1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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conheça os CLOSERS: PROFISSIONAIS NA arte de fechar negócios

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sala dos artigos de fechamentos em vendas

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O que diferencia os vendedores dos profissionais em fechamentos de vendas? Sem dúvida alguma, o chamado assessor comercial se limita a repetir os velhos paradigmas de fazer negócio, sem procurar liderar e empreender novas oportunidades de crescimento profissional. Com isto não queremos dizer que o vendedor seja ruim, apenas não desenvolveu seus atributos e capacidades de acordo à dinâmica do mercado para chegar a ser profissional. Pelo contrário, os "closers" ou profissionais em fechamentos, são as pessoas à que todo mundo vai em procura de ajuda para fechar um negócio. Por que chamam eles e não a um vendedor qualquer? Por que eles são melhores e todos sabem disso (Artigo: DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA).

Mas há um detalhe mais que o distingue dos demais vendedores. Não só atuam como profissionais em vendas, senão que pensam como e agem como tal: escutam, aprendem, compreendem e empregam uma grande quantidade de encanto e de talento para solucionar os problemas dos clientes, de um modo simples e direto. Utilizam a lógica, e esta é habitualmente mortal.

Há dois fatores que distinguem a um profissional em fechamentos de um simples vendedor: "a confiança em si mesmo e o instinto de um bom ator". Simplesmente é um catalisador criativo. O livro escrito por James W. Pickens: "a arte de fechar qualquer negócio", revela de uma maneira muito profissional e sábia, quais são as fases e os processos pelo qual deve passar um especialista na difícil arte do fechamento das vendas, entre eles cabe destacar as seguintes:

• Apresentação ou chamado também rompimento de gelo: é aquele processo pelo qual o profissional através de uma conversa apropriada e espontânea, cria uma empatia com o cliente. Conseguindo através do mesmo programar psicologicamente ao cliente a fim de que o mesmo esteja disposto a escutar a apresentação do produto ou serviço. Também se consegue determinar um perfil do tipo de cliente e precisar suas inquietudes e necessidades (Artigo: Há algo na proposta que nos impediria seguir avançando?).

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• Apresentação do produto e Serviço: indubitavelmente se refere à melhor parte do trabalho duro. Nesta fase o vendedor deve desenvolver de maneira magistral as vantagens competitivas do produto. Fazer ver as fortalezas do mesmo quanto a outras opções do mercado. E por sua vez transformar as fraquezas de outros em oportunidades de negócio para o cliente. É neste processo onde o vendedor deve contar com todas as ferramentas de apoio à apresentação, como: apresentação digital, indicadores de gestão de posicionamento e pós-venda, ciclo de consumo do clientes (ciclo de compras) prestígio da empresa no mercado, etc. É oportuno e conveniente refletir o seguinte: Se você mesmo não é capaz de comprar o produto, não tente vendê-lo.

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• Conclusão da apresentação: é a fase que o Professional deve fazer gala de sua capacidade persuasiva afim de avaliar o nível de satisfação do cliente uma vez culminada a apresentação do produto e serviço. Comprovando-se que o cliente tem ficado satisfeito com o mesmo, se convida-o a tomar uma decisão de investimento nesse momento (Artigo: Como fazer Apresentações de Vendas).
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• Fechamento da Negociação: é descrito como a última fase do processo da venda, é aquela onde de maneira magistral o profissional deve estar em total harmonia com o cliente, as condições e a situação.

