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Negociar não é vender, negociar não é convencer

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sala dos artigos de negociação

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Antes as decisões eram verticais, tomavam-se de cima e se transmitiam para baixo. Agora, a tomada de decisões se tornou horizontal e isso nos converte a todos em tomadores de decisões e, assim, em negociadores. Tanto na vida como nos negócios, é necessário que exista cooperação entre as partes envolvidas. Se cooperamos, as negociações serão bem sucedidas (Artigo: negociando com pessoas difíceis).

Devemos lembrar que não negociamos com computadores, senão com seres humanos que têm emoções e terão maneiras diferentes de ver uma mesma situação.

Num grupo de dez pessoas teremos uma mesma realidade e dez percepções diferentes dessa realidade. Se tratamos de conseguir benefícios mútuos tendo em conta tanto os interesses próprios como os do outro, sem duvida que teremos sucesso em qualquer negociação. Apresento assim, um esquema de nove passos para atingir o sucesso numa negociação sejam elas relacionadas com pessoas ou empresas, a questão a dirimir a decisão em si:

Ir ao balcão: devemos ter a capacidade para distanciar-nos da situação para ver as coisas em perspectiva, manter a calma e controlar as emoções. Mantenhamos o foco no prêmio e tenhamos como meta a resolução do conflito (Artigo: Pode alguém com sangue quente ser um bom negociador?).
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Dispor às partes: trata-se de convocar a todas as partes interessadas em determinada situação porque se não participam desde o começo do acordo, não poderemos contar com eles na hora de tomar decisões. Devem-se ter em conta todas as partes numa negociação: a mesa interna (nosso lado), a mesa externa (o lado contrário) e outras mesas que Possam ter alguma implicância (governo, comunidade, etc.).

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Pôr-nos simultaneamente do outro lado: devemos colocar-nos do outro lado para ver as coisas desde sua perspectiva. Todos temos prismas através dos quais vemos a realidade; o que se deve fazer é tratar de ver a realidade desde o prisma da outra parte. O segredo é compreender todos os prismas.
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Centrar-se nos interesses por trás das posições: devemos conhecer os interesses e as preocupações por trás do conflito, definindo os interesses como as motivações subjacentes, as necessidades, motivações e desejos da outra parte. A posição estará dada pelas exigências de cada parte. Perguntar por que, para que, pedir ao outro que diga quais são suas necessidades, seus interesses (Artigo: Nas negociações, quem defende seus interesses, é você!!).
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Gerar opções de benefício mútuo: há que ser criativos e aplicar a criatividade na negociação. Um dos recursos primordiais de todo profissional em negociação é a criatividade. Sem críticas ao outro, precisamos gerar todas as opções de resolução possíveis.
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Utilizar critérios objetivos: os critérios que se podem analisar são muito diversos, desde o valor do mercado e os custos, até as leis, a eficiência e o trato igualitário.
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Procurar nossa MAAN: o poder da negociação está influenciado pelo que cada parte considera sua MAAN: "Melhor Alternativa A um Acordo Negociado". Isto se refere a tomar o melhor curso de ação quando não se consegue um acordo ou o que é o mesmo, que fazemos quando a negociação fracassa... Trata-se também de estudar planos alternativos em cada caso. Isto também serve para tomar o controle de uma negociação ou para pressionar ao outro (Artigo: O TEMPO AJUDA MAIS OS COMPRADORES...).
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Responder com um não positivo: não se devem considerar como negativas todas aquelas opções que se deixaram de lado para chegar à opção eleita. Isto é que todos esses “não” foram positivos porque ajudaram a conseguir um sim na alternativa que finalmente resolveu o conflito.
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Erigir uma ponte de ouro: devemos fazer uma proposta que nos leve ao sim, uma proposta que tome em conta nossos interesses e os dos demais, que seja realista, que satisfaça as necessidades de todos,s seja de reconhecimento, segurança, poder, justiça e procurar um acordo que perdure no tempo (Artigo: CONCESSÕES: PRÓS E CONTRAS).

Devemos preparar-nos para cada negociação e aprender de cada uma delas.

Prof. William Ury

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Reconhecido internacionalmente como um dois maiores especialistas na área de negociação e administração de conflitos. Escreveu junto a Roger Fisher o best-seller: Sim... de acordo! Como negociar sem ceder, que foi publicado em 22 idiomas e vendeu mais de 3 milhões de cópias em todo mundo. Também é autor de Getting Disputes Resolvei: Designing Systems to Cut the Costs of Conflicts.

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Outros EXCELENTES Artigos traduzidos e Publicados PELO JORNAL SDR, do Prof. William Ury:

O poder de um NÃO Positivo

algumas dicas para negociar civilizadamente

Negociar não é vender, negociar não é convencer

em negociação nada se recusa, tudo se redireciona...

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