1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Marketing is the Boss

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sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

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Administrar uma empresa é muito simples, explica Bill Gates: fazer negócios não é tão complicado, consiste em vender mais do que gasta, investir um pouco e que ainda sobre dinheiro. Por conseguinte, o truque está em vender o suficiente. Disto se ocupa o Marketing. Hoje, o que gasta não representa um problema, já que com controle orçamentário e informatização, os custos se podem conhecer com precisão. O difícil é vender mais do que gasta (Artigo: Como parar de perder oportunidades de vendas).

Talvez teria que o dizer de outra forma: terá que conseguir que seus clientes comprem... Vender foi ao princípio ter um produto. Depois que o produto satisfizesse adequadamente as necessidades e desejos dos clientes. Tratava-se de conhecer ao cliente. Mas, vender hoje é bem mais complicado. Quando saímos a vender um novo produto/serviço, ou o que temos num novo mercado, ninguém está nos esperando. Os clientes potenciais têm seus problemas resolvidos. Conhecê-los não será uma vantagem, todos os competidores os conhecem.
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Criar a vantagem que nos diferencie: o melhor produto ou serviço, a criatividade mais original ou as campanhas multimilionárias, já não garantem o sucesso. Não são suficientes. Há demasiadas ofertas, demasiadas empresas. Estamos numa sociedade sobre-comunicada e terrivelmente competitiva. Não se trata só de oferecer o melhor produto ou serviço, trata-se de conseguir que os clientes decidam de que o é, quando vão realizar a compra. E quando falamos de atividade empresarial o objetivo final deve ser que tenha um número suficiente de indivíduos que decidam trocar seus recursos pelo que nós oferecemos. A vantagem será que os clientes que nos interessam nos conheçam a nós e nos prefiram antes que aos demais (Artigo: Como atrair clientes com marketing direto?).
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Há que conseguir algo que quase todo mundo tem bem claro: diferenciação. Mesmo que diferenciar-se é só o primeiro passo, ademais temos do que conseguir de que nos prefiram. Terá que encontrar a razão. Um repasso de nossas 22 Leis Imutáveis do Marketing pode ajudar.
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Orientar-se ao competidor: assim, mais do que pesquisar necessidades e desejos, a obsessão de cada dia deve ser cuidar dos clientes que se têm e tratar de tirar alguns dos competidores. Hoje não há mais alternativa que se orientar ao competidor. A dificuldade não está em conhecer ao cliente, está em que o cliente nos conheça e prefira a nós. Ser igual não é uma vantagem, ser diferente e melhor na mente dos clientes é a vantagem. Nessa busca da diferenciação se produzem dois erros básicos:

O primeiro é tentar diferenciar-se com coisas que já não diferenciam. A tecnologia se democratizou e a eficácia operativa é comum em quase todos os negócios. Oferecer um bom produto, ao menor preço e bem distribuído o podem fazer muitos. De fato cumprir com estas premissas é uma condição “sine qua non”. Mas não é suficiente.

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Esse é o segundo erro: há que encontrar um conceito que faça de nossa proposta a mais apreciada. Nisto consiste o posicionamento. É a estratégia competitiva mais eficaz, pois se trata de ocupar na mente dos clientes a melhor posição possível com relação à que ocupam nossos clientes e sobre a base de nossa capacidade para o que seja uma posição sustentável. O truque é encontrar um atributo, que nos distinga, que signifique um benefício para o cliente e expressá-lo da forma mais clara possível. Esse atributo deverá ser o eixo de toda a estratégia empresarial, desde o "I+D" até a comunicação.

Um dos exemplos mais claros desta proposta é Volvo: baseou toda sua estratégia na segurança. Ou Intel na inovação permanente. Isto é, atingir o sucesso dependerá de encontrar a cria diferenciadora que faça de nossa oferta a preferida para o segmento à que a dirigimos. A idéia que melhor encaixa com os clientes. Uma idéia sobre a que deverá girar toda a estratégia empresarial. Hoje não há mais alternativa que se orientar ao competidor. A dificuldade não está em conhecer ao cliente, está em que o cliente nos conheça e nos prefira a nós (Artigo: Como e por que se identificam os clientes com as empresas).
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O papel chave do Marketing: e nas empresas, quem se ocupa de ser diferente e melhor? Isto é, quem se ocupa de conseguir que nossa oferta seja suficientemente atraente para vender mais do que gastamos? E quem se ocupa de encontrar a idéia? O responsável da boa relação com os clientes para que o intercâmbio se produza é... O Marketing! O Marketing é o único que produz rendimentos, tudo o demais só produz custos dizia Peter Drucker, e é verdade. É o Marketing quem se ocupa destas coisas. Dai a grande importância do Marketing.
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Para que vai servir desenvolver o melhor produto ou serviço, o mais avançado, se não conseguimos vendê-lo?: o silogismo surge de forma natural, se para que o negócio funcione o mais importante é vender e o Marketing se ocupa disso, o Marketing é o mais importante em qualquer atividade cujo objetivo final seja do que o intercâmbio se produza. Isto é o Marketing e é quem define a base da estratégia empresarial, a marca, o rumo e tem que assumir o comando. Está claro: Marketing is the boss. Atingir o sucesso dependerá de encontrar a cria diferenciadora que faça de nossa oferta a preferida para o segmento à que a dirigimos (Artigo: Alguma atividade de marketing tem retorno garantido?).

Prof. Jack Trout
www.troutandpartners.com
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Presidente da Trout & Partners, iniciou no departamento de publicidade da General Electric e hoje presta consultoria em empresas de porte de AT&T, IBM, Burger King, Merrill Lynch, Xerox, Merck, Lotus, Ericsson, Tetra Pak, Repsol, Hewlett-Packard e Procter&Gamble. É um dos maiores especialistas do Marketing mundial, Autor de "As 22 consagradas leis do Marketing", é também autor de outro livro supremo: "Marketing de Guerra: o Poder da simplicidade". Uma das referências históricas do Marketing moderno. Criador do revolucionário conceito de "posicionamento", como elemento estratégico do Marketing, e autor de: The New Positioning, traduzido em 16 idiomas, e o recente Trout on Strategy, uma obra sem desperdício algum.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Jack Trout:

MARKETING IS THE BOSS

Diferencie-se ou morra!

Como encontrar a direção certa

a batalha pela mente do consumidor

As 22 consagradas leis do marketing

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