1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Quando os Vendedores se convertem em Assessores

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sala dos artigos de vendas  -  sala dos artigos de representação

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Segundo os padrões tradicionais, os melhores profissionais em vendas são aqueles que conhecem perfeitamente os produtos e serviços que oferecem e tem maior capacidade de fechamento. No entanto, o enfoque da venda consultiva pretende que os vendedores "esqueçam" sua função comercial e se convertam em assessores dos clientes. Você liga para o vendedor com uma idéia muito precisa do que quer comprar. Mas o produto que procura não está em estoque. Imediatamente, o solícito vendedor tenta convencê-lo (mas sem sucesso) de que eleja um substituto e enumera as características técnicas pretensamente superiores às do produto que você procurava (Artigo: conhece o seu cliente? Conhece-o de verdade?).

Agora bem, como se explica o fracasso do vendedor?, Por que não conseguiu concretizar a venda?

Sua técnica, desde a perspectiva dos padrões tradicionais, tinha sido impecável. O vendedor conhecia perfeitamente o produto e seus substitutos. Seus argumentos eram sólidos e seu discurso, sedutor. Em realidade, o problema radicava nas debilidades dos modelos tradicionais de venda, centrados nas características do produto ou serviço. Com o acesso à informação que oferece a Internet e o incremento da publicidade nos meios de comunicação, muitos clientes chegam ao ato de compra com amplo conhecimento do produto e seus substitutos. Assim, o conhecimento do vendedor e sua capacidade de fechamento deixam de ser os fatores chaves do sucesso (Artigo: A linguagem corporal nas vendas).

Neste marco, cada dia mais empresas optam por um modelo diferente de comercialização: a venda consultiva. Quanto maior valor agregado e customização tenham os produtos e serviços, mais aconselhável o desenvolvimento da venda consultiva como vantagem competitiva.

Basicamente, trata-se de um método onde o vendedor cumpre o papel de assessor do cliente. Vender consultivamente exige que o vendedor "esqueça" sua função de vendas e comece o processo recopilando informação sobre as necessidades do potencial cliente. Com estes dados, deve elaborar um diagnóstico que servirá para oferecer uma solução personalizada, conforme o problema manifestado. Se o "assessor comercial" realizou uma boa investigação e segmentado corretamente sua carteira comercial, a venda será uma conseqüência de seu trabalho em lugar de seu único objetivo. O conceito não é "vender", senão "assessorar" (Artigo: Venda consultiva: A excelência no processo Comercial).

Assim, os princípios básicos da venda consultiva são:

Estabelecer uma relação personalizada "um a um" entre o cliente e a empresa.
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Construir uma relação de confiança entre o cliente e o assessor comercial. O cliente deve sentir que a empresa (através de seu representante) compreende suas necessidades, gostos, costumes e estilo de vida e que não tentará vender-lhe produtos ou serviços que não precise.
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Oferecer um atendimento constante e personalizado, cuidando a qualidade de todos os níveis de contato com o cliente. A empresa deve oferecer suporte não só quando a interação implique uma venda imediata senão também quando o cliente precise informação sobre o produto ou serviço que já adquiriu, ou quando solicite uma reparação.

Em definitiva, a venda consultiva gera uma relação "ganhar & ganhar" entre cliente e fornecedor. O cliente se beneficia pelo atendimento recebido e concretiza a compra, convicto de que o produto ou serviço realmente satisfaz suas necessidades e motivações. O fornecedor, por sua vez, atinge com maior efetividade seus objetivos de vendas e adicionalmente consegue conhecer em profundidade a seus clientes. Desta forma, voltar a vender-lhes implica menor esforço e economiza em gastos de comercialização e promoção (Artigo: Ontem a venda era técnica, hoje também é ciência).

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profª. Andrea Consolini

Diretora de AC Consulting

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outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR, da profª. Andrea Consolini consolini:

Vendas em tempos de crises

Como armar uma equipe de vendas desde zero?

vender ajudando o cliente é utilizar spin selling

quando os vendedores se convertem em assessores

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