1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Don't Think Pink:  Não pense em cor rosa

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sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

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As empresas costumavam passar por alto o poder aquisitivo e a influência das mulheres. Isso já não acontece mais. Nos últimos anos, as empresas perseguiram as avultadas carteiras das mulheres que estão transformando o mercado, e como o prêmio ascende a bilhões de dólares, as companhias procuram superar o principal obstáculo que se ergue contra o sucesso, algo que definimos como "pensar em rosa", uma visão com freqüência limitada e estereotipada de uma das mais importantes oportunidades de marketing na história. As mulheres mudaram e as regras também (ARTIGO: Posicionamento é Sacrifício).

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Quando as empresas trabalham com base em dados obsoletos e supostos ou estereótipos do que as mulheres querem (e pensam em cores bombons, flores ou versões mais ligeiras do original), o resultado são campanhas de marketing, ofertas de serviço e produtos rosa que pouco têm que ver com as mulheres cientes e capazes da atualidade. O pensamento rosa não é uma única atitude ou maneira de atuar; melhor, é uma receita para obter menos utilidades e perder oportunidades. Temos aqui uma série de conselhos que lhe ajudarão a reformular-se adequadamente o marketing feminino:

Entenda a capacidade salarial das mulheres: nos EUA, como em muitos outros países, os rendimentos das mulheres aumentaram notoriamente nas últimas três décadas. Este aumento na capacidade salarial não é o resultado de um só fato transcendental, senão que se deriva de uma série de mudanças importantes ocorridos no lugar de trabalho, a família e a vida pessoal das mulheres. Entenda todo o contexto e suas variáveis, e não cometa o erro de crer que tudo é uma moda ou uma simples mudança de geração (ARTIGO: Os homens compram, as mulheres vão às compras).

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Aproveite o poder aquisitivo das mulheres: ninguém negará, se refletir um pouco sobre isso, que as mulheres são quem se encarregam do gordo das compras de bens de consumo e são quem principalmente tomam as decisões nos lares. No entanto, há a cada momento, uma maior quantidade de mulheres no mundo empresarial ou que têm negócios próprios, e isso significa do que seu poder aquisitivo transcende o lar, e inclui também o gasto corporativo. Nos EUA, os fornecedores de produtos empresariais observaram que 51% do total de gerentes e agentes de compras são mulheres.

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Ademais, entre os executivos de recursos humanos predominam as mulheres, e são elas quem tomam as decisões chaves com respeito aos serviços financeiros corporativos, incluídos os lucrativos contratos de seguros e os planos de pensão da empresa. Os gerentes de escritório também são filtros importantes nos fornecimentos e serviços das empresas. Recentes campanhas publicitárias exploram o fato de que altas executivas são quem decidem escolher e utilizar os serviços.

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Faça cálculos: para que serve examinar as mudanças sociais e históricas que afetaram a capacidade salarial e o poder aquisitivo das mulheres? Para demonstrar que o perfil de seu mercado objetivo muda permanentemente (e é sempre vital) e para convencê-lo de que realize a investigação (e invista algo do orçamento) a fim de detectar, quem está realmente comprando seu produto ou seu serviço e por que. O poder aquisitivo das mulheres se introduziu discretamente em muitas empresas que tradicionalmente consideravam aos homens como seu mercado primário. Mais do que em qualquer outro momento, as companhias têm que fazer seus próprios cálculos para ter uma idéia sólida de quem realmente influi nas compras de seus produtos em particular e, em último termo, quem realiza a transação na caixa registradora (ARTIGO: Invista 5% das vendas nos seus clientes).

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Integre o marketing para as mulheres à cotidianidade de sua empresa: difunda os conhecimentos sobre as preferências e os comportamentos de compra das mulheres por toda sua empresa, em vez de limitar-se a um departamento isolado de marketing enfocado nas mulheres. Diga não ao conceito de iniciativas para mulheres. As mulheres como grupo não ocupam um nicho uniforme. De fato, as mulheres constituem um mercado que se pode segmentar de muitas maneiras diferentes. Para a maior parte das empresas da atualidade, as mulheres e seu variado comportamento aquisitivo são o mercado que pode efetivamente alavancar ou prejudicar sua marca.

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Reformule seu enfoque: como exatamente começa uma empresa a reformular seu enfoque tendo em vista atrair às mulheres? Os esforços iniciais por atrair às mulheres eram sinceros, mas com freqüência careciam do tom adequado. As campanhas se poderiam classificar amavelmente como "rosa", pois traduziam os produtos, os serviços e os materiais de marketing a versões coloridas ou floridas do original. Guiados por estereótipos (cores, doces, frases publicitárias excessivamente sentimentais e personagens e histórias com quem era impossível identificar-se), estas tentativas iniciais de marketing não obtiveram bons resultados porque não tinham um conhecimento profundo de que era o que as clientes realmente queriam.

