1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Pedidos individualizados: a gestão de estoques mais eficaz

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sala de artigos de representação

Poucas horas depois da morte de Elvis Presley em 1977, seus fãs correram às lojas de discos e esvaziaram as prateleiras. Um comerciante viu como desaparecia todo seu estoque de discos do "Rei" em apenas algumas poucas horas. O pior é que ele sabia que não ia receber novas entregas por muitos dias... O grande dilema dos lojistas era quantos discos novos pedir. Os experts do setor calculavam que a febre causada pela morte do Elvis, poderia traduzir-se em vendas de mais de 100 milhões de discos adicionais, quem não tive-se eles para venda, deixaria os fãs totalmente frustrados.

A gestão de inventários melhorou muito nos últimos 30 anos, mas "ter estoque ou não", sobretudo em casos como o do exemplo das lojas de discos, segue sendo a grande questão. Seria perfeito poder planificar sempre de forma antecipada e saber exatamente a quantidade de produto que quererão os clientes e quanto tempo se demorará em repor o estoque. Mas os pedidos urgentes já não vêm de uma fábrica próxima, como ocorria em tempos de Elvis, senão de lugares longínquos, inclusive de outros continentes, o que faz ainda mais difícil para os encarregados dos armazéns, calcular as complexidades dos custos de inventário frente às penalizações por atraso na entrega, quanto mais para os vendedores que assessoram os compradores das redes de varejo e dos próprios varejistas (artigo: quando os VENDEDORES se convertem em assessores).

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Em seu documento de investigação: "Políticas de inventário míopes", Víctor Martínez de Albéniz e Alejandro Lago, ambos professores de direção de operações e tecnologia do IESE BUSINESS SCHOOL, tratam de sincronizar os pedidos de reposição analisando todos e cada um dos movimentos dos clientes. Baseando-se em seus cálculos, os autores afirmam que pode ser melhor não planificar a prazo quando se faz um pedido: as vezes planificar para hoje ou manhã (cliente a cliente, venda a venda) pode ser a estratégia de abastecimento mais inteligente (artigo: Sistema LEAN: Produção, Venda e Entrega).

O modelo: os autores tomam como modelo um caso habitual... Uma empresa distribui a seus clientes um único produto, que a sua vez se o fornece um fornecedor externo localizado longe de seu negócio. O prazo de entrega que transcorre desde que se detecta a necessidade de uma reposição até sua chegada à loja, é fixo e o inventário se gere mediante um sistema regular de revisão periódica e pedidos. A empresa comprova o nível do inventário e negocia uma ordem de compra com o representante que o atende, que a sua vez emite um pedido e envia para a Representada, a qual entrega o produto num prazo de tempo determinado. Serve-se aos clientes se há estoque. Se não, têm que esperar e se lhes entrega depois, por ordem de chegada, quando se recebe o novo pedido (artigo: a re-negociação de preços com os compradores).

Ao final, a empresa acaba pagando uma quantidade por cada unidade mantida em estoque e uma penalização por cada unidade atrasada. Mas também acabará dispondo da informação necessária sobre custos, preços e demanda passadas e presentes.

Política de probabilidade básica: a política de otimização de reposições, costuma ser uma política de estoque básico, isto é, existe um nível de estoque ótimo, pelo que deveria igualar-se o nível de inventário a esse objetivo, ou não fazer nada se o nível atual está acima desse objetivo. Esta política costuma dar resultado em situações simples, nas que o tempo de entrega e os custos são fixos. Em cambio, quando os custos e os preços variam, não existem muitas fórmulas para calcular o nível de estoque básico, assim que se tem recorrer a uma simulação ou otimização numérica (artigo: desinteligências e desastres nos estoques).

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Dado que este enfoque "pode acusar a maldição da dimensionalidade", os professores do IESE partem de outros métodos que evitam esse problema num contexto de nível único; demanda, custos e preços incertos, e tempo de entrega fixo: nos concentramos em operacionalizar as políticas de pedidos, proporcionando, sob determinadas circunstâncias, fórmulas de forma fechada para determinar se há que fazer um pedido ou não. No marco do enfoque de decomposição de uma só unidade, os autores explicam as circunstâncias sob as quais a denominada política míope é ótima:

Nossa condição sobre o processo de demanda é mais geral do que costuma pensar-se. Por exemplo, alguns acadêmicos põem como requisito que a demanda seja estocásticamente crescente, enquanto nós só exigimos que a probabilidade da chegada de um cliente determinado aumente com o tempo.

Para decidir se fazer um pedido ou não, os autores recomendam um tipo de regra de reposição chamada política de probabilidade básica. Isto quer dizer que só se faz um pedido a um cliente determinado se a probabilidade de sua chegada dentro do prazo de entrega é superior a um umbral fixado pelos processos de custos e preços. Ainda que esta teoria equivale teoricamente a um nível de estoque básico ótimo, conceitualmente permite que a decisão de reposição se tome individualmente para cada um dos clientes (artigo: Como re-negociar um pedido ou um contrato).

Em definitiva, à hora de repor um produto, as políticas míopes podem ser ótimas sob determinadas condições. Adicionam os autores que estes resultados se podem aplicar diretamente aos pedidos por lotes.

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Prof. Cosimo Chiesa de Negri
Autor do livro: Dirigir vendedores é bem mais

IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa

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IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa é uma escola privada fundada em 1958. O IESE Business School como é conhecido nos meios empresariais é a escola de pós-gradução em Administração de Empresa da Universidade de Navarra. Localizada no coração financeiro de Madri, o iese  é uma das melhores Business Schools do Mundo (confirmado por the Financial Times, The Economist, The Wall Street Journal, etc) sendo classificada constantemente entre as 5 melhores da Europa e entre as 20 melhores do Mundo. Com um perfil essencialmente empreendedor, criativo e inovador, o IESE atrai anualmente alunos do mais alto nível, procedentes de mais de 65 países.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa:

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A psicologia da espera
Alto rendimento em vendas Os estilos de negociação
De cliente satisfeito a cliente rentável As chaves para uma boa venda
Marcas próprias e seu impacto na venda Cliente satisfeito abandona a empresa?

Seis bons conselhos para dirigir Vendedores

O papel da intuição na tomada de decisão
4 passos para conseguir um serviço excelente 6 bons conselhos para dirigir vendedores
Como melhorar os sucessos nos pontos de venda precision marketing: Marketing de precisão
Algumas pautas para dirigir uma equipe de vendas Definitivamente, o dinheiro não dá a felicidade
Negociação: lições e estratégias da frente de batalha Podemos predizer o que elegerão os consumidores?
Venda consultiva: a excelência no processo comercial Os erros que todo diretor comercial deveria evitar
É rentável pagar a um super para que exiba seu produto? a renegociação de preços entre vendedores e compradores
Como e por que se identificam os clientes com as empresas Pedidos individualizados: a gestão de estoques mais eficaz

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