Os "closers" os profissionais em fechar negócios, são especialistas em técnicas e conhecimentos da psicologia de relacionamento com os clientes. Sabem muito bem que devem descobrir as necessidades dos clientes e enfocar todas suas apresentações em demonstrar-lhes que tem a solução a seus problemas ou que podem satisfazer suas necessidades. Estes profissionais fazem com excelência seu trabalho, e isso definitivamente, facilita e muito o fechamento da negociação:

• resumo da apresentação: muito bem, dissemos que sua necessidade mais importante é baixar os custos na produção, está de acordo comigo? Também dissemos que se nosso produto se ajusta a seu orçamento, você pode tomar a decisão de comprar agora mesmo, verdade? Estamos de acordo em que nosso preço se ajusta a seu orçamento atual, certo? Vimos também que as características e os benefícios de produto preenche suas expectativas, verdade? (artigo: Não venda file, venda o aroma da carne assando...).
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• perguntas chaves: tudo está claro? Tem alguma pergunta? Se o cliente afirma que está tudo claro e bem compreendido, estará pronto para o seguinte passo.
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• a emissão do pedido: muito bem, por favor autorize-me neste documento seu pedido... e lhe numeram os compromissos que se estão assumindo por ambas as partes.

• PARECE FÁCIL e SIMPLES...?: os profissionais em vendas tem uma característica muito simples em comparação com os iniciantes da carreira comercial, aos "closers", lhes agrada estar, tratar e se relacionar com pessoas e por sua vez sentem extrema necessidade de serem queridos por estes. Essa característica é a que leva eles a preocupar-se genuinamente pelos clientes e se a esta qualidade comercial (empatia), ainda agregamos algumas técnicas e recursos psicológicos, podemos então entender que o sucesso que conquistam, é simplesmente uma conseqüência por fazer bem aquilo que mais lhes agrada (artigo: Conheça os Rainmakers: os vendedores que fazem chover).

Alcançar a maturidade na arte de fechar negócios, permite, entre outras coisas:

• Comercializar qualquer produto ou serviço ante qualquer tipo de comprador.
• Oferecer elementos para que os clientes assimilem a idéia como própria.
• dirimir qualquer objeção do cliente.
• Extrair o melhor de cada comprador para realizar o negócio.

• Quem são os profissionais em fechamentos?: estas pessoas são eruditos dos melhores procedimentos e técnicas comerciais. Se distinguem por sua confiança, habilidades de apresentação e atuação. Sempre têm um plano específico para cada cliente e para cada situação, sabem exatamente como atuar e têm o controle; e por isso não existe situação onde não possam controlar o caminho do fechamento. Estas são algumas das características dos profissionais em fechamentos:

• Podem convencer o cliente cada vez que queiram.
• Podem ser tão acolhedores que os clientes não têm outra opção que baixar sua guarda.
• Usam tudo o que esteja a sua disposição, da mesma forma em que os atores utilizam seus pontos fortes.

• São suspicazes e fazem que seus clientes se sintam tão apreciados, que confiam e acreditam nos produtos e serviços que oferecem.
• Lhe agradam as pessoas e querem agradar-lhes a sua vez.
• são encantadores, entretidos e amáveis, simplesmente não se lhe podem resistir.

• São motivados e independentes, agressivos e positivos.

Os estilos dos profissionais em fechamentos são muito variados, cada um tem uma série de características, formas e maneiras individuais de proceder; no entanto, todos eles compartilham a mesma qualidade subjacente: Podem comercializar o que for, a quem for e quando for. A seguir se descrevem brevemente os tipos mais comuns de profissionais em fechamentos. Identifique o que mais combina com sua personalidade, e aproveite suas qualidades para fechar mas negócios:

