1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

.

Back to Basics, retornando ao básico

.

artigos de análise de mercado  -  ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO  -  artigos de gerenciamento

.

Uma empresa se cria em termos gerais porque se detectou uma oportunidade de negócio e uma necessidade insatisfeita no mercado. Ao princípio, entendemos perfeitamente a quem vai dirigido nosso serviço. À medida que a empresa cresce e se adicionam linhas de produtos e serviços, muitas vezes não se transmite adequadamente à força de vendas quem são os "prospectos mais interessantes" para cada um dos serviços e produtos. Para complicá-lo mais, o crescimento nas empresas se produz por efeito do boca a boca, enquanto que a procura e classificação dos "prospectos ou potenciais compradores" são classificados e repassados a força de vendas, de forma desacertada, fazendo perder o tempo de nossos vendedores e o potencial de crescimento e faturamento da empresa (Artigo: Pré-Qualificação de clientes).

O resultado de não identificar aos clientes potenciais adequadamente é terminar com uma carteira de clientes que cresce de forma caótica e em que as semelhanças entre as necessidades dos mesmos é pura coincidência. Cada empresa, por pequena que seja, tem que controlar a entrada do perfil adequado de clientes no processo comercial, tanto como numa fábrica se controla a qualidade da matéria prima. Nas reuniões que mantemos com clientes, em muitas ocasiões, precisamos retornar à essência e reformular quem são os clientes (target de prospectos mais interessantes).

Há que avaliar aos diretores comerciais e a sua equipe por seus resultados, sem ter em conta processos nem metodologia. Minha experiência me diz que com uma equipe média de vendedores e uma boa metodologia se podem conseguir bons resultados, consistentes e a longo prazo. Não é simples construir processos quando cada cliente, cada produto e cada departamento comercial são diferentes. No entanto, há que assumir este desafio, já que ter uma metodologia clara de trabalho é o único que pode evitar tremendas perdas de tempo, encurtando os ciclos de venda e rentabilizando nosso investimento na equipe comercial (Artigo: Como armar uma equipe de vendas desde zero?).

Por onde começar?: o mais simples é fazê-lo pelo primeiro contato com o cliente. Dado que uma das fases de desenvolvimento de um novo serviço inclui pensar para que tipo de empresas ou indivíduos seria útil (nós que contribuímos a configurar este serviço), somos responsáveis de ajudar à equipe comercial a poder identificar os "prospectos mais interessantes" daqueles que não o são.
.

Perfil do Cliente: se fôssemos da polícia federal e tivéssemos que procurar a um criminoso, uma das primeiras ajudas seria o retrato falado ou o perfil do sujeito, conquanto não é uma foto, nos permite descartar muitos e selecionar unicamente aos suspeitos. Este retrato falado ou perfil, orientará a nossos vendedores a poder descartar imediatamente os que não são clientes potenciais. Muitas vezes se perdem vendas porque este primeiro passo não se dá corretamente e se continua ao seguinte, situando-nos automaticamente no caminho equivocado (Artigo: Filtrando os prospectos PPC: Prontos Para Comprar).

Quantas vezes uma empresa respondeu a um telefonema no qual um suposto cliente mostrava interesse por algum dos produtos para que, mais adiante, depois de vários telefonemas, envio de informação e propostas apresentadas, descobrir que realmente este produto, no que o suposto cliente mostrava interesse, não era o adequado para ele?

Neste momento se acaba o jogo e voltamos à casinha de partida, tendo que voltar a começar desde o princípio. Enquanto vamos para meios self-service, somos nós e não o cliente que tem que se classificar na empresa como "prospecto mais interessante" ou não. Uma vez determinado o perfil de cliente para cada um dos produtos ou serviços a comercializar, seria necessário preparar um formulário de perguntas de apoio, cujas respostas permitirão ao vendedor determinar se o perfil do cliente está alinhado ou não com o retrato falado ou perfil (Artigo: Prospectar = procurar e identificar clientes qualificados).

Se for assim, a estes se lhes chamará clientes potenciais, porque cumprem uns requisitos determinados e passarão ao próximo passo dentro do processo de venda estipulado. Se o comercial fez uma boa qualificação do cliente se poderá determinar com fiabilidade, por exemplo, a razão de conversão de clientes potenciais a vendas, e assim avaliar o rendimento de nossa força comercial, ou poderemos avaliar a qualidade dos “leads” que gera nossa publicidade.

A Direção Comercial tem a responsabilidade de proporcionar as ferramentas adequadas à força de vendas para que possam cumprir seus objetivos. Nem os melhores softwares de CRM, Representação, Vendas e automatização da força comercial, podem melhorar as vendas sem uma boa metodologia comercial. Não esqueçamos que, apesar de que alguns destes sistemas afirmarem que incorporam as melhores práticas comerciais, não podem substituir o conhecimento que temos da empresa, o conhecimento que temos dos clientes, dos produtos, dos mercados aos que vão dirigidos e os processos (Artigo: A qualificação do cliente potencial).

.

prof. gloria Abati Morey
ceo da Marketing Alliance

.

a prof. gloria Abati Morey é redatora da business news da microsft europa e escreve para mais 6 revistas de negócios mensalmente. é formada em economia e administração, com vários estudos publicados pelas melhores universidades do mundo. ocupou cargOs executivos em empresas multinacionais e preside o Relationship Marketing Committee at APM. este artigo foi publicado na última edição da Revista HDMV - Harvard Deusto Marketing e Vendas.

.

outros excelentes artigos traduzidos e editados pelo jornal SDR, da prof. gloria Abati Morey:

Back to Basics, retornando ao básico

Traição manifesta ou deserção induzida...?

Fidelidade comercial: uma palavra em extinção

não permita que as equipes comerciais se desgastem

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR