1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

6 ensinamentos de Steve Jobs

.

sala dos artigos de vendas  -  SALA DOS ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

.

Não precisamos estar sempre tentando inventar a roda, na maior parte das vezes apenas temos que olhar para os lados e ver o que é que os outros estão fazendo para ter sucesso. Nada melhor que estudar e analisar o comportamento dos grandes mestres da gestão, do empreendedorismo, da criatividade e inovação para colher idéias e motivações para melhorarmos a nossa performance (Artigo: vendendo através da cor do produto).

.

Steve Jobs dispensa qualquer tipo de apresentações, sendo um fantástico exemplo de alguém que podemos estudar para recolher muitos e bons exemplos de gestão e de vida. Baseados no livro de Walter Isaacson da biografia de Steve Jobs, o que tentamos fazer foi uma adaptação das lições de gestão de Steve, com os fabulosos resultados que todos reconhecemos, para a esfera dos vendedores. O que podemos apreender com ele? Aqui seguem os 6 ensinamentos de Steve Jobs:

Foco: recusava boas idéias e oportunidades para que pudesse executar as grandes idéias e oportunidades. Quando Steve Jobs chegou à Apple pela segunda vez, eliminou cerca de 340 produtos para se focar e concentrar todos os recursos da empresa a produzir os produtos estrelas. Está a trabalhar nas suas prioridades mais importantes? Tem que estar constantemente a rever a sua lista para certificar-se que está ocupado a fazer o que é mais importante. Por vezes é mais difícil dizer que não, de excluir algo do que simplesmente aceitar mais um projeto, mais um cliente (Artigo: Quem poderia ser excluído da lista de clientes).

.

Saber qualificar os nossos prospectos, direcionar a nossa atenção e energia para os clientes de maior valor e estar disponível para atender e satisfazer as necessidades dos nossos melhores clientes é por vezes relegado para segundo plano quando estamos dispersos a tratar de prospectos, clientes e temas não relevantes. Podemos andar e correr por todo o lado, dando a impressão que estamos  trabalhando muito, mas na realidade apenas estamos enganando a nós mesmos (Artigo: Corram, não alcança para todos!).

Elimine tudo o que não interessa, eu sei que não é fácil, e foque-se naquilo que é verdadeiramente importante, verá como os resultados acabarão por aparecer... O objetivo de Steve foi concentrar todos os recursos e capacidades da Apple, naquilo que pensava ser o que lhe poderia trazer maiores retornos medido por variadíssimos indicadores (ROE, ROI, Satisfação clientes, etc). Nós vendedores teremos que fazer o mesmo, o nosso objetivo será alocar o nosso talento, habilidades e valências em projetos, prospectos, clientes que nos dêem o maior retorno, isto é, mais vendas e/ou maior margem.

