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Pode alguém com sangue quente ser um bom negociador?

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sala dos artigos de negociação

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O célebre método de negociação criado na fria Boston pode funcionar à perfeição para managers latinos de sangue quente. Quando conto que ensino um método de negociação em que as partes colaboram para conseguir os objetivos de ambas, alguns me olham com demolidor ceticismo. Às vezes, dizem-me que conhecem a teoria mas que a realidade é outra coisa (Artigo: business school - estilos de negociação).

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A promessa da escola de negociação win-win é aplicável em nosso meio? Vejamos que nos dizem os especialistas de Harvard:

Uma má relação anula a comunicação.
A maior comunicação, melhores acordos.
Não é necessário eleger entre resultados e relação.

As negociações devem criar valor em vez ser um mero tirar do outro.
Na pechincha tudo o que você ganha o outro perde. Isso prejudica a relação.
O objetivo da negociação é importante, mas a relação é parte desse objetivo.

O negociador duro perde muitas oportunidades porque inibe a comunicação que é a fonte de valor.
Com uma boa relação consigo muito bons acordos. Com um acordo demasiado bom para mim posso prejudicar a relação.
Recorrer a critérios objetivos para dar legitimidade aos acordos é possível e estabelece um estilo de relação que libera todo o potencial sinérgico das partes.

Depois de estudar o tema em Harvard, minha experiência na consultoria me demonstrou que estas idéias funcionam se aplicadas com as ferramentas adequadas. Deram resultado no ministério de Meio Ambiente de Holanda, nas tribos do Amazonas, entre banqueiros de Washington, com estudantes violentos de Boston, entre assessores financeiros de Brasil, entre petroleiros latino americanos, laboratórios farmacêuticos multinacionais, vendedores de rua de Quito, advogados norte-americanos, executivos de grandes corporações e até com políticos jovens argentinos (Artigo: em negociação nada se recusa, tudo se redireciona...).

Com o tempo, fui aprendendo que o manager latino podia adicionar potência ao método de Harvard aplicando duas virtudes que lhe são próprias: o talento para as relações interpessoais e a capacidade de improvisar soluções criativas. Alguns crêem que devem optar entre a relação ou o negócio. Para eles, uma boa notícia: a relação permitirá pactuar algumas regras e cumpri-las. Estas regras lhes permitirão trabalhar mais comodamente, sem riscos, no processo de ampliar o docinho para depois dividi-lo de maneira justa.

O latino que ama a seus amigos mas é veemente para negociar encontrará uma maneira de beneficiar ao máximo a seus amigos, justamente, negociando. Sua principal ferramenta: Escuta ativa para tratar de entender o que o outro precisa e para que, depois lhe dirá suas próprias necessidades e para que. Com esse pacote desenharão o objetivo a conseguir pela equipe. E o conseguirão mediante um brain storming (tempestada de idéias - WIKIPÉDIA). Existe uma grande diferença entre o que pode conseguir uma equipe trabalhando com criatividade sinérgica e um par de regateadores enfrentados. O bolo a repartir será bem maior (Artigo: EM NEGOCIAÇÃO, QUEM CANTA, É MAIS IMPORTANTE QUE A CANÇÃO!).

Ao final, a parte de cada um será maior. Nos cai bem uma pessoa que lembra conosco um estilo ético de relação, nos escuta, demonstra que nos escuta, faz perguntas e aprofunda sobre nossos interesses, nos conta os próprios nos propõe trabalhar criativamente e tem em conta nossas idéias; Tira o melhor de nós e nos dá o melhor de si distribui conosco o produzido de acordo com critérios justos pactuados entre os dois?

É difícil (e aborrecedor) transmitir isto em teoria. Por isso me encantava quando os grandes professores e profissionais com que tratei contavam contos e episódios e uso o método tudo o que posso para ensinar e comunicar. A narrativa permite aprender mais diretamente uma maneira criativa de relacionar-nos. Poucas coisas lhe chegam tão diretamente ao menino que temos dentro como um bom conto e quiçá é ainda ele o que manda em nossas negociações (artigo: a re-negociação de preços com os compradores).

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Francisco Ingouville

Autor do livro: Relaciones Criativas

Mason Fellow Harvard University

Consultoria Ingouville, Nelson & Associados

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outros Excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da Consultoria Ingouville, Nelson & Associados:

Apagando o incêndio com fogo

Lições do exército romano para enfrentar a crise

O método SCAMPER e o poder criativo da pergunta

Comentários impensados, profissionais ofendidos!

Mecanismos de defesa nas negociações: como evitá-los

Liderança situacional: eu sou eu e minha circunstância

Pode alguém com sangue quente ser um bom negociador?

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