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Sistema LEAN: Produção, Venda e Entrega

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Depois de eleger o modelo, a cor e o estofamento, o cliente encarregou as cadeiras ao representantes da industria que lhe informa que poderão ser entregues em até 45 dias. Mas, como é possível que uma empresa que vende milhares de cadeiras por mês, demore 45 dias em entregar seis? Realmente é necessário esse tempo para fabricá-las? Quanto se demora em cortar as peças, montar, pôr-lhe o tecido e dar-lhe o acabamento?

Em realidade, se identificam os tempos de cada operação e depois são somados, fabricar seis cadeiras provavelmente não leve mais de um dia. A diferença entre 45 dias é puro desperdício. Segundo o dicionário "desperdício" é toda atividade que consome recursos mas que não agrega valor. Por agregar valor, entendemos toda aquela operação que gere uma transformação física do produto (Artigos: O SISTEMA JIT DE TAIICHI OHNO PARA TOYOTA   -   JUST-IN-TIME = JUSTO A TEMPO).
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Observando um processo através do prisma do "sistema lean"
(WIKIPEDIA), o que se vê é que transportar peças em processo de um lugar a outro, contá-las, armazená-las, vistoriá-las, reprocessar, etc; são operações que não agregam valor. Assim, voltando a nosso exemplo, se seguimos uma cadeira ao longo desses 45 dias, poderemos apreciar vários tipos de desperdício:

Transporte de peças, esperas para ser processadas, produtos defeituosos que devem ser retirados, reprocessados ou descartados da linha, movimentos desnecessários de funcionários, etc. O comum denominador é um grande lote de peças em processo, onde seguramente estejam as seis cadeiras em questão.

Precisamente, a aplicação dos conceitos "LEAN" procura eliminar o desperdício, isto é, reduzir a brecha entre o ciclo de fabricação atual e aquele que considera só as operações que agregam valor. Para consegui-lo, o primordial é especificar o valor; que não é outra coisa que determinar que qualidades de um produto ou serviço valoriza o consumidor final (isto é, quais são os atributos pelos que paga). Depois, deve-se olhar portas adentro e identificar o fluxo do valor, isto é, onde, em toda a estrutura da empresa, gera-se o valor. Por último, há que pensar os processos internos em função a um "sistema pull" (quem determina a quantidade e a velocidade da produção é o cliente), em vez da sabida receita de gerar um lote pesado e começar a empurrá-lo através da planta (artigo: o ciclo de vida de um produto).

Uma pergunta que freqüentemente formulo ao percorrer uma fábrica e ver pilhas de peças acumuladas ao longo de todo o processo, é: qual é o tamanho do lote de fabricação e por que?. As respostas são tão díspares como "sempre se fez assim", "como as postas a ponto são tão longas temos que fazer lotes grandes", "temos várias máquinas avariadas" e "o tamanho do lote se baseia no prognóstico de venda". No entanto, nenhum fabricante diz: "é o tamanho de lote que requer o cliente".

O pensamento "LEAN" indica que o tamanho do lote deve ser tal, que nos permita abastecer a demanda e seu conseguinte mix de produtos em forma diária. Isto significa que, em vez de fabricar mil unidades de um produto que abastecerão a demanda dos clientes no próximo mês, deveríamos produzir mil dividido por trinta; ou seja, trinta e três peças por dia (e assim, para todos os modelos). E isto se consegue quando se elimina o desperdício. Desta forma, se aos 15 dias esse cliente não quer mais o produto, não teremos ficado com um estoque de 500 unidades. Teremos ficado com zero (artigo: Supply chain: Quando os embarques atrasam, as entregas falham).

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Isto oferece uma vantagem enorme, já que muitos incorrem hoje no pior dos desperdícios: "a sobre-produção". Isto é, fabricar produtos para depois vender aos clientes (baseados em prognósticos). E, se não os compram, baixar os preços até colocá-los. O "sistema lean" lhe oferece a uma empresa a máxima flexibilidade possível, utilizando os mínimos recursos necessários e dando ao cliente só aquilo pelo que está disposto a pagar (valor), evitando que tenha que esperar de pé até que lhe cheguem as cadeiras (artigo: Controlando o ciclo de compras de cada cliente pela cor).

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Engº. Guillermo Briasco
Especialista en optimização de processos de produção

Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

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Pedidos individualizados: a gestão de estoques mais eficaz

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