1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Conquistar é uma arte, não um truque!

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sala dos artigos de vendas  -  sala dos artigos de representação

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Liderança é influência, e a influência é o resultado de saber conquistar o cliente demonstrando que você está do seu lado. Para ninguém é um segredo que existem princípios essenciais para influir, convencer, persuadir, induzir, negociar e vender. Muitos confiam em suas capacidades e conhecimentos, mas esquecem que estes de nada servem se não se consegue ter boas relações com os demais. Em vendas, os "conhecidos" são tão importantes quanto os "conhecimentos". São muito poucos e praticamente raros os casos de pessoas que tiveram sucesso sem a ajuda dos demais. O ser humano precisa dos demais para poder atingir o sucesso, e para poder ter às pessoas de nosso lado é fundamental compreender e aplicar algumas ferramentas básicas como as seguintes:

Adaptando-se e desenvolvendo confiança: adaptar consiste em reproduzir ou assemelhar algum aspecto da conduta da outra pessoa. Este é o primeiro e mais importante passo no processo de persuasão. Variadas investigações comprovaram que a maioria dos fechamentos de vendas se dão porque o profissional de vendas gerou um clima de confiança com o cliente. Se você não lhe inspira confiança à outra pessoa, é muito provável que nem sequer escute o que você lhe diz. Esta técnica gera um clima de confiança, já que diz à outra pessoa: "Oi amigo!... Eu penso como você, temos muito em comum, pode confiar em mim" (artigo: Qual o segredo para se tornar irresistível para o cliente?).

No mundo das vendas esta técnica consiste em "refletir" as preocupações, medos e necessidades do cliente. É muito similar a como se houve-se "dois clientes, e nenhum vendedor".

Tendo paciência de jacaré: cuide todas suas reações. Mantenha sempre a calma, seja paciente e persistente, conserve sempre o auto-controle, muitas vezes terá que reduzir ao mínimo suas emoções para não gerar reações exageradas. Suspenda suas reações. É muito fácil dizê-lo, mas realmente difícil praticá-lo. Não permita que nada o altere e que nada o seduza, isto pode afetar seu bom juízo durante uma negociação, uma venda ou uma conversa.

Como recomendava Sun Bin, autor de "A Arte da Guera": não deixe que nada lhe seduza, não deixe que nada lhe altere. Concentre-se somente no que é apropriado. Mesmo sendo sólido, mantenha-se na defensiva; mesmo sendo forte seja evasivo. Responder a uma forma com uma forma é fraqueza, responder sem forma a forma é surpresa. Olhe com os olhos de todo o mundo e não haverá nada que não possa ver. Escute com os ouvidos de todo o mundo e não haverá nada que não possa escutar. Pense com a mente de todo o país e não haverá nada que não possa conhecer (artigo: Os segredos do poder de manipulação).

Sorrindo sempre: o sorriso irradia confiança e atrai sucesso. O sorriso é um ímã que anima aos demais a querer estar conosco e ao mesmo tempo inspira segurança aos que nos rodeiam. Quando as coisas vão mal, mesmo assim você mantenha-se alegre, se trata de manter uma atitude positiva com um sorriso e você se pode converter num modelo a seguir para muitos; a sua vez, você se mostrará invencível ante seus inimigos e isto fará que eles entrem em cólera e se saiam de suas casinhas. O dia que não rir, é um dia perdido, disse Charles Chaplin.

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Ser amável, cortês e educado: apresente-se sorrindo e oferecendo sua melhor saudação. Quando esteja conversando, esteja atento, olhe-o aos olhos freqüentemente, isto fará que a pessoa sinta que você está interessado no que a outra pessoa comenta. Não cometa o erro de falar olhando sempre para o solo, ou para o teto. Chame às pessoas por seu nome (para qualquer pessoa seu nome é o mais importante), por nenhum motivo é aceitável que você esqueça o nome da pessoa com a está comunicando-se. Agradeça e peça Desculpas quando a situação o pede.

