1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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4 passos para conseguir um serviço excelente

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sala dos artigos de serviços

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Às empresas lhes interessa atingir a excelência no serviço, mas não é uma tarefa fácil. Para conseguí-lo, devem inovar e melhorar continuamente seus modelos de serviço. No artigo "O desenvolvimento de um modelo de serviço inovador para um crescimento rentável", publicado em The European Business Review, os professores do IESE Philip Moscoso e Alejandro Lago propõem uma visão integral da prestação do serviço que assegura a coerência, entre a estratégia e as operações, bem como entre as necessidades dos clientes e as dos funcionários. Seu artigo constitui um caminho do mapa do tesouro para os profissionais que querem ajudar a suas empresas a atingir a excelência no serviço e, com isso, a rentabilidade e o crescimento (Artigo: Os 10 mandamentos de como servir um cliente).
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Prestação de um serviço global: os autores entendem por serviço a experiência pela qual a empresa satisfaz as necessidades dos clientes e gera valor. Não se trata unicamente do produto oferecido, senão de todo o processo e a experiência da prestação, dos que se deve fazer partícipe ao cliente. Tendo em conta que a prestação do serviço inclui elementos tangíveis e intangíveis, os autores expõem os quatro passos básicos para desenvolver um bom modelo de serviço:

Identifique o mercado objetivo: as empresas têm de pensar detidamente em qual é seu mercado, isto é, o tipo de cliente ao que querem dirigir-se. Para desenhar bem o serviço é necessária uma segmentação do mercado o mais precisa possível, já que quanto mais ampla seja, mais difícil será prestar um bom serviço. Pensemos, por exemplo, numa visita guiada a um museu. Quanto mais diverso seja o grupo de visitantes com respeito a seus conhecimentos, interesses, idade e nacionalidade, mais difícil será satisfazê-los a todos (Artigo: Prospectar = procurar e identificar clientes qualificados).
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Desenhe a proposta de valor: ao gerir os diferentes elementos que criam valor para os clientes, é importante entender que sua satisfação está determinada por suas expectativas e sua percepção do serviço. Só estarão satisfeitos se sua percepção é melhor do que suas expectativas. As empresas têm de ter presente que a percepção e expectativas dos clientes são subjetivas. Ainda que existem aspectos objetivos, como o tempo que devem esperar para ser servidos, no fundo o importante é a impressão que extraem dessa experiência pessoal, isto é, se o tempo de espera lhes parece demasiado longo ou não. Os diretores das empresas de serviços podem e devem gerir estas percepções e expectativas subjetivas. Tê-las em conta ao desenhar e controlar a interface do serviço é vital para que os clientes se sentam satisfeitos.
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Defina a estratégia operacional: a estratégia operacional basicamente define o modelo de negócio: como ganhar dinheiro vendendo uma proposta de valor aos clientes objetivo ou, o que é o mesmo, como obter valor dos custos. Também compreende a questão de como competir com outras propostas de valor do mercado. No caso de um restaurante, por exemplo, pode competir por ter uma localização ou um cozinheiro excelente. Se não, pode optar por oferecer preços menores ou uma comida sã. Em última instância, as empresas dispõem de duas possíveis linhas de ação (Artigo: o valor de um serviço de excelência).

Aumentar o valor que oferecem aos clientes. Por exemplo, através de um serviço personalizado ou de maior qualidade.
Reduzir o custo melhorando a eficiência das operações ou limitando a oferta de serviços ou a capacidade.

Logicamente, esta economia de custos deve ser sempre superior à diminuição do valor que percebem os clientes. O Cirque du Soleil é um bom exemplo, já que optou por aumentar determinados atributos de valor, como a carpa, e adicionou números que seus competidores não tinham (por exemplo, espetáculos de baile), bem como um argumento para cada produção. Todos estes elementos contribuíram a aumentar o valor percebido pelos clientes. Ao mesmo tempo, o Cirque du Soleil conseguiu reduzir custos contratando a artistas menos conhecidos e negando-se a utilizar animais em suas produções.
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Desenhe um sistema de prestação do serviço: as propostas de valor têm de ir acompanhadas do correspondente sistema de prestação do serviço. Os autores recomendam basear seu desenho no "corredor do cliente", ou processo de prestação do serviço pelo que passa o cliente. Neste corredor terá "momentos da verdade", os que mais determinam a satisfação do cliente. Para evitar ou corrigir qualquer problema que surja no corredor é imprescindível prestar atendimento às necessidades e sugestões dos clientes, bem como gerir inteligentemente suas expectativas. O bom deste sistema é que inclusive as experiências negativas podem transformar-se numa maior fidelidade do cliente se se atendem devidamente. Todos cometemos erros, e isso é algo que compreendem os clientes. O importante é que notem que a empresa faz tudo o possível para emendá-los (Artigo: Como os clientes querem ser tratados!).

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IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa

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IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa é uma escola privada fundada em 1958. O IESE Business School como é conhecido nos meios empresariais é a escola de pós-gradução em Administração de Empresa da Universidade de Navarra. Localizada no coração financeiro de Madri, o iese  é uma das melhores Business Schools do Mundo (confirmado por the Financial Times, The Economist, The Wall Street Journal, etc) sendo classificada constantemente entre as 5 melhores da Europa e entre as 20 melhores do Mundo. Com um perfil essencialmente empreendedor, criativo e inovador, o IESE atrai anualmente alunos do mais alto nível, procedentes de mais de 65 países.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa:

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A psicologia da espera
Alto rendimento em vendas Os estilos de negociação
De cliente satisfeito a cliente rentável As chaves para uma boa venda
Marcas próprias e seu impacto na venda Cliente satisfeito abandona a empresa?

Seis bons conselhos para dirigir Vendedores

O papel da intuição na tomada de decisão
4 passos para conseguir um serviço excelente 6 bons conselhos para dirigir vendedores
Como melhorar os sucessos nos pontos de venda precision marketing: Marketing de precisão
Algumas pautas para dirigir uma equipe de vendas Definitivamente, o dinheiro não dá a felicidade
Negociação: lições e estratégias da frente de batalha Podemos predizer o que elegerão os consumidores?
Venda consultiva: a excelência no processo comercial Os erros que todo diretor comercial deveria evitar
É rentável pagar a um super para que exiba seu produto? a renegociação de preços entre vendedores e compradores
Como e por que se identificam os clientes com as empresas Pedidos individualizados: a gestão de estoques mais eficaz

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