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Adentre-se na mente feminina: os homens e as mulheres pensam de maneira diferente. A ciência nos ensina que existem numerosas variações biológicas, neurológicas e de comportamento entre a mente feminina e a mente masculina. Estas diferenças de gênero abrangem desde a quantidade de informação que as mulheres absorvem e retêm quando ingressam a uma habitação, até sua tendência a ser mais verbais e procurar mais conexões humanas quando se combinam estas diferenças científicas, ainda que as vezes pequenas, podem representar uma grande diferença no que atrai às mulheres para marcas específicas e as faz comprá-las (ARTIGO: Como fazer um anúncio funcionar).

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Quando fazem compras, muitas mulheres têm uma perspectiva da vida de 360 graus, e avaliam os produtos e serviços segundo a maneira como se acomodam nesse amplo panorama. Mais do que os homens, as mulheres são interativas em sua maneira de comprar, e é mais provável que se provem e ensaiem produtos antes de comprá-los; ademais tendem a imaginar e visualizar como interagirão depois com os produtos em sua vida cotidiana. As mulheres, que costumam recorrer a terceiros, interagem mais com os vendedores e procuram mais a opinião de parceiros e experientes quando realizam compras caras.

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Segmente e enfoque para revelar mercados lucrativos: nunca antes as mulheres têm estado tão influídas por uma série de experiências tão divertidas no lugar de trabalho. As consumidoras atuais são mulheres com variados pontos de vista e experiências de vida. Em primeiro lugar, existe uma geração de mulheres que cresceu antes do êxodo em massa longe do lar. A geração seguinte ajudou a aplanar o caminho de rendimento à força trabalhista (com freqüência a um custo pessoal e social muito alto) (ARTIGO: Geomarketing: quem compra onde?).

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Finalmente, as novas gerações de mulheres estão ampliando ainda mais as liberdades duramente ganhadas de aceder ao trabalho e eleger suas carreiras profissionais. Cada uma destas mulheres tem perspectivas diferentes. Inclusive, nestas gerações, todos os dias surgem subconjuntos; por exemplo, mulheres profissionais que decidem não se casar e contam com bastante rendimentos disponíveis; ou mulheres solteiras que decidem adotar crianças e criá-los ao mesmo tempo em que trabalham.

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Ensaie novas maneiras de escutar às mulheres: conquanto o interrogante de que querem as mulheres se segue abordando humoristicamente como um mistério eterno, as mulheres podem ser extraordinárias sócias de marketing com uma habilidade incrível para definir como um produto ou serviço poderia funcionar melhor para elas. Procurar a participação plena das clientes desde etapas mais temporãs no processo de desenvolvimento poderia fazer do que seus produtos e serviços sejam bem mais atraentes, antes de chegar ao mercado (ARTIGO: Você conhece o seu cliente?).

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Em conversas informais, as mulheres têm o poder de ajudar às empresas a solucionar desafios que propõem as marcas, desenhar produtos mais intuitivos e pertinentes e criar mensagens publicitárias que chamem a atenção, com um humor e um sentido comum que se ajustem a sua marca registrada. Os métodos antiquados de investigação que utilizam muitos "varejistas" para determinar o que querem seus clientes poderiam ser responsáveis da desconexão crucial entre o vendedor e sua clientela feminina.

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Desenhe métodos para medir o rendimento sobre o investimento: é crucial incorporar nos programas de marketing métodos para medir o rendimento sobre o investimento. Com freqüência, o fato de concentrar-se nas mulheres representa um novo compromisso para uma companhia, e a medição do rendimento sobre o investimento é uma maneira credível de respaldar sua idéia tendo em vista conseguir um maior orçamento, mais pessoal e uma programação dirigida às preferências femininas. No entanto, não esqueça que com freqüência se espera que as campanhas e os programas orientados às mulheres produzam resultados muito diferentes dos obtidos com outros programas comparáveis na empresa!

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Alguns programas de marketing para mulheres se medem erroneamente como se fossem programas de vendas. Em realidade os programas que desenvolva sua empresa em marketing para mulheres se devem tratar como os de qualquer novo serviço ou produto. Se o processo é incompleto e não passa por todas as provas e todos os passos usuais, é ilógico esperar que o programa tenha sucesso ou que produza os mesmos resultados que uma iniciativa plenamente desenvolvida (ARTIGO: vendas que vender, marketing quer posicionar).

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Carpe Diem (aproveite o dia): mais do que qualquer outra coisa, esta mudança no marketing para mulheres, que se distancia do pensamento rosa, é a oportunidade que se lhe oferece a sua empresa de obter uma vantagem competitiva e incentivar o crescimento. Uma avaliação do mercado indica que quase todas as empresas seguem tratando de criar como responder internamente, de modo que este é o momento para ser pioneiro e liderar o ataque!

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Lisa Johnson E Andrea Learned

Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

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Lisa Johnson É consultora em marketing e desenvolveu um seminário sobre produtos para o mercado feminino para a AMA - American Management Association. Andrea Learned é uma reconhecida escritora sobre o mercado feminino. Muitos de seus ARTÍCULOS foram publicados em Marketing Profs.com. Ambas são autoras do livro: "Não pense em rosa: que faz que as mulheres comprem".

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