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O uso das perguntas na comunicação comercial
(como conseguir sempre um sim)

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SALA DOS ARTIGOS DE VENDAS

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O Uso das Palavras: Em teoria, as palavras, servem para comunicar-nos. Na prática servem para muitas outras coisas, tais como mentir, impor-nos, mandar, influir, sugestionar, confundir... e bem mais, que também, de alguma maneira são formas de comunicação. De forma muito geral, as palavras positivas levam a resultados positivos, enquanto as negativas conduzem a situações negativas (Artigo: APENAS TRÊS PALAVRAS: SIM, NÃO OU TALVEZ).
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Técnicas de Fazer Perguntas: Quase sempre nos agrada que nos perguntem. Sentimo-nos importantes. Esta é uma debilidade que os profissionais em vendas sabem aproveitar, usando diferentes tipos de perguntas, para conduzir a conversa (Artigo: Descubra as brechas e venda mais).
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Perguntas Abertas: Servem para fazer falar. Normalmente começam pelas palavras:

Que? 
Como? 
Qual? 
Por que?

É importante escutar a resposta. É positivo combinar estas perguntas, numa bateria, com perguntas fechadas.

Perguntas Fechadas: São perguntas que se podem contestar com uma só palavra, quase sempre um sim ou um não:

Estamos de acordo...?
Está interessado em ganhar...?
você é sócio de...?

As perguntas fechadas: Começam sempre com um verbo ou com as palavras:

Quanto?
Quando?
Quem?
Onde?

Estas perguntas podem responder-se com um número, uma data, nome de uma pessoa ou de um lugar. É muito negativo usar uma série longa de perguntas fechadas. Parece-se a um interrogatório policial. Duas ou três perguntas fechadas e uma aberta é uma boa combinação (Artigo: Saber perguntar é uma arte que poucos dominam).

Perguntas de Controle: Servem para saber se nos compreenderam e para aplicar a Técnica de Reformular. Permitem-nos descobrir e compreender as verdadeiras razões, desejos e motivações de nosso interlocutor.

Se lhe compreendi bem,...?
Você disse que...?

Estas Perguntas de Controle nos permitem repetir argumentos de vendas ou voltar sobre um ponto de nosso interesse.

Perguntas Sugestivas: Servem para sugerir uma resposta.

Verdade que sim?
Pelo que você diz, estamos de acordo em...?

Perguntas Criativas: Servem para disparar a imaginação ou para dirigir o pensamento para um ponto concreto:

você já Pensou nos benefícios...?
Como crê que reagirão seus clientes?

Perguntas Eco: Estas perguntas não procuram resposta. Servem para fazer falar mais à pessoa que está falando. Usadas com habilidade ficam bem. O abuso destas perguntas é típico de pessoas intrusas (Artigo: communication skills - destrezas na comunicação).

Sim ...?
E daí mais...?
Ah...?
E então...?

No caso destes exemplos os pontos suspensivos não significam que você deva ampliar a pergunta, senão que deve dar ênfase à entonação.

Perguntas Negativas: Servem para conseguir um NÃO por resposta. Os profissionais em vendas não as usam, exceto se desejam receber uma resposta negativa, como no seguinte exemplo:

Verdade?
Amorzinho, não queres ir ao cinema esta noite, né?

Num plano mais sério, para conseguir um NÃO basta com perguntar:

Você não acredita...?
Não tem tempo pára...?
Não lhe parece...?

Perguntas Positivas: Servem para conseguir um SIM por resposta. Os bons vendedores as usam com freqüência e naturalidade. Seguindo com o exemplo anterior, as perguntas positivas são:

Você acredita...?
Tem tempo para...?
Parece-lhe...?

Estas perguntas podem induzir a resposta afirmativa, como por exemplo, nos mesmos casos anteriores podemos dizer:

Em sua opinião...?
Quando nos vemos, a segunda-feira às 10 ou a terça-feira pela tarde?
Verdade que estamos de acordo em...?
Você disse…?
Verdade que se?

Técnicas de Fazer Perguntas: Quase sempre nos agrada que nos perguntem. Sentimo-nos importantes. Esta é uma debilidade que os profissionais em vendas sabem aproveitar, usando diferentes tipos de perguntas, para conduzir a conversa. Em geral, as perguntas são eficazes se feitas com um objetivo claro, ou seja com o propósito de afagar ou de obter informação ou conseguir um sim por resposta. Pierre Rataud, famoso vendedor e autor de vários livros, conta o episódio do jesuíta e o franciscano que queria fumar durante a oração. Ambos pediram autorização e só o jesuíta conseguiu a permissão:

O Jesuíta perguntou: Posso fumar enquanto rezo...?
O Franciscano fez a pergunta de outra forma: Posso rezar enquanto estou fumando...?

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Prof. Máximo Kinast

biblioteca exclusiva do professor

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Outros Excelentes artigos traduzidos e editados pelo jornal SDR do prof. máximo Kinast:

TÉCNICA DE VENDAS aida

são rentáveis meus vendedores?

Análise e fórmula do ponto de equilíbrio

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