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Escutando o dobro do que falamos: o conhecimento fala e a sabedoria escuta. Permita à outra pessoa falar mais e escute ativamente. Depois de escutar, pergunte e volte a escutar. Motive-o a falar dizendo coisas como: "continue", "e daí que aconteceu?", "e dai que você fez?", "e bem capaz que foi isso...", "em que terminou todo o assunto?", etc. Mas por nenhum motivo interrompa à outra pessoa quando fala, isso é uma falta de respeito. Quando você permite que a outra pessoa fale sem interromper-lhe abruptamente, esta desafoga (esta técnica se utiliza em atendimento ou serviço ao cliente) e ademais você obtém muita informação do que realmente o outro indivíduo sente. Quem sabe escutar conquista as pessoas muito facilmente, mas para fazê-lo se precisa de muita paciência e autocontrole. É fantástico o que se sente quando se é escutado com atenção e simpatia (artigo: Pare de falar e escute o cliente).

Depois de escutar, perguntar, voltar a escutar e voltar a perguntar, comece a reformular o que lhe disseram: "vejamos se compreendi, o que você disse é que". Depois utilize o que a outra pessoa diz para transmitir suas idéias. Desta maneira você lhe estará expressando à outra pessoa a idéia de que quer transmitir utilizando os pensamentos dela.

Sendo empático: se quer influir nos demais, comece analisando o ponto de vista do outro. Preocupe-se por compreender o funcionamento da mente do próximo com perguntas como: "se você estivesse em meu lugar como procederia?"... Fale a respeito do que o outro quer e mostre-lhe como o conseguirá com o que você vai propor. Empatia: termo procedente do alemão, entendido como a sensação de pertencer a algo fazendo-o sentir em nós mesmos. Aplica-se à identificação com a empresa e o posto de trabalho, procurando a motivação. É a capacidade de identificar e entender os desejos dos demais, e responder (reagir) de forma apropriada para canalizá-los em prol do interesse comum. Capacidade de motivar, de ajudar às pessoas a liberar seu talento.

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Elogiando: a todo mundo lhe agradam os elogios. Mas não elogie simplesmente por elogiar, isso é bajular. Se você bajula, as pessoas se dão conta do elogio barato. Abraham Lincoln bem disse: a todo mundo lhe agrada um elogio. Que custa elogiar? Nada. Então porquê custa tanto dá-los?. São grátis e fazem sentir bem aos demais. Demonstre carinho honesto e sincero com os elogios que você dê. A maioria da gente atua para acrescentar seu ego. Alimente um pouco o ego dos demais. Observação: se você elogia um atributo da outra pessoa que não seja muito notório, o elogio terá um maior efeito positivo. Mas lembre, seja sincero com os elogios que você compartilhe! (artigo: Você tem apenas 10 segundos).

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Ressaltando a importância das pessoas: a maneira mais eficaz já descoberta para fazer amigos e bons colegas, é comunicando-lhes que você está impressionado e contente com a presença deles. Saudando aos demais como se realmente estivesse contente por vê-los de novo. Atue sempre como se cada pessoa que contata, fosse a mais importante de sua vida e desta forma se ganhará o apreço e o respeito de muitas pessoas. Para poder influir nas pessoas, primeiro devemos interessar-nos nelas, para que depois estas se interessem em nós. As pessoas estão significativamente mais dispostas a levar a cabo ações (favores, serviços, informação, concessões, etc.) a um vendedor que tenha demonstrado que está do seu lado pra ajudar em qualquer situação. A gente responde a esta aparente lei universal: uno não deve pedir sem dar também algo a cambio!

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Apelando aos princípios morais e éticos: quando as coisas se põem difíceis, você pode fazer um chamado à honestidade, a integridade, a prudência, a reflexão, a paciência, a justiça, entre outras. Assim, você estará invocando a que a pessoa ponha em prática os princípios éticos, morais e religiosos que aprendeu durante sua vida. Esta técnica sutil de persuasão foi utilizada em nós pelos nossos pais, igreja e professores, desde que éramos crianças.

