1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Os erros que todo diretor comercial deveria evitar

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sala dos artigos de força de vendas

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Nos pecados capitais da venda, o professor do IESE Cosimo Chiesa relata e nos convida a reflexionar sobre os 40 erros mais comuns que costumam cometer-se quando se dirige uma equipe de vendas, classificados em grandes áreas: "erros de estrutura; de direção em políticas de recursos humanos, na venda consultiva, no trabalho de rua e os erros de motivação":

Nada de improvisar: organizar estruturas comerciais e dirigir vendedores nunca foi tarefa fácil e menos ainda em momentos de crise econômica. Neste contexto, é necessário uma nova liderança comercial baseado em técnicas, e não em improvisação, e acompanhado de grandes qualidades humanas para defrontar com sucesso ao meio mutante. O vendedor do século XXI tem de trabalhar como um assessor de seus clientes, contribuindo conhecimento, dedicação e, por suposto, uma grande cultura de serviço. Para conseguir esta liderança, há uma série de erros que todo diretor de vendas deveria evitar, entre os que destacam os relacionados com as políticas de recursos humanos e a motivação (Artigo: o que motiva um profissional em vendas).
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Os vendedores são pessoas: para dirigir de forma inteligente a rede comercial é importante ter em conta alguns princípios básicos sobre direção de pessoas. Por exemplo, fazer os processos de seleção com pressas e sem ter definido previamente as concorrências do cargo ou não desenhar bons planos de acolhida podem arcar graves conseqüências na equipe. Outro erro habitual no âmbito da direção de pessoas é esquecer que a formação também é um arma para motivar às equipes. Neste sentido, é importante desenhar planos de carreira a todos os níveis e preocupar-se por detectar bons talentos dentro da empresa e prepará-los com tempo para cobrir postos clave quando se produzam vagas (Artigo: Até onde vai a responsabilidade de cada Vendedor?).

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Muitos diretores ignoram que os seres humanos se movem guiados por sua cabeça, mas em particular por seu coração: em pleno século XXI, somos uns analfabetos emocionais e seguimos trabalhando com ordens, metodologias, incrementos salariais, melhores carros e computadores de última geração. Isto é, centramo-nos no salário econômico e esquecemos o emocional. O salário emocional engloba precisamente tudo aquilo que um diretor sensível pode e sabe fazer para motivar a sua equipe sem custo algum para a empresa:

felicitar aos vendedores, preocupar-se por seus problemas, fomentar o crescimento pessoal dentro da organização, saber delegar, organizar algum encontro com os com a equipe fora da empresa, trabalhar para criar espírito de equipe… Fidelizar aos vendedores é também clave, porque a rotação contínua joga na contramão da própria empresa.

Não há que confundir liderança com gestão: Gestão é o que fazemos, liderança é o que somos. Hoje em dia há muitos gestores, mas poucos líderes. É importante perguntar-se que classe de chefe se quer ser: antes que chefe, és pessoa, e deve exercer uma liderança humana. Um bom líder inspira e dirige atitudes; consegue o desenvolvimento das equipes; é sempre proativo; sabe conquistar o coração e a mente de seus vendedores com objetivos concretos, pessoais e profissionais; demonstra honestidade e não procura a popularidade. Não se trata de impor o poder que confere a hierarquia da empresa, senão de ganhar-se a autoridade, essa capacidade de conseguir voluntariamente o que um quer através da influência e liderança que ganhou a base de trabalho (Artigo: Atendendo com qualidade total sua equipe comercial).

Por outra parte, à hora de definir os objetivos de vendas é necessário que estes sejam realistas, transparentes e coerentes. A supervisão do desempenho deveria ser quantitativa e qualitativa, e teria que se basear numa metodologia previamente desenhada e conhecida por todos os vendedores, para evitar cair em supervisões meramente subjetivas.

Outros pecados que convém evitar: a falta de comunicação entre os departamentos de marketing e vendas, um mau desenho dos planos comerciais ou esquecer as quatro fases de um processo de venda "atrair, vender, satisfazer e fidelizar" são três erros graves de nível estrutural que menciona. Outra falha que cometem muitas organizações é pregar que estão orientadas ao cliente, quando em realidade sua prioridade é reduzir custos e aumentar a produção. Esta falsa promessa deixa de lado a primeira regra de ouro da venda: dar ao cliente sempre algo mais do que espera receber pelo preço que pagou. E é que os vendedores as vezes pecam de pensar que a venda é uma carreira onde só importa a velocidade e cujo único objetivo é colocar o produto em oferta (Artigo: Você não nos consulta e nem nos ouve! ).

Em lugar disto, deveriam propor a venda consultiva, que se centra no longo prazo: preparar a visita; preocupar-se de conhecer ao cliente e suas necessidades; apresentar o produto ou serviço; fazer um seguimento do cliente e, sobretudo, fideliza-lo. Estes vendedores entendem a venda como uma carreira por etapas, na qual o reto é conseguir que o cliente siga sendo colega de viagem por muito tempo.

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Prof. Cosimo Chiesa de Negri
Autor do livro: Dirigir vendedores é bem mais

IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa

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IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa é uma escola privada fundada em 1958. O IESE Business School como é conhecido nos meios empresariais é a escola de pós-gradução em Administração de Empresa da Universidade de Navarra. Localizada no coração financeiro de Madri, o iese  é uma das melhores Business Schools do Mundo (confirmado por the Financial Times, The Economist, The Wall Street Journal, etc) sendo classificada constantemente entre as 5 melhores da Europa e entre as 20 melhores do Mundo. Com um perfil essencialmente empreendedor, criativo e inovador, o IESE atrai anualmente alunos do mais alto nível, procedentes de mais de 65 países.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa:

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A psicologia da espera
Alto rendimento em vendas Os estilos de negociação
De cliente satisfeito a cliente rentável As chaves para uma boa venda
Marcas próprias e seu impacto na venda Cliente satisfeito abandona a empresa?

Seis bons conselhos para dirigir Vendedores

O papel da intuição na tomada de decisão
4 passos para conseguir um serviço excelente 6 bons conselhos para dirigir vendedores
Como melhorar os sucessos nos pontos de venda precision marketing: Marketing de precisão
Algumas pautas para dirigir uma equipe de vendas Definitivamente, o dinheiro não dá a felicidade
Negociação: lições e estratégias da frente de batalha Podemos predizer o que elegerão os consumidores?
Venda consultiva: a excelência no processo comercial Os erros que todo diretor comercial deveria evitar
É rentável pagar a um super para que exiba seu produto? a renegociação de preços entre vendedores e compradores
Como e por que se identificam os clientes com as empresas Pedidos individualizados: a gestão de estoques mais eficaz

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