1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

.

Quem se queima com leite, vê uma vaca e chora...

.

sala dos artigos de vendas  -  SALA DOS ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

Em tempos difíceis como os atuais, evite cair na armadilha de crer que você pode negociar mais, baixando os preços e obter vantagens nos volumes vendidos. A experiência nos mostra que os escritórios de vendas que obtém sucesso, são os que manejam preços reais e até premium. Mas para realizar negócios a preços reais e premium e comercializar seu produto ou serviço, seu escritório de vendas vai ter que construir valor em tudo aquilo que seus clientes precisam, além do preço...

Muitos vendedores sucumbem às pressões do comprador para baixar seus preços porque não analisam o que o cliente verdadeiramente precisa ou quer, contra o que ele diz que precisa ou quer. Os compradores não precisam um preço baixo. Isso é o que eles dizem, isso é inclusive o que podem pensar, e certamente devem estar recebendo de seus próprios chefes uma forte pressão para tratar de conseguir um preço mais baixo (artigo: Ninguém consegue segurar o cliente apenas com preço!).
.
Mas na verdade, o que os compradores menos precisam realmente, é um preço baixo. De fato, se precisassem um preço baixo, melhor seria que você não consiga o pedido, porque muito provavelmente não estariam em condições de pagá-lo. Examinemos algumas das coisas que os clientes realmente precisam:

Precisam de segurança: um único fornecedor é muito perigoso. Num mercado onde há centenas de fornecedores potenciais, ter um único fornecedor é pouco lógico. Um incêndio, uma inundação, uma queda do sistema, um problema financeiro ou uma greve, podem causar que um fornecedor exclusivo não esteja em condições de enviar-lhe o pedido a tempo. Os compradores sagazes aprendem rapidamente que ter um único fornecedor é risco demais. Isto significa que você pode solicitar preços maiores que seus concorrentes e igualmente conseguir o negócio (artigo: Preço não é fundamental na venda).

Os compradores profissionais sabem que se aceitam a oferta mais baixa, são vulneráveis ante qualquer empresa amadora que escreva um valor menor numa proposta para levar o pedido, e depois não cumpre com as características negociadas (qualidade, prazo de entrega, packaging, descontos, documentação, garantias e atendimento pós-venda).

Precisam de compromisso: mais do que qualquer outra coisa, os clientes precisam uma entrega em tempo (Just in time). E isto é verdade, trate-se de maquinários, serviços de tecnologia, bens de consumo ou matérias primas. Se você pode e entrega em tempo, conforme foi prometido no momento da venda, em todos os aspectos possíveis, com os descontos, as bonificações, dentro dos prazos e quantidades, você não tem que baixar o preço para vender. Claro que se você sabe que não tem condições de entregar em tempo, não tem qualidade, garantia nem sequer atendimento pós-venda, você sim precisa de preços baixos, e muitos clientes, mas muitos mesmo, porque somente conseguirá vender uma unicamente vez a cada cliente (artigo: O Pedido Perfeito).

.

Precisam ajuda e conselho para as compras complexas: aqui é onde existe uma oportunidade real para vender com seus preços. As pessoas que fazem compras diversas, múltiplas ou complexas, habitualmente não são tão cientes a respeito de tudo o que têm e como comprar. Se você, como vendedor, vê a si mesmo como um assessor e consultor de clientes preocupados, você pode conseguir uma vantagem enorme sobre seus concorrentes. Muitos vendedores ainda crêem erroneamente que vender é contar anedotas e piadas, ser amistosos e averiguar que preço é aceitável para o comprador, para apresentar suas propostas.

.

Não trabalham na tarefa de oferecer informação a seus clientes e falham em brindar essa dose adicional de conhecimento valioso e de serviço que produz o respeito e a lealdade do cliente. Nunca espere que um cliente lhe compre somente por lealdade, isso não existe a não ser que o cliente seja parente seu. Mas é mais que reconhecido no mercado, que se você comercializa produtos e serviços garantidos, você sempre terá acesso aos ouvidos de seus clientes. Isto lhe oferece a oportunidade de apresentar as razões pelas que teriam que lhe pagar um preço mais alto (artigo: O Segredo Mais Bem Guardado do Mundo das Vendas).

.

Precisam receber o que compraram (preço, Quantidade, qualidade, prazo): os clientes precisam ter o que pediram. Precisam tê-lo no dia e no lugar adequado, para não ter problemas de produção ou estantes vazios. Este é outro ponto para ressaltar nas suas apresentações, uma vez mais, a importância crítica da capacidade de prover a tempo seus produtos ou serviços a seu cliente, nas condições que você prometeu. Resolver os problemas concretos dos clientes é importante. Não obstante, além das particularidades de cada caso, o objetivo dos vendedores que prestam o serviço de atendimento em representação das companhias, deveria consistir em registrar todas as ocorrências para detectar (e corrigir) as causas sistêmicas do serviço mal prestado. E, no entanto, a maioria das empresas e dos vendedores não registram e mal estudam uma minúscula parte das ocorrências (ARTIGO: como atender os clientes com qualidade).

.

