leitores, de suas necessidades, desejos ou temores. Não de nós nem de nossa empresa e a quão prestigiada é no mercado. O caso é que provoque no potencial comprador, sua atenção e isto só o conseguirá falando dele e do que lhe interessa. Desta forma o potencial comprador, entenderá que você não chegou nele para vender, mas para ajudar (ARTIGO: Thomas Smith: UMA VEZ NÃO BASTA).
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A solução: todos gostam de receber um mimo e mais ainda, de ganharmos uma ajuda para solucionar os nossos problemas. Ou seja, seu potencial comprador tem que ser a única alma viva deste episodio, para que você possa demonstrar o quanto se importa com ele, e como sua oferta chega a boa hora e extremamente adaptada ao problema que ele tem, o que irá deixar claro que não está pensando em vender, mas em solucionar a necessidade dele.
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O serviço de qualidade: o passo seguinte é você explicar que não quer que ele perda tempo ou que deixe de fazer o que está fazendo para lhe dar atenção, mas sim para que ele saiba, que você o irá aguardar ate que ele possa se comunicar. Isto dará ao seu leitor, a completa sensação que você não está junto a ele para lhe vender, você está ai com ele, para quando ele quiser, puder e tiver vontade, lhe solicitar a solução do problema que ele tem, sem hora, sem dia, sem compromisso. Você está ai com ele, porque você é um parceiro e quem assim é, está sempre a disposição (ARTIGO: Faça seu cliente ficar de boca aberta!).
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Seus meios de contato: e o que ele tem que fazer para saber mais dessa sua solução e como ela irá se encaixar para o problema ou necessidade que ele tem? Simples, você está deixando todos os meios de contatos seus (fone, celular, skype, um formulário de contato e a landing page onde poderá ter acesso exclusivo da oferta), para que seu cliente posso conhecer num clique ou lhe responder e solicitar maiores informações, sejam elas oferecidas numa conversa, visita ou solicitando um e-mail com maiores informações (pdf, folder, preços, modelos, etc). Veja um exemplo de como deixar seus contatos a disposição:

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Meu horário de atendimento é das 08h30min até 18h, de segunda a sexta feira. Estarei disponível para esclarecer suas dúvidas, verificar entregas, planejar seu orçamento e oferecer todas as informações complementares para que possa analisar a funcionalidade e realizar sua compra. Meu compromisso é estar do seu lado, desde o inicio da sua consulta é inclusive depois de receber o produto tão desejado! Conte com minha total assistência.

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Muito obrigado pelo contato, e tenha um ótimo dia!
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Luiz Carlos Dunk
DUNK Representações Ltda.

luiz@dunkrepres.com.br

www.dunkrepres.com.br

+00 55 51 8998 9898

A grande maioria das conversões por e-mail é alcançada quando o cliente entende que você não está ai para vender-lhe, mas sim para apresentar uma solução ao problema ou para satisfazer uma necessidade, e seu e-mail contém os meios de contato e um CTR, direcionado a uma landing page (página de oferta) exclusiva sobre a oferta.

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