1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

Não permita que as equipes comerciais se desgastem

.

sala dos artigos de força de vendas

.

O cliente já não se conquista unicamente com ofertas econômicas, já que, cada vez mais, está reclamando uma relação personalizada. Desenvolver e aplicar práticas de segmentação, gerir a informação para poder oferecer um serviço e atendimento de qualidade, e dispor de uma metodologia clara são alguns dos fatores chave para melhorar os resultados comerciais. Uma empresa se cria, em termos gerais, porque se detectou uma oportunidade de negócio e uma necessidade insatisfeita no mercado (Artigo: Filtrando os prospectos PPC: Prontos Para Comprar).

Ao princípio, concretiza-se perfeitamente a quem vai dirigido o produto e ou serviço e, por tanto, apresenta-se uma proposta de valor simples e fácil de entender por todas as pessoas da empresa.

À medida que a empresa cresce e se adicionam novas linhas de negócios, muitas vezes não se transmite adequadamente à força de vendas quem são os clientes objetivos para cada um dos serviços e produtos. Ademais, há que ter em conta que o crescimento nas empresas menores se produz por efeito do "boca a boca", de maneira que são os clientes potenciais os que se auto-classificam como possíveis ou potenciais compradores, ainda que em ocasiões o fazem de forma desacertada, com a perda de tempo que isso implica para a equipe de vendas e para eles mesmos (Artigo: Como parar de perder oportunidades de vendas).

Quem são seus clientes potenciais?: o resultado de não identificar aos clientes potenciais adequadamente é contar com uma carteira de clientes que cresce de forma expansiva e desordenada e em que as semelhanças entre suas necessidades é pura coincidência. Cada empresa, por menor que seja, tem que controlar a entrada do perfil adequado de clientes no processo comercial, tanto como se controla a qualidade da matéria prima numa fábrica (Artigo: Que é uma oportunidade qualificada (lead)?).

.

Não é simples nem fácil criar processos quando cada cliente, cada produto e cada departamento comercial são diferentes. No entanto, há que assumir este desafio, já que dispor de uma metodologia clara de trabalho é o único que pode evitar tremendas perdas de dinheiro e tempo, encurtando os ciclos comerciais e rentabilizando o investimento nas equipe comerciais. No estudo de Marketing Alliance sobre a gestão comercial e marketing elaborado a partir das entrevistas realizadas a mil pequenas empresas de entre 20 e 250 funcionários, 89,7% das empresas reconhece que cada vendedor (interno ou externo) tem seu método particular de vendas (Artigo: TODOS POR UM E UM POR TODOS (MAS NÃO EM VENDAS)).

Disto se deduz que os trabalhos de prospecção e qualificação de clientes potenciais também se realizarão através de procedimentos personalizados. A direção geral avalia aos diretores de vendas e a sua equipe por seus resultados, sem ter em conta, na maioria dos casos, nem os processos desenvolvidos nem a metodologia.

Nos EUA, a pressão é inclusive maior, já que as avaliações geralmente são trimestrais e muitos diretores de vendas, ao carecer de uma boa metodologia e dispor somente de um prazo de 3 meses para demonstrar sua valia, são despedidos sem mais explicação que: "não cumpriu seus objetivos". Quando se põe em prática um bom processo e se segue pormenorizando, os resultados de crescimento são sinérgicos e quantificáveis, já que, como o processo comercial é completamente dinâmico, tem que ir continuamente adaptando-se às mutantes necessidades do cliente. Uma boa metodologia de trabalho obriga a enfocar os esforços da equipe de vendas com o fim de conseguir bons resultados a curto, médio e, também, a longo prazo. Em decorrência das reuniões de trabalho é aconselhável e, em muitas ocasiões, são necessárias recordar a essência do modelo de negócio em questão e reformular-se quem é o target (Artigo: behavioral targeting é Tendência dos anunciantes).

Por onde se deve começar?: o mais indicado é fazê-lo pelo primeiro contato com o cliente. Dado que uma das fases de desenvolvimento de um novo produto ou serviço inclui pensar para que tipo de empresas (consumidores) seria útil, e é importante ajudar à equipe de vendas a identificar os clientes potenciais e os que não o são.
.
Conhecer ao cliente potencial: tendo em conta as características e particularidades de cada negócio, é muito interessante propor-se questões como, por exemplo:

conhecemos os problemas e soluções do segmento o suficiente como para que o serviço da empresa possa contribuir soluções?

adapta-se o serviço ou produto a todos os setores?

entendemos o processo de compra e o potencial da futura empresa cliente?

quem são os que decidem sobre a compra de nosso produto e aconselham ou influem no processo?

