1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

Vender é a arte de convencer

.

sala dos artigos de vendas  -  SALA DOS ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

.

É a arte de oferecer um produto ou serviço e fazê-lo com enorme habilidade e preparação. E este é o ponto em que muitos vendedores falham. O vendedor adora improvisar e nós estamos em um mundo com tanta oferta que o fato de escolher uma oferta em detrimento de outra já é sinônimo de sucesso. Mas se for improvisado, o desastre está garantido (artigo: A Importância dos antecedentes comerciais).
.
O que precisa hoje um vendedor é confiança, profissionalismo, um excelente desempenho e a capacidade de se renovar constantemente com formação profissional. Hoje há uma transformação profunda no campo comercial. Houve um tempo de vendedor "charlatão", "contador de piadas" ... mas isso é história. Hoje há uma nova figura que é a do vendedor consultor e para sê-lo, precisa e deve ser um mestre em vendas!
(artigo: quando os VENDEDORES se convertem em assessores).

Quais são as características de um vendedor de sucesso?: eu amo pessoas honestas, a transparência, a ética. Se você não criar uma relação de confiança com seu interlocutor, nenhum link será criado. O conceito de que a venda é um trabalho de segunda categoria foi concluído. Além disso, em muitas empresas, o CEO vem de vendas, não de finanças ou de marketing. Porque depois da crise, o que se percebe é que aquele que tirou as castanhas do fogo foi a infantaria da marinha, não a aviação (artigo: Liderança da força de vendas à moda da Infantaria da Marinha).
.
Como os clientes são lealizados?: a lealdade é tentar fazer os clientes voltarem e repetirem as compras uma e outra vez. Não importa se você vende carros ou iogurtes, sempre há quatro etapas: "atração, venda, satisfação, lealdade":

Atração: se você trabalha para Nestlé, Mercedes ou Audi, que gastaram bilhões em publicidade, sua imagem já foi criada e o nome diz tudo. Mas se você trabalha para Perfilados Metálicos Xinguilingui Ltda, eles não lhe conhecem. Simples assim!
Venda: é aqui, que muitas empresas iniciam e terminam fechando as portas. Pois é gente, a idade da pedra não terminou porque ficamos sem pedras...".
Satisfação: o cliente que comprou bem respira aliviado. Lembrem que a qualidade do produto e do serviço é recordada muito depois de o preço ter sido esquecido, e muito provavelmente, repita as compras. E não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros, porque isso nos retorna com boas relações e negócios.
Lealdade: você tem que conseguir que o cliente lhe seja leal, porque os mercados são extremamente competitivos. Renunciar à repetição (lealdade) é um luxo que não se pode pagar. Um exemplo é o fato de os hotéis continuarem fazendo apenas duas perguntas em vez de três: "Como você pretende pagar?"; "E o que consumiu do frigobar? Mas quase nunca perguntam como se sentiu conosco, ou se ficou confortável ou sem tem algum detalhe a sugerir. E esquecem o perigo de um cliente insatisfeito, que anteriormente se comunicava com um pequeno grupo, porém hoje com as redes sociais, é um tsunami! (artigo: Para todo vampiro, existe uma estaca esperando!).

