1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

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Plano estratégico de desenvolvimento de clientes

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sala dos artigos de gerenciamento

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As empresas devem começar a conhecer a fundo a seus clientes para poder desenvolver estratégias comerciais a longo prazo. A figura do gerente de contas ou account manager, precisa mudar e desenvolver novas ferramentas de gestão. Só assim conseguirá cobrir as funções e estratégias de desenvolvimento dos clientes. Uma das ferramentas básicas desta metamorfose é o "fact book do cliente", ou registro de informações relevantes do cliente. E, desde um ponto de vista amplo, este cadastro deve recolher quatro blocos de informação (exemplo):

Interno: a história do cliente, sua missão, valores, estrutura acionária, estrutura organizativa e resultados econômicos.

Externo: notas de imprensa que contribuam um conhecimento sobre sua interação com os stakeholders (parte interessada ou interveniente, refere-se a todos os envolvidos em um processo, por exemplo, clientes, colaboradores, investidores, fornecedores, comunidade, etc.).

Nossa companhia: análise da relação histórica com o cliente, as cifras de negócio, os produtos ou serviços contratados, os acordos comerciais, as margens de contribuição, etc.

Com os Concorrentes: situação atual e passada de nossos concorrentes com o cliente.

Em meios mutantes, um conhecimento exaustivo do cliente permite ajustar os planos para investir em função das expectativas de crescimento e desta forma sair fora dos planos de vendas a curto prazo, centrados no fechamento mensal. Este livro do cliente é um caderno de cabeceira para o responsável de vendas. Ademais, junto com o plano de marketing da companhia, joga um papel crucial para criar um plano estratégico de desenvolvimento de clientes ou account plan (artigo: conhece o seu cliente? Conhece-o de verdade?).

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Num meio mutante e competitivo, com um processo de concentração de muitos setores, o conhecimento exaustivo do cliente permite ajustar os planos da companhia para investir neles em função das expectativas de crescimento. Deste modo, pode-se estabelecer uma estratégia de desenvolvimento no cliente, planejando-a. É o que se conhece como plano de conta, que para ser realmente efetivo deverá cobrir três áreas da relação com o cliente:

A área de Negócio: é a que permite estabelecer os objetivos de negócio no cliente, preços, margens, produtos e serviços, forma de pagamento, planejamento dos pedidos. E sempre deve estar em linha com o plano de marketing (ARTIGO: Pedidos individualizados: a gestão de estoques mais eficaz).

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A coordenação interna: devido a que a relação com o cliente é múltiplo, procura uma coordenação interna entre todas as áreas, para poder garantir a qualidade das relações. Deve-se romper com as áreas de vendas a curto prazo, enfocadas só ao fechamento mensal, e advogar por um desenvolvimento estratégico das vendas (ARTIGO: As vendas já não são mais o que eram...).
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As relações com o cliente: a gestão das relações com o cliente é para o key account (ENCARREGADO DA CARTEIRA) de vital importância. Várias pessoas e áreas funcionais do cliente participam de forma mais ou menos ativa nas relações comerciais, e temos de entender que papel joga cada um na relação comercial, procurando uma rede de contatos mais eficiente, que garanta o desenvolvimento e a defesa das relações comerciais (ARTIGO: a nutrição e o cultivo dOS LEAD E AS DUO COMERCIAIS).

O account plan dos clientes supõe, por tanto, uma análise ampla e profunda. Isto permite à companhia ter uma visão de sua relação comercial, identificando por um lado nossos pontos fortes e fracos com os clientes e, por outro lado, as oportunidades e as ameaças que possam surgir pelas ações da concorrência ou a situação do próprio mercado (ARTIGO: ANÁLISES DAFO...: Debilidades, Ameaças, Fortalezas e Oportunidades).

Os account plan supõem a ruptura com a tradicional imagem da área de vendas a curto prazo, enfocada exclusivamente ao fechamento mensal, e advoga por um desenvolvimento estratégico de vendas do negócio. Isto supõe uma labor bem mais exigente de despacho do que a tradicional do vendedor, e a preparação passa a ser crítica na política comercial.

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Prof. Antonio Díaz Morales

IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa

Biblioteca exclusiva da IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa

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IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa é uma escola privada fundada em 1958. O IESE Business School como é conhecido nos meios empresariais é a escola de pós-gradução em Administração de Empresa da Universidade de Navarra. Localizada no coração financeiro de Madri, o iese  é uma das melhores Business Schools do Mundo (confirmado por the Financial Times, The Economist, The Wall Street Journal, etc) sendo classificada constantemente entre as 5 melhores da Europa e entre as 20 melhores do Mundo. Com um perfil essencialmente empreendedor, criativo e inovador, o IESE atrai anualmente alunos do mais alto nível, procedentes de mais de 65 países.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa:

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A psicologia da espera Os estilos de negociação
Pode me fazer um favor? O método "de fora adentro"
Alto rendimento em vendas As chaves para uma boa venda
Vender é a arte de convencer Cliente satisfeito abandona a empresa?
De cliente satisfeito a cliente rentável O papel da intuição na tomada de decisão

Marcas próprias e seu impacto na venda

Quanto vale seu Cliente: Customer Equity
Seis bons conselhos para dirigir Vendedores 6 bons conselhos para dirigir vendedores
4 passos para conseguir um serviço excelente precision marketing: Marketing de precisão
Como melhorar os sucessos nos pontos de venda Definitivamente, o dinheiro não dá a felicidade
Algumas pautas para dirigir uma equipe de vendas Plano estratégico de desenvolvimento de clientes
Negociação: lições e estratégias da frente de batalha Podemos predizer o que elegerão os consumidores?
Venda consultiva: a excelência no processo comercial Os erros que todo diretor comercial deveria evitar
É rentável pagar a um super para que exiba seu produto? a renegociação de preços entre vendedores e compradores
Como e por que se identificam os clientes com as empresas Pedidos individualizados: a gestão de estoques mais eficaz

 

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