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Uma marca é um nome, termo, signo, símbolo ou imagem

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Ou uma combinação destes, com a qual se pretende identificar os bens ou serviços de um grupo de vendedores e diferenciá-los dos da concorrência (Philip Kotler). Posicionar corretamente uma marca desde o princípio é vital para o futuro desta. Um bom posicionamento não se constrói da noite para o dia. Precisa-se tempo e uma boa estratégia para ver nosso objetivo tornado realidade. Se o conseguimos, as marcas são um dos valores mais firmes e estáveis através do tempo (Artigo: Que é uma estratégia de posicionamento?).

Foi realizado um estudo que analisava comparativamente as marcas que eram líderes em 1925 e as que nessas mesmas categorias o eram em 1985. O estudo pôs de relevo que 19 das 22 marcas que eram líderes em 1925, seguiam sendo-o 60 anos depois.

Durante os últimos anos pudemos observar como grandes empresas fizeram investimentos espetaculares para adquirir marcas cujo autêntico valor não aparece na maioria das ocasiões nos balanços. E é que, todos o sabemos a estas alturas, as marcas são um valor importantíssimo. Em 1985 Levi Strauss & Co tramitou uma operação de re-compra de suas ações situadas nos mercados bursáteis. Para isso, fez um empréstimo com um grupo sindicado de bancos por um custo de 1,5 bilhões de dólares. Este pull de bancos só exigiu como aval a marca Levi's (ativo) para a concessão do crédito. Possuir uma imagem positiva é uma dos intangíveis mais importantes para uma empresa (Artigo: A marca que atinge a mente produz uma reação).

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No livro vermelho da publicidade: "Como construir marcas de Sucesso" do Prof. Luis Bassat, se menciona a Swatch como um dos melhores posicionamentos de marca das últimas décadas. Em meados dos setenta, a indústria relojoeira suíça estava na pior de suas crises. Os japoneses estavam ganhando na batalha. Mas os suíços não atiraram a toalha e decidiram arriscar ao máximo.

A estratégia consistiu em fabricar um relógio tão barato como o dos japoneses mas introduzindo o desenho. Desta forma souberam recapitalizar a fama da indústria relojoeira suíça e conseguir que mais de 100 milhões de pessoas usem um Swatch no pulso. Inclusive conseguiram algo mais difícil ainda: que coleções inteiras se convertam em objeto de culto para milhares de pessoas e que gente de muito alto poder aquisitivo usem um Swatch sem que ninguém se surpreenda.

As marcas vivem em três lugares muito diferentes: "no mercado, no cérebro e no coração". No mercado competem diariamente pelo sucesso comercial, no cérebro consolidam sua posição combatendo os medos e preconceitos, e no coração conquistam ao consumidor. Agora bem, que características tem que cumprir os nomes das marcas?:

Ser curta: quanto mais breve melhor. Diz-se de que na União Européia estão registradas todas as palavras pronunciáveis de até cinco letras: Bikes, Notes, Tapas, Mouse, , etc., porque são muito fáceis de recordar (Artigo: Você tem um grito de guerra?).
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Ser simples: um exemplo do que não é uma boa marca é Schweppes que teve que gastar uma fortuna só para que a pessoa pudesse pronunciá-lo. Que se pronuncie de uma única forma em qualquer idioma. Kodak ou Coca-cola cumprem imensoravelmente esta regra.
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Ser visual: tão importante é que seja fácil de dizer como que seja fácil de ver. A repetição de vogais costuma ajudar bastante. Adidas, Danone.
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Ser evocativa: o nome de uma marca nos deve transportar ao mundo do produto (Artigo: Ser O primeiro nÃO É ser O MELHOR, O MAIOR).
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Ser original: muito difícil de julgar mas às vezes os nomes mais diferentes não são os que ao princípio parecem mais criativos. É o caso do Corte Inglês.
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Ser moderna: também difícil de valorizar. Às vezes pode resultar moderno um nome com milhares de anos como Nike.
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Ser distinguida: o nome do produto deve servir para diferenciá-lo, por elevação, da concorrência, como Channel ou Armani.
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Ser lembrada: muito importante que resulte fácil de recordar tanto a nível visual como auditivo (Artigo: Branding emocional: O VALOR DE UM CACHORRO QUENTE).
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Ser registrável: o nome e o logotipo têm de ser inscritos no Registro para evitar imitações ou plágios que possam confundir ou enganar aos consumidores.

De acordo com todas estas características como se encontra sua própria marca? Pois não duvide, faça o que for necessário para posicioná-la o melhor que possa, porque uma boa marca tem uma base de clientes fiéis, o poder de pressionar à distribuição, a possibilidade de estender a linha de produtos e um lugar de honra na casa do cliente (Artigo: Nada se cria, nada se inventa, tudo se registra).

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Quem decide... é o preço, a qualidade ou a marca?

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