Precisam minimizar seus custos de estoques: seus clientes podem precisar contar com um inventário "just in time", no tempo prometido e ao mesmo tempo sem demasiadas existências em seu depósito. Este é um requerimento delicado, e se o cliente entende que você pode entregar a tempo, você conta com uma forte vantagem. Qualquer operação inteligente de compra de qualquer produto, precisa ser gerida de forma a minimizar ao máximo os custos de estoque. Mas tem que ficar claro: toda esta tendência evolutiva para a entrega just-in-time indica a importância de somente um fator: entrega, não preço. Seus clientes vão dizer-lhe que querem um preço baixo, mas o descartarão como fornecedor se você falhar na entrega (artigo: desinteligências e desastres nos estoques).

.

Precisam comprar de um fornecedor atualizado tecnicamente e solvente financeiramente: a todos já nos aconteceu, de termos produtos ou serviços dentro das garantias e quando queremos recorrer a loja ou indústria, nos inteiramos que fechou... Não importa quão boa foi a oferta que lhe fizeram; se você precisar contar com a garantia ou atendimento pós-venda, se dá conta no curto tempo, que o preço baixo foi muito alto com o passar dos dias. Empresas assim, que somente vendem preço baixo, operam um tempo e depois fecham as portas, e mesmo quando se mantém no mercado, são as campeãs do mau atendimento, da descortesia e da pior experiência que como cliente podemos ter.

.

O mesmo ocorre para seu cliente: pode estar tentado de comprar do fornecedor mais barato, mas não podem correr o risco de comprar de um fornecedor que ao que tudo indica (preços baixos) corre sério perigo de fechar. A maioria dos compradores inteligentes aprendem cedo que você tem que ter feito um investimento muito importante para contar com a tecnologia mais avançada e para manter-se sólido financeiramente. Caso contrário, você não poderia entregar produtos de qualidade, e no tempo exigido. Se os compradores não garantem tudo isso, vão meter-se em sérios problemas, quando se dêem conta que não contam com os produtos ou serviços que precisavam... (ARTIGO: Preços baixos = mais clientes ? nem sempre...).

Todo comprador com um mínimo de responsabilidade e profissionalismo, se preocupa mais pela qualidade e capacidade de entrega, do que pelo preço baixo. E também se preocupam por saber se você vai seguir estando no mercado durante muito tempo.

Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?: os clientes precisam de profissionais em vendas com ótimas respostas operacionais e de ações rápidas para cumprir com a entregas, responder aos embarques e solucionar problemas com qualquer uma das áreas da empresa de forma instantânea. A minimização do risco, assim como a entrega, o prazo e o respeito as condições pactuadas, tem um peso muito significativo em sua capacidade de comercializar a preços maiores ou premium. A boa notícia é que seus clientes sabem que se você mantém ou até eleva seus preços, é porque sabe que pode eliminar quaisquer possíveis problemas, inclusive sabem que você tem maiores e melhores condições que seus concorrentes com preço menor (ARTIGO: Sistema LEAN: Produção, Venda e Entrega).

O planejamento dos volumes de vendas de produtos de boa qualidade, com entrega a tempo, significa que você pode vender a um preço mais alto do que seus competidores.  O cliente que sabe que pode contar com você para dar-lhe resposta, vai seguir comprando-lhe porque você é de confiança e é isso o mais importante nas relações comerciais. A razão pela qual as empresas que comercializam produtos ou serviços com preços baixos têm problemas nas entregas, é singela, e é que, para vender a baixo preço, essas empresas têm que baixar seus custos em tudo o que fazem e usualmente isso traz como resultado, uma incapacidade produtiva e de estoque (correm atrás de comprar matérias primas ou produtos quando chegam os pedidos), e não tem sem dúvida alguma, uma logística capaz de cumprir com o que os clientes pediram e contam que lhes será entregue (isto se aplica também aos serviços) (ARTIGO: Supply chain: Quando os embarques atrasam, as entregas falham).

O primeiro que ocorre é que estas empresas começam a falhar nos prazos, depois, para apressar as entregas, começam a se desleixar com a qualidade, e com o empobrecimento da qualidade, as queixas dos clientes e consumidores começam a aumentar, e então o pós-venda vira um caos... Como bem o esclarece o título do artigo: quando um comprador profissional vê uma vaca (vendedores de preços baixos), começa a se lembrar que já se queimou com leite (compraram porcarias).

Prof. Alejandro Wald

Conferencista, capacitador e autor

Biblioteca exclusiva do professor

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR do prof. Alejandro Wald:

..NÃO ACREDITE NOS CÍNICOS... ..
..NÃO PERDA VENDAS NO TELEFONE ..Acordar pode ser doloroso
..Como organizar Visitas Comerciais ..A pergunta estratégica em vendas
..Peça ao cliente que tome uma decisão! ..Vendas e Marketing não se gostam
..As melhores perguntas são provocantes ..Por que capacitar COMERCIALMENTE
..Que acontece quando fazemos suposições? ..como aumentar suas chances na venda
..Qual a importância do número 1 em Vendas? ..Os 15 minutos mais importantes em vendas
..Quanto investir na aquisição de novos clientes ..Porque suas propostas não geram negócios
..TODOS POR UM E UM POR TODOS (MAS NÃO EM VENDAS) ..não consegue seu OBJETIVO MENSAL DE VENDAS?
..14 coisas que os vendedores não devem deixar de fazer ..quem se queima com leite, vê uma vaca e chora...
..As melhores contam com grandes vendedores e os retêm ..10 razões pelas que os vendedores dão um tiro no pé
..Como a Regra 80/20 de Pareto pode ajudar a ser mas efetivo ..Se você não fecha a venda, está trabalhando para a concorrência

 

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR