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Ontem a venda era técnica, hoje também é ciência

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SALA DOS ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

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Numa venda complexa, o processo tradicional de só identificar as necessidades para posteriormente realizar a "famosa" apresentação de sua proposta comercial, cada vez tem menos sucesso. A chave está em apresentar ao cliente os mecanismos concretos que lhe permitam medir os benefícios da compra. Dentro do sofisticado mercado das vendas complexas, está-se vendo cada vez mais pressão sobre o esforço dos profissionais em vendas pela complexidade dos produtos e serviços, pelas compras cada vez mais detalhadas dos clientes e pelo efeito commodity que empurra os compradores dos clientes a tomar a decisão sob o denominador mais singelo: "o preço"  (Artigo: ninguém consegue segurar o cliente apenas com preço!).

Quando se fala de vendas complexas, nos referimos a vendas normalmente B2B (business to business), onde existem múltiplos tomadores de decisão, múltiplas perspectivas sobre o objetivo da compra e as vezes com múltiples fornecedores envolvidos. Como normalmente se requerem decisões em vários níveis organizacionais do cliente, os ciclos de venda são longos, mas o peso econômico do negócio os justifica.

Com toda esta complexidade, o processo comercial tradicional de só identificar as necessidades para posteriormente realizar a apresentação de sua proposta comercial, cada vez tem um resultado mais imprevisível. A clave do sucesso para muitas empresas foi mudar seu enfoque de comercializar no sentido tradicional, a apoiar e manejar o processo de tomada de decisão do cliente. A tendência segue por evitar atributos do produto ou serviço, e em vez disso comunicar ao cliente o valor que a solução pode contribuir a sua organização  (Artigo: Como fazer uma Proposta de Negócios?).

Ofereça resultados mensuráveis: uma destas tendências é a de incluir análise de retorno de investimento (ROI) dentro das propostas aos clientes, para mostrar o valor, em números tangíveis, reais e concretos, que se está contribuindo. Vendas via ROI não se refere a medições de intangíveis ou telefonemas, tais como a diminuição de tempo do pessoal. A diferença destas medições que em realidade não têm muita credibilidade com os prospectos e clientes, a tendência enfatiza três categorias com elementos quantificáveis e mensuráveis:

Reduzir custos: Refere-se a soluções que permitem ao cliente poupar dinheiro, já seja via a redução de seus gastos totais, diminuição de seus custos em matéria prima, operação ou produção.

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Incrementar rendimentos: Dentro deste ponto se encontram soluções que conseguem incrementar as vendas do cliente. Não necessariamente ganhos, senão por exemplo incrementar o montante da transação ou venda média ou aumentar o número de vendas via maior conversão ou percentagem de fechamento.

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Evitar custos: Enquanto as primeiras categorias são bastante óbvias, este terceiro ponto ataca um ponto chave na resolução negativa de muitas vendas: Decidir não fazer nada. Assim, esta categoria ajuda ao cliente a identificar o custo real e quantificável que terá como resultado ao decidir manter o status quo (Artigo: Que táticas de marketing proporcionam maior ROI?).

Comprove o impacto: esta metodologia pode levar a seu processo de vendas a refletir não só as necessidades expressadas pelo cliente, senão a ajudar a quantificar em detalhes o impacto que pode ter a solução. Os passos que normalmente envolve estão detalhados a seguir:

1. Identificação de necessidades: este passo corresponde à venda consultiva que se realiza para validar a oportunidade de negócio. A diferença de outras metodologias, o objetivo não só é identificar as necessidades, senão ordená-las nas categorias do ROI - RETORNO DO INVESTIMENT).

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2. Avaliar o custo do status quo: neste passo o objetivo é permitir ao cliente visualizar o impacto de sua indecisão. Esta informação poderá ser utilizada posteriormente para realizar um quadro comparativo e medir o impacto da venda.

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3. Identificar as métricas de sucesso: além de ordenar as necessidades dentro das categorias de ROI, neste passo já se tem que ir mas a fundo. Há que identificar com exatidão quais métricas quantificáveis se poderão impactar com a venda.

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4. Medição de métricas: é bonito poder mencionar o impacto que pode ter seu produto ou serviço, mas nos mercados há que o comprovar. Neste passo se determina como se vai medir.

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5. Criação do dashboard: por ultimo, e dentro das tendências de vendas, está a criação de um dashboard (painel de indicadores). Ao igual que o painel de seu carro, o dashboard reúne toda a informação vital sobre a venda para os tomadores de decisão[ (Artigo: Fechando a brecha entre valor e realidade).

O objetivo é que numa só lâmina, de forma financeira e gráfica, aglutine todas as métricas de impacto para dar uma visibilidade clara do resultado desejado. Normalmente se incorporam dentro de uma venda complexa de cinco a oito métricas, cada uma com seu impacto mensurável e quantificável. Mediante a integração de todas estas métricas e seu impacto dentro do dashboard, o cliente terá toda a informação necessária para apoiar e aprovar seu projeto de venda.

Esta e outras tendências dentro da venda complexa surgem das demandas do mercado, mas também têm a grande vantagem de fazer de sua venda uma ação mais profissional, mais próxima a seus clientes e de maior impacto.

ARTIGO RECOMENDADO:

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Fora os planos de vendas a curto prazo

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