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O Segredo para Walt Mart ser o Rei do Varejo

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Vender 4 kg de picles de primeira qualidade por 10 reais é uma das maravilhas de Wal-Mart. Como o faz? E a expensas de quem? Um vidro de picles de 4 litros pode ser uma maravilhosa metáfora de nosso tempo. Os verdes pepinos que bóiam sobre a salmoura parecem répteis com suas formas distorcidas pelo vidro. O vidro pesa mais de cinco quilos, muito pesado para ser levado numa mão. Wal-Mart o vendia a 2,97 dólares em suas filiais dos EUA. O consumidor, agradecido, porque por menos de 3 dólares, cobria suas necessidades de picles para todo o ano com um produto de primeira marca "Vlasic" (ARTIGO: CLIENTES DESORIENTADOS, LUCRO CERTO!).

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Segundo o artigo The Wal-Mart You Don't Know da publicação Fast Company, os preços incríveis são o principal fator que permitiu a Sam Walton converter-se no rei do Varejo e manter-se ai. Em suas gôndolas, o norte-americano pode encontrar muitos produtos até uns 75% mais baratos que num armazém médio. No entanto, esta é só uma face da história (ARTIGO: Oferecer descontos pode arruinar seu negócio).

Que ocorre com Vlasic?: desde a perspectiva do fornecedor, a história é diferente. Fazer negócios com o retailer (varejista) número 1 do mundo pode não ser a experiência mais agradável (ainda que imensamente desafiante). A estratégia de Wal-Mart para oferecer produtos tão econômicos, é a estratégia tradicional de qualquer varejista de grandes volumes:

Um fenomenal poder de barganha para negociar preços e condições de pagamento, de acorde com o tremendo volume de compras. Para você poder dimensionar melhor: o valor das vendas de Wal-Mart neste ano foram ao equivalente de 2,3% do PIB dos EUA.

O que distingue a Wal-Mart são umas largas costas que lhe permitem exercer ferozes pressões sobre os fornecedores. Wal-Mart tem uma clara política de compras: compro seu produto a X dólares. O preço não se negocia. É pegar ou largar. Claro, para o vendedor não é simples recusar as sedutoras gôndolas de uma empresa que vende nada menos que 300 bilhões de dólares anuais. Os pedidos são inimagináveis. Então, a resposta do fornecedor costuma ser um brutal ajuste de seu supply-chain (cadeia de suprimentos) para satisfazer o preço exigido por Wal-Mart (ARTIGO: é rentável pagar a um supermercado para que exiba seus produtos?).
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Para Vlasic, por exemplo, isto significa ajustar os processos desde a granja até a distribuição, passando pelas fábricas e a parte financeira. Inclusive, isto implica pressionar aos próprios fornecedores para obter descontos. Esta é a realidade que enfrentam os mais de 21.000 fornecedores norte-americanos da galáxia Wal-Mart. Em linhas gerais, não há nada inovador neste método. No entanto, nos últimos anos, o frenesi do outsourcing (terceirização) global agregou novos sabores ao cocktail. Muitas empresas, em seu afã de redução de custos para poder seguir vendendo a Wal-Mart, decidiram terceirizar sua produção em países de mão de obra barata
(ARTIGO: a renegociação de preços entre vendedores e compradores).

E o assunto preocupa nos EUA. À medida que os fornecedores de Walton mudam suas operações ao exterior, vão destruindo-se postos de trabalho norte-americanos. Assim, o cartel com "o preço mais baixo" está gerando uma verdadeira redistribuição do rendimento global desde os Estados Unidos para nações em via de desenvolvimento. Em definitivo, olhe tudo o que há dentro de um vidro de picles a três dólares.

Fast Company - The future of business

FastCompany é uma revista sobre tecnologia e informação. A FastCompany é uma revista de negócios mensal publicada em formato impresso e on-line, com foco em tecnologia, negócios e design. Publica oito edições impressas por ano. A Fast Company é de propriedade da Mansueto Ventures e está sediada em Nova York, EUA.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da fast company:

O segredo para Wal-Mart ser o rei do varejo

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