Quais são os novos desafios para os vendedores?: hoje temos dois desafios gigantes. O primeiro desafio é a profissionalização. Se uma empresa tem equipes sem treinamento, seus embaixadores são fracos e não tem melhor forma de avaliar uma empresa, que pela sua equipe de vendas. E é melhor não ter que tê-los mal; mas se você precisar de "outdoors" num tête à tête com o comprador do cliente, eles têm que ser muito bons, porque eles estão representando a sua empresa, seja com sua apresentação, roupa, fala, educação ou ética. Porém, são poucas as empresa que tem tudo isso de bom para mostrar perante o cliente. O segundo grande desafio é saber como se movimentar nas redes profissionais. Você tem que saber criar uma imagem porque se eles não te encontrarem não é positivo, porém é muito mais preocupante que eles te achem através de um perfil paupérrimo, fraco, descuidado e minimamente trabalhado (ARTIGO: Com que roupa eu vou?: A cor e a venda).
.
Cútis de hipopótamo: o trabalho comercial é o mais difícil que existe porque você encontra primeiro 29 "nãos" para tão somente um "sim". É necessário ter pele de hipopótamo para as balas não atravessarem e ser atingido. A venda é uma corrida em etapas continuas e infinitas e os que trabalham em vendas, não devem esquecer disso, porque não adianta dar um "split" (esforço máximo) no dia 27 para fechar a quota e depois ficar 15 dias descansando da fadiga. Você sempre tem que deixar uma boa imagem, seja no dia 01 ou no 27º dia do mês, lembre que não precisa vender, mas fazer clientes e lhes demonstrar o quanto que você se importa com eles e com as saúde financeira do seus negócios. Isso tudo se transforma em: "transparência, clareza, boa fé e profissionalismo" (ARTIGO: Decifrando a psicologia dos vendedores).
.
Quão importante é a educação continuada para um profissional de vendas?: as técnicas de vendas de hoje têm um componente emocional / profissional. 25 anos atrás, as empresas procuravam o vendedor engraçado, que prometia sem cumprir, aquele que dizia: "esta promoção é feita para você", ou o que os americanos chamam de "overselling" (mentir vendendo). Formação implica aceitar que é um investimento, nunca uma despesa. E mais: você pode medir os efeitos do treinamento, o que poucas empresas fazem (ARTIGO: Tática é saber o que fazer quando há algo a fazer).
.
Os cinco minutos da morte: os primeiros minutos são aqueles, em que você tem que mostrar ao comprador do cliente, se ele pode ter confiança em você, se pode investir o tempo dele e permitir que você lhe convença. Mas lembre que nesses 5 minutos, o cliente está procurando se o seu dossiê é confiável, se seu currículo é sério, se você usa meias vermelhas com tênis roxos ou se tem uma mancha de omelete na camisa ou com as unhas descuidadas. Tudo influencia ao cliente para tomar uma decisão e saber se eles vão fazer negócios juntos (ARTIGO: Quer aprender a vender? Comece por pedir dinheiro às pessoas...).

Cosimo Chiesa é doutorado em Economia e Marketing, professor de Gestão de Empresas e Direção Comercial e Marketing na IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa e professor na AESE - Escola de Direção e Negócios, em Portugal, responsável pelo curso de "Gestão de Vendas" no Barcelona Master. É autor de vários livros sobre vendas, liderança e fidelização de clientes.

.

.

Prof. Cosimo Chiesa

IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa

Biblioteca exclusiva da IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa

.

IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa é uma escola privada fundada em 1958. O IESE Business School como é conhecido nos meios empresariais é a escola de pós-gradução em Administração de Empresa da Universidade de Navarra. Localizada no coração financeiro de Madri, o iese  é uma das melhores Business Schools do Mundo (confirmado por the Financial Times, The Economist, The Wall Street Journal, etc) sendo classificada constantemente entre as 5 melhores da Europa e entre as 20 melhores do Mundo. Com um perfil essencialmente empreendedor, criativo e inovador, o IESE atrai anualmente alunos do mais alto nível, procedentes de mais de 65 países.

.

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa:

.

A psicologia da espera .
Pode me fazer um favor? Os estilos de negociação
Alto rendimento em vendas O método "de fora adentro"
Vender é a arte de convencer As chaves para uma boa venda
De cliente satisfeito a cliente rentável Cliente satisfeito abandona a empresa?
Marcas próprias e seu impacto na venda O papel da intuição na tomada de decisão

Seis bons conselhos para dirigir Vendedores

Quanto vale seu Cliente: Customer Equity
4 passos para conseguir um serviço excelente 6 bons conselhos para dirigir vendedores
Como melhorar os sucessos nos pontos de venda precision marketing: Marketing de precisão
Algumas pautas para dirigir uma equipe de vendas Definitivamente, o dinheiro não dá a felicidade
Negociação: lições e estratégias da frente de batalha Podemos predizer o que elegerão os consumidores?
Venda consultiva: a excelência no processo comercial Os erros que todo diretor comercial deveria evitar
É rentável pagar a um super para que exiba seu produto? a renegociação de preços entre vendedores e compradores
Como e por que se identificam os clientes com as empresas Pedidos individualizados: a gestão de estoques mais eficaz

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR