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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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A pergunta estratégica em vendas

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sala dos artigos de gerenciamento

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É uma pergunta que produz dinheiro (para você) e é uma pergunta que permite poupar dinheiro (ao cliente). Produz dinheiro, porque quando você vende mais; obviamente, ganha mais comissões. E poupa dinheiro aos seus clientes, porque muitas vezes não levam em conta o custo total e exato dos problemas que eles tem. A pergunta estratégica em vendas é: quais os principais desafios que sua empresa enfrenta para crescer? (Artigo: conjoint analysis - análise conjunta).
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O primeiro passo é fazer a pergunta. O segundo ponto é tentar quantificar o quanto custa em dinheiro o problema ao cliente. Quanto mais importante for o problema, maior será o custo em dinheiro que esse problema gera para seu cliente. Não é o suficiente apenas descobrir o problema: você tem que ajudar o cliente a entender os custos envolvidos no problema. O ideal é você ser capaz de oferecer soluções a um custo acessível, para os problemas de impacto e alto custo que seu cliente tem
(Artigo: O Segredo Mais Bem Guardado do Mundo das Vendas).

Vamos a um exemplo real: estávamos conversando com dois executivos de vendas de uma empresa (diretor e gerente), que estavam interessados na contratação de um professor do Portal SDR, para um fim de semana de capacitação para a equipe de vendas. Eu perguntei: qual o principal desafio que os vendedores estão enfrentando hoje. O gerente descreveu os problemas que enfrentam os vendedores quando eles vão fazer prospecção e realizar a venda a um novo cliente (Artigo: Quanto investir na aquisição de novos clientes).

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Perguntei qual o déficit atual de abertura de novos clientes: me explicam que cada vendedor teria de abrir um novo cliente por mês como mínimo. Então lhes pergunto qual o volume médio de vendas mensais para cada cliente: me respondem que vendem uma média de mil reais por mês, uns 12 mil reais por ano a cada cliente que representa 12 mil reais por ano e se cada vendedor abri-se um novo cliente a mais por mês, daria uma média de 12 novos clientes por ano para cada vendedor.
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Neste ponto, eu sugiro para realizarmos algumas contas: isso significa que estamos falando de cerca de 144 mil reais de faturamento por ano para cada vendedor com 12 novos clientes para a carteira comercial. Então lhes pergunto quantos vendedores tem na equipe e eles respondem que são 16 vendedores. Pergunto qual a percentagem dos vendedores que têm este problema? Cerca de 75%, deles respondem, ou 12 dos 16 vendedores. Peço-lhes novamente para fazer algumas contas: temos 12 vendedores, que deixam de vender 144 mil reais por ano e perdem a oportunidade de ter 12 novos clientes por ano, ou seja estamos falando que a equipe de 12 vendedores, está deixando de produzir um total anual de novas vendas de 1.728.000,00 reais ao ano e deixam de conquistar 144 novos clientes ao ano... Eu nunca pensei que era um problema tão grande, diz o diretor apoiado por seu gerente. Precisamos fazer alguma coisa imediatamente! (Artigo: break even point - ponto de equilíbrio).
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À luz da importância econômica do problema, lhes pergunto: vocês acha que o custo de um consultor especializado na prospecção e abertura de novos clientes, para um fim de semana partilhando um curso intensivo para sua equipe de vendas é caro ou inviável?... A verdade é extremamente barato em comparação com os números que estamos deixando de conquistar, e queremos começar a treinar nossa equipe o mais rapidamente possível, me respondem. O valor que nos pede, não é um problema, é uma solução excelente e extremamente barata! Nosso problema é gigante, porque estamos perdendo a oportunidade de gerar um aumento em nossa carteira comercial de 18% ao ano, acrescido da perda de um faturamento anual de um milhão e setecentos mil reais (Artigo: 7 métricas que vão lhe ajudar a melhorar as vendas).

O benefício real de fazer minha pergunta favorita é que tanto o cliente e você podem identificar o problema e quantificar o valor real e os custos associados com o problema. Então: quais são os principais desafios que você enfrenta para crescer o seu negócio? Se você adotar minha pergunta favorita em vendas e a transforma em sua pergunta favorita, é provável que estes desafios e problemas desaparecem.

Prof. Alejandro Wald

Conferencista, capacitador e autor

Biblioteca exclusiva do professor

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR do prof. Alejandro Wald:

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..NÃO ACREDITE NOS CÍNICOS... ..
..NÃO PERDA VENDAS NO TELEFONE ..Acordar pode ser doloroso
..Como organizar Visitas Comerciais ..A pergunta estratégica em vendas
..Peça ao cliente que tome uma decisão! ..Vendas e Marketing não se gostam
..As melhores perguntas são provocantes ..Por que capacitar COMERCIALMENTE
..Que acontece quando fazemos suposições? ..como aumentar suas chances na venda
..Qual a importância do número 1 em Vendas? ..Os 15 minutos mais importantes em vendas
..Quanto investir na aquisição de novos clientes ..Porque suas propostas não geram negócios
..TODOS POR UM E UM POR TODOS (MAS NÃO EM VENDAS) ..não consegue seu OBJETIVO MENSAL DE VENDAS?
..14 coisas que os vendedores não devem deixar de fazer ..quem se queima com leite, vê uma vaca e chora...
..As melhores contam com grandes vendedores e os retêm ..10 razões pelas que os vendedores dão um tiro no pé
..Como a Regra 80/20 de Pareto pode ajudar a ser mas efetivo ..Se você não fecha a venda, está trabalhando para a concorrência

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