• ativos: falam rápido e tem entusiasmo, felicidade e emoção contagiosos, que transmitem aos clientes. Estes profissionais têm uma grande energia e sempre estão ativos (artigo: Conheça os Rainmakers: os vendedores que fazem chover).
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• PASSIVOS: é o típico bom moço, calmo. Atua como um velho amigo com o cliente, dá um verdadeiro ar de bondade, honestidade e integridade, sempre parece sincero e confiável.
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• Positivos: atua como se tudo estivesse perfeitamente bem, é extremamente solidário; sempre vê o bom em cada obstáculo e em todas a pessoas. Ultrapassa o que for, consolida aos clientes, reflete bons pensamentos e faz que todos se sintam melhor.
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• Negativos: é um manipulador mestre, que usa a psicologia inversa para fechar o negócio; tem uma atitude como se não importa-se nada, escuta aos clientes e depois lhe apresenta um negócio como se não lhe importasse se o cliente o toma ou não. Os clientes querem comprar-lhe porque é diferente ao que eles esperavam, assim que baixam a guarda e não põem resistência alguma. Manipula aos clientes fazendo-lhes sentir que o negócio é tão bom que se eles não o aproveitam, alguém mais o fará.
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• Divertidos: é simpático, conta muitos anedotas; tem uma personalidade alegre e de tipo com sorte. Caçoa com os clientes e os relaxa tanto que não se dão conta de quando está fechando o negócio. Os clientes não se dão conta que nada mais é do que um ato e que o fechador lhes tem estado vendendo algo o tempo todo. Todos os clientes o adoram (artigo: Piadas publicadas no Jornal SDR).
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• Mágicos: sempre mantém aos clientes à expectativa e nunca sabem exatamente que esperar. É um super homem do espetáculo, que mantém aos clientes entretidos com inteligência, conhecimento e extravagâncias; os clientes estão enfeitiçados pela amabilidade e o ambiente de felicidade e magia que criam ao seu redor e do produto.
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• Deslumbrantes: sempre tem negócios especiais, os segredos que ninguém mais sabe ou pode imaginar. Faz tudo como um redemoinho, criando uma confusão tão positiva com seus movimentos e conversas que os clientes são arrastados para o fechamento.
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• Psicológicos / Metódicos: resolve os problemas, é o pensador. Utiliza a lógica, conhece os processos de pensamento de seus clientes e pode reorientar cada pensamento negativo que qualquer cliente possa expressar ao respeito.

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• Suas Excelências: demonstra a seus clientes que está no topo e que se pode fazê-lo, qualquer um poderá. Impressiona aos clientes ao falar a respeito de automóveis, barcos, férias e outros bens luxuosos. É um intimidador mestre e faz que os clientes se sintam inferiores; mas depois alimenta seus egos, para que se sintam iguais a ele e finalmente compram para fazer-lhes ver que se estão ao mesmo nível.
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• Universitários: luzem como seu filho ou neto e sempre joga o papel deste. Veste-se e parece um garoto muito simpático, utiliza a honestidade, inocência e sinceridade; parece como não venderia algo a menos de que em verdade seja um grande negócio, utiliza seus bons modos e educação para fazer que os clientes lhe comprem o produto (artigo: Com que roupa eu vou?: A cor e a venda).
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• PATRIARCAS: possuem a figura de um pai ou avô que dá conselhos e amplas sugestões, alimenta o pensamento com sua sabedoria e verdade. É muito bom com os clientes jovens já que pensam que os está cuidando.

Os profissionais em fechamentos podem pressionar muito ou pouco; mas não dão ao cliente lugar para esconder-se ou salvar-se. Utilizam os conhecimentos e técnicas psicológicas para conseguir que os clientes comprem sem dar-se conta de que foram levados a comprar. Eles sabem que a idade, profissão e raiz étnica dos clientes devem ser tomadas em conta, ao formular um plano de comercialização, ainda quando nunca fazem estereótipos de nenhum cliente (artigo: Que podemos saber do cliente com a grafologia?).

• Os Truques do profissional em fechamentos: estes profissionais não comercializam nada que não estejam convictos. Jamais comercializarão um produto ou serviço em particular, só porque tem uma comissão mais alta do que outros itens. Os profissionais na arte do fechamento, podem superar qualquer objeção de um cliente, mas não uma condição pessoal que este tenha, tal como o fato de que não tenha os recursos para pagar o produto. Os fechadores de negócios estão aprendendo constantemente, têm muito espírito lutador e se sentem cômodos entre os clientes (artigo: CUIDADO: OS MOVIMENTOS NOS DELATAM).