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Permitindo que as idéias sejam dos demais: para persuadir há que dar as idéias como de passagem, para que o outro indivíduo chegue a tirar sua própria conclusão e creia que a idéia é sua. É um grande erro chegar e dizer: "Lhe trago a solução…", é muito melhor dizer: "Se me ocorreu uma solução, quando você disse…". Ao permitir que uma pessoa descubra algo por si mesma fica mais convencida do que se você o ensina. Ademais se você lhe pede as idéias a outros para do que participem em algum trabalho, é nesse momento que você cria um vínculo muito especial entre essa pessoa e dita atividade. Ao pedir-lhe as idéias ao outro, você compromete a essa pessoa. Se você permite que os demais levem o crédito, você poderá conseguir tudo nesta vida. Esta técnica de persuasão é utilizada no método de "Administração por Valores". Ao ser os funcionários quem escolhem os valores que vão reger a organização, logo estes ficam comprometidos a segui-los, pois eles foram quem os escolheram (artigo: QUANTO VALE SEU NEGÓCIO).

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Dando lugar à concorrência: lance um desafio de uma maneira amável. Esses desafios vão dirigidos ao ego e orgulho das pessoas, por isso, este método de persuasão é muito efetivo entre gente orgulhosa à que lhe importa muito seu ego e sua imagem ante os demais: "Onde está essa pessoa que se graduou com honras na Universidade?, Onde ficou a pessoa que superou aquela situação tão difícil aquela vez?, Você crê que é capaz de ?, Comentaram-me que aquela pessoa está superando-te, que está acontecendo contigo nestas semanas?". O Prof. Stephen Covey certa vez disse algo muito interessante numa entrevista: "A gente reage de uma maneira muito diferente se registram seu rendimento". Vários gerentes de vendas dão lugar à concorrência entre suas equipes de vendas, utilizando um tabuleiro de controle onde comparam os resultados de vendas mensais de todos os integrantes da equipe. você acredita que isto estimula a cada indivíduo a estar dentro dos primeiros três lugares no ranking interno dos melhores vendedores (artigo: são rentáveis meus vendedores?).

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Abrindo uma Filial do Banco de favores: quando alguém dá a você algo que é apreciado como de certo valor, você imediatamente responde com o desejo de devolver algo em troca. Um marido que está sentado na cadeira da sala pensando na imortalidade das moscas, se sente obrigado a fazer algumas reparações no lar, se vê que a esposa está limpando a casa. O sentimento de culpa entra em jogo. Cada pessoa cria seu próprio "Banco de favores". Preocupe-se por fazer muitos depósitos a diferentes pessoas no "Banco de Favores" para quando tenha que realizar uma retirada... Nota: todo investimento tem seu risco, incluindo os investimentos no Banco de Favores (Artigo: Pode me fazer um favor?).

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Reconhecendo a importância das pessoas: "Por fim tenho o gosto de conhecê-lo", "Eu respeito muito seu conhecimento", "Me disseram que você sabe muito", "Eu sei que você é um expert neste tema", Me permite pedir-lhe um conselho?"... Isto deve utilizar-se quando a pessoa com a que você fala realmente é possuidor desse conhecimento ou dessa autoridade. De outra maneira sua tentativa de fazer sentir importante ao outro se transformará e se manifestará como uma prova desesperada por cair-lhe bem à outra parte. A empatia nos ajuda e muito para exercermos a influencia e é uma das habilidades mais importantes na liderança tanto nas organizações como na vida, especialmente se tratamos com pessoas mais experientes. Sem dúvida é uma das habilidades que mais podem nos ajudar na hora de convencer os outros (influenciar-los), ou seja é a capacidade de pôr-nos no lugar das pessoas para saber como exercer nossa liderança (artigo imperdível: EMPATIA: Capacidade de motivar, de ajudar às pessoas a liberar seu talento).

