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Como qualificar um cliente potencial

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Vender não é a tarefa mais querida por muitos empreendedores e gerentes de empresas. Vendedor é visto pela maioria das pessoas como aquele profissional ganancioso, sem escrúpulos, sem valores, sem integridade e que deseja vender o que precisa a qualquer custo. Entretanto, vender é uma profissão honrosa que todo profissional independente da sua posição dentro de uma empresa inclusive o próprio vendedor deve aprender.

Existem muitas habilidades importantes que um vendedor deve aprender, entre elas, a habilidade de qualificar um cliente potencial. O erro mais comum que um vendedor comete ao encontrar um cliente que ele mal conhece é lançar-se imediatamente a apresentação da sua empresa, produto ou serviço. Ele começa a falar sobre as virtudes do que tem a oferecer, o quanto esse produto é bom, fácil, barato e seguro na esperança de convencer o comprador sobre o seu valor (Artigo: CADA PRODUTO TEM UM CONSUMIDOR CERTO).

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O problema dessa abordagem é não abordar em nenhum momento as necessidades e problemas do comprador. Enquanto os problemas do cliente não forem levantados, existe uma possibilidade mínima do comprador se interessar pelo produto. Se você realmente quer dar uma razão para o comprador comprar de você, você precisa dar a ele uma razão. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é fazer perguntas que descubram o que é importante para o cliente (Artigo: o que é marketing relacional?).

Aqui vão alguns exemplos:

Eu notei que você usa o produto ABC. Há quanto tempo você usa esse fornecedor?

O que você mais gosta nesse fornecedor?

Se você pudesse mudar alguma coisa no atual acordo que você tem com ele, o que seria?

Quais são as suas principais preocupações? O quê o mantém acordado a noite?

Como tem sido a experiência com o fornecedor ABC?

Quanto você compra ou vende em media por mês e ano?

Quem são os seus principais clientes?

Repare que essas perguntas são perguntas abertas que motivam o cliente a compartilhar informação sobre suas necessidades e problemas... Tome cuidado para não dirigir as respostas dos clientes com perguntas do tipo:

Quais são os seus principais problemas?, Prazo de entrega?, Preço?

Esse é um erro muito comum em vendas, acreditar que sabe a resposta dos clientes. Nunca assuma que você sabe o que um cliente vai responder. Faça uma pergunta e tenha paciência para esperar pela resposta. E mesmo que você trabalhe em um mesmo mercado por mais de dez anos, não acredite que você já tenha ouvido de tudo. Se você realmente quer começar a se diferenciar dos seus concorrentes, invista o seu tempo em aprender sobre eles (Artigo: A Importância dos antecedentes comerciais).

artigo recomendado:

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Qual a importância do número UM em Vendas?

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