O mero fato de entender este processo contribui com uma clara idéia da dificuldade do ciclo comercial. Muitas vezes se perdem vendas porque não damos corretamente este primeiro passo e continuamos ao seguinte, situando-nos automaticamente no caminho equivocado. Quantas vezes uma empresa respondeu a um telefonema em que um possível cliente mostrava interesse por algum dos produtos e ou serviços, para, mais adiante, depois de vários contatos, envio de informação e apresentação de propostas, descobrir que realmente esse produto ou serviço não era o adequado para esse cliente? Neste momento se acaba o jogo, retorna-se à casinha de partida e se tem que voltar a começar desde o princípio (Artigo: Está precisando aumentar as vendas?).

.

Uma vez determinado o perfil de cliente para cada um dos produtos ou serviços que vão comercializar, é necessário preparar um formulário de perguntas de apoio, cujas respostas permitirão determinar se o perfil do cliente está alinhado ou não com o retrato comercial desejado do futuro cliente. Se for assim, a estes se chamará "clientes potenciais", porque cumprem os requisitos determinados, e passarão ao próximo passo dentro do processo comercial estabelecido. Se o vendedor fez uma boa qualificação do cliente, se poderá determinar com fiabilidade, por exemplo, os tempos de conversão de clientes potenciais a clientes ativos e, assim, avaliar o rendimento da força comercial ou a qualidade dos leads (contatos) que gera uma campanha de marketing específica (Artigo: CADA PRODUTO TEM UM CONSUMIDOR CERTO).

Tratar a todos os clientes por igual?: antes de saber quem eram os clientes mais rentáveis, o mais comum era dar um trato preferencial aos clientes com maior faturamento ou tratar a todos por igual. Surpreendentemente, algumas empresas ainda vivem ancoradas no passado e não valorizam nem o ciclo de vida nem o potencial do cliente à hora de desenvolver uma estratégia de relação com ele. Não gera o mesmo resultado um cliente que compra 100 peças a preço cheio, do que um que compra mil com desconto potencial de grande cliente, mesmo que muitos gerentes digam que o aumento da compra gera uma diminuição no custo produtivo... Isso é balela, puro medo e lamentavelmente vendem com descontos porque não sabem enfocar-se comercialmente nos cliente certos. Dar descontos na venda de produtos e serviços, é mostrar para todos clientes (internos e externos), que produtos e serviços vendidos não tem valor e qualidade garantida e que não sabem prestar serviços de pós venda com excelência (Artigo: A pergunta estratégica em vendas).

.

Avançou-se no processo comercial e agora mais do que nunca está claro do que não se deve tratar a todos os contatos por igual, já que se deve determinar cuidadosamente quem serão os clientes potenciais e só nestes se deverá investir o tempo que seja necessário. Algo tão simples como este filtro, que só deixe passar aos clientes potenciais liberará à equipe comercial do tempo necessário para realizar as ações dirigidas a convertê-los em clientes e também orientará todas as atividades de marketing para a captação dos perfis adequados (Artigo: A qualificação do cliente potencial).
.
A direção comercial tem a responsabilidade de proporcionar as ferramentas adequadas à força comercial para que possa cumprir seus objetivos. Nem os melhores softwares de representação e vendas, podem melhorar as margens e resultados, sem uma boa metodologia comercial, que tem como pilares básicos um bom processo de prospecção e classificação de clientes, e uma boa proposta de valor. É preciso recordar e ter muito presente que, apesar de que os softwares de representação e vendas sejam o melhor aliado dos vendedores, por incorporar as melhores ferramentas comerciais, não podem substituir o conhecimento que temos da empresa, dos clientes, dos compradores, dos produtos e dos mercados e processos aos que vão dirigidas as estratégias comerciais (Artigo: Prospectar = procurar e identificar clientes qualificados).

.

prof. gloria Abati Morey
ceo da Marketing Alliance

.

a prof. gloria Abati Morey é redatora da business news da microsft europa e escreve para mais 6 revistas de negócios mensalmente. é formada em economia e administração, com vários estudos publicados pelas melhores universidades do mundo. ocupou cargOs executivos em empresas multinacionais e preside o Relationship Marketing Committee at APM. este artigo foi publicado na última edição da Revista HDMV - Harvard Deusto Marketing e Vendas.

.

outros excelentes artigos traduzidos e editados pelo jornal SDR, da prof. gloria Abati Morey:

Back to Basics, retornando ao básico

Traição manifesta ou deserção induzida...?

Fidelidade comercial: uma palavra em extinção

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR