1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

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Como falar um "Pitch" da empresa em 60 segundos

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sala de artigos técnicos  -  SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO

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Nas convenções de negócios em que todos estão competindo por atenção, as pessoas que se destacam são aquelas que explicam seu projeto em menos de um minuto, esclarecendo todos os pontos de forma persuasiva. Infelizmente, muitos empreendedores não acreditam o suficiente na história de sua empresa e como ela foi adiante. E podemos dizê-lo com toda segurança, porque tivemos que ouvir muitos argumentos ineficientes (Artigo: Public relations - o quê sua empresa faz realmente?).

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Mesmo na última conferência que participamos, nos encontramos com uma pessoa conhecida e lhe perguntamos o que ela estava fazendo, em que estava trabalhando. Essa é uma boa pergunta, ela respondeu. Cinco minutos depois, ela ainda tentava descrever sua nova empresa e nós estávamos procurando uma desculpa para deixar a conversa. Desenvolvemos um exercício de quatro perguntas que irá funcionar para qualquer produto ou serviço e a ordem dos ponto,  você que coordena:

O que ele faz?

Qual o problema que resolve?
Por que alguém deveria se importar?
Em que se diferencia o seu produto e/ou serviço?

Mantendo cada resposta curta, conseguirá desenvolver um relato das suas atividades e não levará mais que um minuto, o que irá manter atenta a outra pessoa. Vamos usar um exemplo de um empreendimento com base nessas quatro perguntas (Artigo: o melhor vendedor do mundo).

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O "pitch" ou relato desta empreendimento seria mais ou menos assim:

Oferecemos um serviço de faxina profunda, limpeza geral e arrumações delicadas, 100% amigável para com o meio ambiente e os moradores, porque sabemos e entendemos o quão importante são a saúde para todos nós. Um dos diferenciais que temos neste segmento, é que enviamos três pessoas para realizar os trabalhos, sendo que uma delas (com cursos de gestão doméstica) supervisiona constantemente os detalhes das tarefas das outras duas colaboradoras.

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Com este formato, damos cobertura ate nos menores detalhes inobservados inicialmente, para que possam dar 101% do esperado, de acordo com a proposta que oferecemos: limpeza profunda, higienização geral, arrumação dos ambientes, recuperação do brilho dos móveis e vidros, lençóis e toalhas trocadas, roupas lavadas, amaciadas, passadas, dobradas e guardadas. Quando terminamos o trabalho, deixamos na mesa de entrada, flores frescas para que recebam os moradores na chegada e assim possam deleita-se com os cheirinhos e a limpeza, curtir, relaxar e descansar (Artigo: Agregar valor é servir as pessoas e não apenas vender).

A primeira frase tem que descrever seu produto em menos de 140 caracteres, como se você estivesse tuitando. Este exercício é muito útil porque, se você não puder descrever seu produto em uma frase, deverá voltar ao seu primeiro ponto de planejamento. Se você puder contar sua história em menos de um minuto e ainda tiver tempo extra, precisa estar preparado para relacionar isso com um exemplo que torne seu produto ou serviço mais "tangível". No caso de arrumação do serviço de limpeza, a palavra cuidar ou alterar as folhas dá ao ouvinte uma ideia mais clara da finalidade do serviço. Não deixe sua ideia só porque você perdeu a atenção do seu público. Se você fizer isso corretamente, após 60 segundos, verá como as pessoas vão querer saber mais sobre você e sua empresa (Artigo: Por que muitos preços terminam em 9...?).

artigo recomendado:

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