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Se aliando com o efeito manada: as pessoas determinam o que é correto indagando o que as demais pessoas consideram correto. Nesse sentido constantemente nos comportamos como uma manada. "Se todos o fazem… eu também", "Todos o têm… eu também devo tê-lo", "Se todos meus vizinhos vão fazer… então eu também", "Se vários clientes pensam assim de bem dessa empresa, então essa empresa deve ser muito boa"... Porque correm as gazelas?: ainda que pareça o contrário, não correm porque tenham visto um leão, mas porque viram outra gazela correr. Se uma gazela vê a outra correr, instintivamente começará sua corrida, porque se esperar, talvez seja tarde demais. E em vendas sucede um fenômeno parecido. Este é um fenômeno que se acentua em mercados de alta incerteza (similar a perigo na savana africana), onde os produtos e serviços estão em constante desenvolvimento.

A atual velocidade dos mercados não perdoa a quem não dê o passo quando é necessário. Podemos observar a importância crescente que dão os compradores e os clientes, às referências verbais ou comportamentais de outros clientes, especialmente dentro do mesmo segmento e ainda mais se são concorrentes regionais. É incrível o número de empresas que se interessam "pelo outro" e produzem o efeito manada... Ou seja, conseguir ser bem referenciado comercialmente, e uma vantagem adicional e das mais importantes.

O poder das histórias e os exemplos: quando você explica algo através de uma história ou mediante exemplos, ou por meio de analogias, você consegue chamar a atenção e o interesse da outra pessoa. Utilizar a demonstração ajuda muito a que se produza o efeito de imitação. Os exemplos são mais motivadores e se assimilam melhor do que as mensagens teóricas. Ademais, se certa história ou analogia contém uma fábula, você estará utilizando também o princípio 10 deste artigo. Um exemplo: Teresa L. Pollary diretora geral de NPC - Nightime Pediatric ltd, via que à medida que sua empresa crescia, perdia contato com os valores que lhe tinham ajudado a converter-se num dos prestadores de atendimento médico infantil (fora de horários hábeis) mais exitosos em EUA. Frente a esta situação, L. Pollary decidiu que a melhor maneira de expressar esses valores não era mediante enunciar a missão ou os valores da empresa, senão através de contar histórias. Começou por pedir a seus funcionários, ex funcionários e a alguns pacientes da clínica que lhe contassem uma história relacionada com a empresa (artigo: O papel da intuição na tomada de decisão).

Uma de suas favoritas foi o relato de uma enfermeira sobre a maneira como tirou uma formiga da orelha de um menino utilizando um pouco de merengue: a história, e particularmente o final (a formiga é liberada gentilmente pela enfermeira no jardim), ilustra com perfeição o enfoque da Nightime em cuidar de maneira carinhosa e profissional aos pequenos pacientes.

Persuadir é motivar a outras pessoas para que voluntariamente aceitem nossa forma de ver as coisas. Se você aprende a ganhar à gente e a persuadir efetivamente, você pode ganhar em praticamente tudo. É difícil chegar a dominar todos estes princípios que nos ditam os gurus das relações humanas, mas é possível aprendê-los pouco a pouco com o passar do tempo e muita disciplina. No entanto, a verdade é que nós demonstramos nossa valia, educação e conhecimentos a respeito das relações humanas, quando tratamos aos demais melhor do que eles nos tratariam a nós. A melhor maneira de influir, motivar e ajudar aos demais não é criticando-os, senão ajudando-os a converter-se no que eles mesmos querem chegar a ser (artigo: Influencie a seus clientes cientificamente).

Estou disposto a pagar mais pela capacidade de tratar com as pessoas, que por qualquer outra capacidade que exista neste mundo (John Rockefeller).

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prof. José David Ulloa Soto

Professor de liderança

Univ. nacional de Costa Rica

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Outro excelente artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR do Prof. José David Ulloa Soto:

Princípios imutáveis das apresentações de vendas

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