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Sabem que são os melhores, fazem tudo o que seja para conseguir fazer os negócios, mas o deixam tudo a um lado quando ao final do dia se marcham a casa a descansar e recarregar as energias. Os fechadores de negócios mestres conhecem cada tipo de cliente e sabem bem como vender-lhe a cada um destes; sabem quando ser diretos e quando aplicar os truques e as técnicas para que os clientes sentam que se estão vendendo a si mesmos. Os fechadores mestres conhecem estas características básicas de seus clientes:

• Se lhe perguntam aos clientes se têm com que pagar o produto, sabem que dirão que se ainda quando não possam. Os clientes são pelo geral uns mentirosos notórios porque não querem que ninguém saiba que não têm os recursos para pagar algo.
• Quando se vende a um casal, sabem que usualmente é a mulher a quem se deve convencer primeiro.
• A maioria das pessoas são seguidores e querem ser guiados, desejam “ter a alguém que pense por eles”.
• Os clientes sempre querem algo por nada e desejam o melhor preço possível.
• À gente lhe agrada gastar o dinheiro e comprar coisas novas; somos em definitiva uma sociedade de consumo.
• Inclusive aqueles que querem ser guiados desejam sentir que foram eles quem tomaram a decisão de compra; assim que os faça sentir que foi idéia deles em primeiro lugar.
• Não subestime a um cliente, todos eles são racionais e sabem mais do que você crê.

• Aos clientes lhes agrada um bom negócio e não desejam que se lhes tome às pressas.
• Se um fechador pode fazer que o cliente se sinta importante e apreciado, este terminará comprando o produto.
• O fechador deve entender que a gente é boa; seu trabalho é extrair o melhor de cada cliente e usá-lo ativamente para obter a venda (artigo: Utilizando a psicologia nas vendas).

• Manipulação Psicológica: a base fundamental para todas as comercializações e todos os fechamentos de negócio, é o conhecimento e aplicação das técnicas psicológicas. Por meio destas, os "CLOSERS" podem examinar e analisar a um cliente e determinar exatamente quais táticas são necessárias para conseguir o negócio. Desta forma, o fechador mestre pode guiar ao cliente a pensar como ele o deseja. Isto funcionará sempre que o cliente confie no profissional. Se quiser contar com estes recursos para agregar a sua performance, entenda que estas técnicas incluem:

• Fale aos clientes acerca de você: isto faz que os clientes se relaxem e falem deles também.
• Pergunte aos clientes a respeito deles: os profissionais obterão todas as respostas que precisam saber, se demonstram uma inquietude, entendimento e apreciação genuína.
• Encontre um objetivo comum: isto ajuda aos clientes a baixar a guarda e a unir-se ao fechador por algo mais do que a venda em si.
• Enfoque-se em familiares ou amigos: aproveite quando estes estejam presentes para que assim se sintam inclusos.
• Siga a regra: "agrade, escute, confie e compre": o agrado entre cliente e vendedor deve ser mútuo, de ser assim o cliente o escutará, acreditará em você e finalmente comprará o produto ou serviço.
• Previna a frase "vou pensar": diga aos clientes que você não trata de vender-lhes nada, que só vai apresentar o produto e que só se gostarem, podem comprá-lo. Desta maneira você deixa ao cliente a opção de dizer um simples "SIM" ou "NÃO" ao final da apresentação.
• Cultive uma amizade: desenvolva uma relação de amizade com os clientes para que assim sintam que não lhe estão comprando de um vendedor, senão de um conhecido.
• Reflita-se nos clientes: mediante isto você poderá conquistá-los; sorria para que eles lhe sorriam, atue da forma que você deseja que eles o façam e eles o seguirão sem resistência.
• Faça uma apresentação pausada: desta maneira você terá espaço para conversar com os clientes.
• Utilize as emoções: atraia aos clientes e manipule-os através de qualquer meio emocional que possa: histórias tristes ou engraçadas, comentários carregados de emotividade, etc (artigo: O USO DAS PERGUNTAS NA COMUNICAÇÃO COMERCIAL).

PROF. James W. Pickens

trechos do livro: "A arte de fechar qualquer negócio"

Traduzido e editado pela equipe do Jornal SDR

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artigo recomendado:

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fundamentos da técnica de VENDAS: SOLUTION SELLING   -   Estratégias de fechamento em vendas!

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