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O que faz o consumidor comprar ou não comprar

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É o conteúdo da propaganda, não a forma (David Ogilvy). Os métodos publicitários tradicionais, baseados em impactos impessoais e indiscriminados, agonizam. A recomendação pessoal, as estratégias virais, os conectores, os influenciadores, o boca a boca e o boca-orelha se impõem como novas ferramentas de comunicação. A transformação do mercado está acelerando e aqui vão algumas pistas para entendê-lo:

O fim da publicidade unidirecional: ao longo do dia, você está exposto entre 200 e 1.000 impactos publicitários impessoais, majoritariamente irrelevantes e em todo caso não solicitados. Os verá em formatos tradicionais como imprensa, rádio, televisão, Out-doors e também em suportes cada vez mais inverossímeis: filmes, elevadores, estacionamentos, banheiros. E é que o atual modelo publicitário, baseado na interrupção, está nas últimas. Cada anúncio que se emite no meio de seu programa favorito leva implícita uma segunda mensagem: Nossa companhia tem suficiente dinheiro para interromper-lhe em seus momentos de lazer (artigo: Marketing no dia a dia).

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Uma pessoa que é realmente engraçada não vai dizendo que é engraçada, senão que conta anedotas, simplesmente. No entanto, basta ligar a televisão para aborrecer-se com mensagens publicitárias auto-complacentes que ignoram a capacidade crítica da audiência e renunciam a estabelecer um diálogo com ela. Neste contexto de saturação e de permanentes interrupções publicitárias, o mais rentável é o uso inteligente das novas tecnologias para conseguir que seu produto ou serviço se difunda através marketing boca a boca, a estratégia mais poderosa, mais rápida e com melhores resultados conhecidos no planeta Terra (artigo: Marketing boca a boca em 5 passos).

O marketing boca a boca consiste em dar ao consumidor motivos para falar de seu produto ou serviço, e proporcionar-lhe a ferramenta adequada para que essas conversas se produzam rápido e muitas vezes. As empresas que estão triunfando no novo mercado são as que melhor utilizam o "boca orelha" para acelerar o processo de decisão de compra, o autêntico epicentro de todo negócio.

Ganhar-se o respeito: é verdade que 80% das recomendações boca a boca são verbais e que os outros 20% se produz na Internet. E que há uns 10% de pessoas que decide as musicas que escuta ou os livros que lê ou os hotéis, e que os 90% restantes dos consumidores os segue. Mas não são nem gurus nem estrategistas os que movem o mercado, senão esse colega de escritório que lhe recomendou que passe uns dias de lazer nos cânion de Itaimbezinho; ou a amiga que falou com entusiasmo dos livros de tal escritor ou assunto, ou que não impede de você curtir livros diferentes. O boca a boca não pode ser controlado de um quadro de comandos, como também não pode desenhar-se artificialmente a capacidade de conectar os grupos, mesmo que os redes sociais tentem replicar isso diariamente (artigo: A influência social é a que impulsiona um produto à fama).

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Muitas estratégias de marketing fracassam pelo erro de confundir o boca a boca com a inoculação de spots audiovisuais destinadas a propagar-se como um vírus através do correio eletrônico. Estes métodos estão desenhados para fazer ruído no mercado com a idéia de que quanto mais gente ouça o ruído, mais se falará dele. No entanto, o que acaba acontecendo é que se fala mais do método em si do que das qualidades do próprio produto. A arte de gerir o marketing boca a boca consiste em fazer que a gente se sinta bem falando de você. E para consegui-lo terá que escutar a audiência e dotá-la de ferramentas de comunicação e de prescrição positiva ou negativa, terá que assumir o risco com a finalidade de conhecer seus próprios erros, de aumentar sua eficiência e de conectar com o que realmente seu mercado precisa (artigo: Não se pode competir contra a recomendação de um amigo).

Na realidade, o marketing boca a boca é muito fácil: ganhe o respeito de seus prospects e clientes e eles se encarregarão do resto.
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Prof. Álvaro Alorda.

ISEM: Inst. Sup. de Empresa e Moda da França

Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

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