Inspiração: procurava por inspiração fora da sua indústria, era fora dela que encontrava produtos que o inspiravam que geravam posteriormente idéias para o desenvolvimento de novo produtos. No caso dos vendedores, temos que deixar de apenas ver o que a concorrência faz, o que os vendedores da mesma indústria fazem e passar a olhar para as boas práticas noutras indústrias. Se uma determinada forma de atuar, de fechar uma venda, de manter o relacionamento com os clientes funciona muito bem numa outra indústria, porque não copiar essas boas praticas para o nosso dia a dia? Temos que alargar o âmbito do nosso benchmark e não nos centrarmos apenas na nossa indústria. Tente manter a sua curiosidade bem desperta para captar o que de bom se faz "lá fora", seja como as crianças, tente perceber porque é que determinado vendedor de outro sector é considerado um especialista em vendas por referencia, em fazer prospecção, em negociar, em fechar vendas, etc. Verá que irá aprender mais e poderá aplicar muito daquilo que observa na sua própria indústria (Artigo: PROCURA UM CONSELHO PARA VENDER MAIS?).
.
Produto: o produto é o mais importante. Jobs dava uma importância extrema ao produto, aos pormenores, à funcionalidade, à usabilidade, à qualidade de tudo o que fazia. No caso dos vendedores o produto é o próprio vendedor! Terá que dedicar toda a atenção ao seu desenvolvimento pessoal, ir a seminários, conferências, ser um leitor voraz dos melhores Portais de Representação, Vendas e Negociação, estar presente em formações, leitura de livros, revistas, ouvir podcasts, etc. Quanto mais conhecimento tiver, mais valor acrescentado poderá transmitir aos prospectos e clientes. Estes acabaram por perceber o valor que você tem e agrega e que pode ajudá-los a satisfazer as suas necessidades. E para melhorar o seu produto, não se esqueça da aplicar a anterior regra de Steve, analise o que é que os vendedores de outras indústrias fazem para ter sucesso.
.
Plataforma: construiu uma plataforma (iTunes, iCloud, IOS, OS X, Iphone, Ipad,...) para obter uma vantagem competitiva duradoura. Que ensinamentos poderemos retirar da estratégia de Steve Jobs? Se pensarmos na plataforma como o sistema ou método de vendas que cada empresa e/ou vendedor utiliza para vender, podemos perceber o valor de conseguir criar um sistema de vendas eficiente: poderemos criar uma vantagem competitiva sobre outros vendedores. Como encontrar um método de vendas eficiente? Existem muitas empresas que utilizam excelentes sistemas de vendas que poderá analisar e obter idéias. Utilize os princípios já explorados neste artigo: faça o seu benchmark fora da sua indústria, veja como é os outros vendedores estão fazendo, como atuam, o que fazem para ter o seu funil de vendas sempre atestado e como fecham tantas vendas. Investigue, leia livros, fale com especialistas em vendas, fale com outros vendedores e defina um sistema de vendas que se adapte à sua personalidade, às suas características, tirando o maior partido dos seus conhecimentos para vender muito e bem (Artigo: Como avaliar o desempenho em vendas, que indicadores usar?).
.
Ignorar a realidade: coisas importantes e relevantes podem acontecer se nos recusarmos a ser realistas. Estabeleça objetivos irrealistas e encontre novas formas de os atingir. Não tenha medo de sonhar e não limite os seus objetivos e metas à mediania, aponte para a excelência e poderá surpreender-se quando o atingir. Não se conforme, seja atrevido e lute por aquilo que acredita. Na nossa primeira entrevista no Clube das Vendas, o Adelino Cunha (especialista em PNL) dizia que "dificilmente vais conseguir mais do que aquilo que acreditas". Acreditar que conseguimos é a pedra basilar na concretização dos objetivos, quer sejam profissionais, pessoais, desportivos ou afetivos (Artigo: Posso fazê-lo melhor!).
.
Experiência: dominar toda os ponto de contacto com o consumidor é critico para o sucesso do negócio. Para ter sucesso um vendedor também tem que dominar toda a sua experiência com o prospecto e com o cliente. Desde o primeiro contacto, onde terá que ganhar a confiança do prospecto, demonstrar como é que irá aportar benefícios e como poderá satisfazer os seus desejos e necessidades, até à entrega do que prometeu, ao acompanhamento do cliente e à manutenção de uma relação em que esteja sempre a acrescentar valor, o vendedor terá que dominar bem todas estas interações com o prospecto e cliente para se poder diferenciar da concorrência (Artigo: fundamentos da técnica de SOLUTION SELLING).

Faça com Steve Jobs e surpreenda o seu cliente com uma experiência excepcional! Diferencie a sua oferta, seja memorável e criativo. Se conseguir aplicar estes 6 ensinamentos de Steve Jobs, não temos dúvidas que terá ainda mais êxito na sua carreira profissional, poderá tornar-se num dos melhores profissionais de vendas e bater muitos recordes de vendas!

artigo recomendado:

.

7 métricas que vão lhe ajudar a melhorar as vendas

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR