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Os erros de um Gerente de Vendas

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SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO

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Contratar uma equipe de vendas não é o suficiente para garantir o seu sucesso em vendas. Acima de tudo, você precisa de um excelente gerente de vendas para que a equipe de vendas realmente produza acima das expectativas. Aqui vão alguns erros comuns que os gerentes de vendas cometem em suas gestões:

Falta de reconhecimento: é sempre mais fácil reconhecer o trabalho bem feito de um vendedor nos cinco minutos finais da reunião de distribuição de objetivos do mês do que criar um novo espaço e momento para reconhecer o trabalho dos funcionários. Não faça isso, crie um momento dedicado ao reconhecimento do trabalho dos funcionários (Artigo: Força de vendas - motivar para ganhar).
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Falta de um Plano de Vendas: um erro muito comum entre os gerentes de vendas é não ter um plano de vendas. É incrível, mas é verdade, são poucos os gerentes de vendas que tem um plano verdadeiro de vendas para os próximos 30 dias. Para a grande maioria dos gerentes de vendas, o plano de vendas se resume a definir a meta do mês, ter produtos em estoque e agenda de visitas. Uma bem-sucedida equipe de vendas requer um acompanhamento constante do plano de vendas (Artigo: Fora os planos de vendas a curto prazo).

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É responsabilidade do gerente assegurar que cada vendedor tenha o seu plano de vendas com as atividades diárias pela qual o vendedor será medido. Um plano de vendas de um gerente comercial deve contemplar:

O Desenvolvimento dos Vendedores: a maioria dos planos de vendas falham porque eles são desenvolvidos pelos gerentes e não pelos vendedores. Para assegurar que um plano será aceito, faça com que cada vendedor desenvolva o seu próprio plano, e dirija-os em direção aos objetivos certos (Artigo: Os principais erros do Manual de Vendas).
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Revisão Regular: um plano de vendas deve ser revisado todas as semanas, para não dizer todos os dias. A revisão do plano requer a revisão dos resultados contra o plano e contra novas oportunidades que podem ser abraçadas.
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Métricas de Vendas: um bem sucedido plano de vendas é focado em resultados e atividades. É preciso estabelecer as métricas de vendas adequadas para dirigir os resultados de vendas. Entre as prováveis métricas, algumas sugestões seriam: número de ligações telefônicas, número de visitas marcadas, número de clientes fieis etc. Mas atenção, não invente métricas demais. Foco nas métricas que importam para o seu negócio (Artigo: Como avaliar o desempenho em vendas, que indicadores usar?).

Falta de Suporte de Vendas: um erro muito comum é o gerente de vendas contratar vendedores novatos, ou até experientes, e soltá-los no mercado sem qualquer tipo de treinamento ou acompanhamento do seu trabalho. Não faça isso, estabeleça uma agenda de contato regular com cada um dos comandados (Artigo: não consegue seu OBJETIVO MENSAL DE VENDAS?).
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Falta de Delegar: a grande maioria dos gerentes de vendas monta suas equipes baseadas em esquemas militares. Comando e Controle. Faça isso, faça aquilo, agora, ontem, sem levar em conta que os Seres Humanos contratados possuem cérebro. Gerência de Vendas é uma parceria entre o Vendedor e o Gerente de Vendas. Uma efetiva gerência de vendas exige que o gerente de vendas compartilhe responsabilidades com os vendedores. Procure encontrar a melhor solução junto com o vendedor. Ajude o vendedor a ser bem-sucedido (Artigo: delegando responsabilidades a sua equipe comercial).

O trabalho do Gerente de Vendas é geralmente esquecido pelas empresas médias e pequenas, que procuram contratar vendedores sem se preocupar em liderá-los. Não faça isso. Tenha o Gerente antes do Vendedor. É ele que tem que vender, ser o exemplo, e criar a Cultura de Vendas da sua empresa, e não o vendedor (Artigo: ).

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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